Como ter disciplina e aumentar a produtividade?

Por: Lidiane Vasconcelos
Como ter disciplina e aumentar a produtividade?

Por mais que a gente aprenda sobre produtividade, a não execução do que foi planejado traz o gosto ruim da frustração. Ninguém gosta de morrer na praia!  E por que a gente não é produtiva como gostaria? Eu diria que a falta de disciplina no dia a dia é que é responsável por isso. A boa notícia é que ela não um privilégio de poucos, e dá para ser exercitada. E como fazer isso? É o que vamos tratar aqui.

Algo que considero fundamental é conferir diarimante o que precisa ser feito no seu planejamento. Nada vai adiantar ter uma lista de tarefas numa rotina bem construída, se a gente não conferir o que tem lá e que precisa ser realizado para sermos mais produtivas. Isso vale para planilhas, agenda, planner, etc. Seja lá qual for a ferramenta usada para nos fazer produzir mais, é preciso conferir. Nada de confiar na memória, porque temos tarefas planejadas, mas somos alvo de demandas não programadas, então é muito fácil se perder.

A frequência de conferência varia de acordo com a forma como cada uma se organiza. Eu, por exemplo, tenho rotinas diárias estruturadas, atividades semanais planejadas, e mensais também. Ou seja, preciso de periodicidades de checagem diferentes para cada tipo de planejamento que fiz. É essa validação que me garante que não estou deixando nada para trás. Ou seja, preciso sempre conferir se estou executando o que planejei.

Averiguar minha lista de tarefas é o que me garante que não vou perder o foco, e vou fazer o que precisa ser feito; em outras palavras, é o que me garante exercitar a disciplina de cumprir o que me propus a fazer. Eu me organizo, mantenho o que organizei e, nesse exercício diário, transformo minha disciplina num hábito.

A propósito, no Projeto Lar Bonito Lar temos a oportunidade diária de exercitar a disciplina de conferência diária do que precisa ser feito. Esse é um exercício imprescindível não apenas para a boa gestão das rotinas da casa, mas para a organização pessoal em si. Ser disciplinada torna o trabalho e vida mais fáceis, porque a gente aprende a fazer o que precisa ser feito primeiro, e daí sobra tempo para as tantas outras delícias da vida. Disciplina é liberdade!

Imagem: J. Kelly Brito via Unsplash


Nossos Links:

Projeto Lar Bonito Lar | Facebook | Instagram