Mexa-se em atividade física e seja mais produtiva!

Por: Lidiane Vasconcelos
Mexa-se em atividade física e seja mais produtiva!

Atividade física é algo que faz bem, sim, e quem pratica sabe do que estou falando. Após o exercício a gente sente uma sensação muito boa, de bem-estar mesmo, e sente-se realmente mais disposta para encarar todas as outras demandas que vêm pela frente. Nesse post de hoje, insisto na necessidade de organização para inserir uma boa estratégia de produtividade na rotina: exercícios físicos.

Muita gente busca desculpas para não se exercitar, e quando a gente não quer, qualquer uma delas serve. Realmente é difícil vencer a resistência e sair do ponto de inércia. Não sei exatamente o que acontece, mas funcionou comigo e já ouvi relatos de outras pessoas: a parte mais difícil é começar, dar o primeiro passo. Depois que a gente sai desse ponto de maior resistência, e experimenta os benefícios da prática de exercícios físicos, não quer mais voltar ao estado de sedentarismo.

Eu não consigo fazer atividade física todos os dias como gostaria, porque a rotina de cuidados da casa e de criação de Artur (5 anos), em colaboração apenas do marido (sem babá e empregada doméstica), além das demandas de trabalho, acabam tirando de mim o tempo que eu gostaria de dedicar mais a essa atividade. Mas eu não desisto, e já sou bem desapegada da ideia do tudo ou nada, sabe? Como não é diária, minha rotina de exercício não é perfeita, mas quem já fez o Projeto Lar Bonito Lar entende bem o lema “feito é melhor que perfeito”, que serve para a vida, e é nele que me agarro para encarar e aceitar minha rotina “imperfeita” de atividades físicas da forma como consigo executar. Não dá para fazer todo dia, mas dá em alguns, então vou linda de bonita e feliz. Sei que é bom, já experimentei os benefícios e é importante fazer mais do que me faz bem.

O ponto chave nesse processo é você se conhecer e saber bem do que gosta, porque será menos difícil, digamos assim, vencer a resistência aí dentro de você. Eu, por exemplo, não curto academia de jeito nenhum, então não me obrigo a fazer o que não gosto. Seja gentil consigo mesma buscando algo que você curte. Eu amo ouvir o som dos pássaros e sentir sol e vento na minha pele, então eu optei por fazer caminhada ao ar livre. Também curto tirar proveito do exercício de respiração e olhar bastante para dentro de mim, então vi na Yoga um momento de exercício físico enquanto trabalho mais a conexão comigo mesma. A yoga eu estou ainda em processo de implantação na minha rotina, mas já sei que curto! Portanto, olhe antes para você e descubra: o que te faz bem e você poderia associar a uma prática de exercício físico? Uma boa estratégia, para descobrir isso, é testar. Experimente atividades diferentes, e observe como se sente. Quando você descobrir o que te faz feliz nesse sentido, certamente vai querer fazer mais disso.

Sair do canto para se movimentar ficará mais fácil se você souber por que quer se exercitar. Não faça nada por “acidente”, mas “de propósito”. Essa consciência da razão por que você quer se exercitar será o combustível essencial para te motivar a seguir adiante. Tem gente que quer emagrecer, outros querem ganhar massa magra, há quem foque apenas em ter mais qualidade de vida e sentir-se bem. Qual o seu propósito? Descubra e lembre-se dele com frequência para sentir-se motivada a sair da inércia.

Outro aspecto a ser analisado é: atividade física é prioridade para você? Porque se não foi até agora, pode ser a razão para você não ter tido tempo para isso até aqui. Se for, é preciso buscar espaço na sua agenda para isso, então será necessário avaliar onde você está aplicando o seu tempo. Acesso a internet e redes sociais, por exemplo, roubam bastante o tempo. Já reparou nisso? Excesso de compromissos, para os quais você não consegue dizer “não”, mostra que você precisa fazer melhores escolhas a fim de ter tempo de focar no que é essencial. Além do mais, você não precisa fazer 1 hora de exercício. Comece com pouco tempo, 20 minutos por exemplo. A prática te fará ter motivação para continuar. Eu dedico apenas 30 minutos para me exercitar, e me sinto muito feliz e satisfeita com o que consigo. Qualquer coisa é melhor que nada, entende?

Atividade física faz bem para o corpo e, sobretudo, para a mente. Dedicar esse tempo para cuidar de si faz bem e é uma excelente forma de exercitar a sua capacidade de focar numa atividade só. Isso é importantíssimo para a gente caminhar rumo ao hábito de deixar de tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo, pois isso impacta diretamente na nossa capacidade de realização. Portanto, exercício físico tem tudo a ver com nos manter ainda mais produtivas… aposte nisso!

Imagem: Pixabay


Nossos Links:

Projeto Lar Bonito Lar | Facebook | Instagram