4 pistas para desacelerar, e viver mais leve…

Por: Lidiane Vasconcelos
4 pistas para desacelerar, e viver mais leve…

Pisar no freio e desacelerar, saborear a vida com menos pressa e mais leveza, é como tenho preferido viver. Já ouviu falar do movimento "slow"? A proposta é desacelerar para viver melhor. Para alguns, correr pra lá e pra cá, e depois reclamar que anda correndo muito, especialmente nas redes sociais, parece ter virado sinônimo de sucesso. Será?

Felizmente, para outras pessoas, e eu estou neste time, tempo não é dinheiro, mas vida. Sendo assim, tê-lo tão escasso pode ser qualquer outra coisa, menos sucesso. Aliás, para essas pessoas, com as quais eu me identifico totalmente, tomar as rédeas da própria vida e fazer escolhas mais autênticas, mais verdadeiras, é que é luxo, glória e poder. Em outras palavras, é ter qualidade de vida. É ter tempo para si própria, familia, amigos, etc. Trabalhar é uma delícia, mas viver fora do ambiente de trabalho também. A palavra é equilíbrio. Isso salva!

O que eu gostaria hoje é de compartilhar contigo alguns exercícios pessoais que têm feito bastante diferença no meu dia a dia. Vamos juntas aplicar o movimento "slow" em nossas vidas, e repensar o que estamos fazendo com o nosso tempo?

Respiração

Quando sentir-se sem equilíbrio emocional, respire. Inspire enchendo os pulmões, isso pelo nariz, e solte mais devagar pela boca. Faça isso 3 vezes e depois siga respirando normalmente, mas de maneira consciente, prestando atenção no ar que entra e o no que sai. Fique assim, quietinha, por alguns minutos… isso é tão bom, acalma tanto, que você vai querer repetir em várias outras situações. Experimente!

Hábitos

Olhar para a produtividade e gestão do tempo na rotina pessoal salva! Por que temos que ter nosso tempo usado ao extremo de modo que fique tão escasso? Busque dicas práticas para você usar o seu tempo de maneira mais eficiente, colocando o relógio a seu favor.

Conexão

Escolha um momento do dia para se “desligar”. Aqui em casa fazemos isso à noite. Até mesmo a TV fica desligada. Almoçamos e jantamos sem ela, inclusive. Pense sobre se é mesmo necessário deixar todas as notificações de seu computador e celular ativadas. Quando online, use esse tempo de maneira mais eficaz, prazerosa e sábia. Repense a forma como você navega online, e avalie se não há excessos de sua parte. A proposta aqui é que você troque a conexão com a rede por um contato de mais qualidade (e quantidade!) com a família. Fica a dica.

Relaxe

Escolha atividades por prazer, que te ajudem a desacelerar. Minha paixão é a leitura. Qual sua paixão? O que te dá prazer?

Além disso, o trabalho que escolhi para minha vida tem propósito e significado para mim. Isso facilita bastante para que eu sinta a vida fluir de maneira mais leve. Ainda assim, trabalhando com o que amo, fico cansada no final do dia. Isso acontece com você também, imagino. Então concentre-se em criar condições para que você relaxe ao final de um dia de trabalho, para recarregar suas energias, e que você consiga realmente se refazer para o dia seguinte. Inspire-se e aproveite!

Imagem: Pixabay


Nossos Links:

Projeto Lar Bonito Lar | Facebook | Instagram