Como, dormir bem, aumenta a produtividade?

Dormir bem torna a gente mais produtiva e disposta. Há quem precise de mais horas, é verdade, outros de menos. Eu, por exemplo, preciso de no mínimo 8 horas de sono. Se não dormir essa quantidade, o dia seguinte vai ser “mais ou menos”, entende? De quantas horas você precisa? Descubra, e crie condições para presentear a si mesma com as horas de sono necessárias para você sentir-se bem e disposta para mais um dia de trabalho.

Imagem: foter.com

Como fazer isso?

1 – Observe-se! Eu descobri que meu limite é 21h. Além desse horário, fico cansada, com sono, bocejando bastante, e com raciocínio mais lento. Além disso, no outro dia sinto que precisava ter dormido mais. Então, por que quero estar 100% no dia seguinte quando levantar, eu me policio para não passar desse horário de dormir. Faça o exercício de se observar, por alguns dias, e entenda o seu corpo e sua mente. Que horas eles começam a desacelerar?

2 – Crie uma rotina de desaceleração. Eu senti necessidade de fazer por Artur e por mim, em 2015, quando percebi que tão pequeno, ele estava dormindo cada vez mais tarde. Um belo dia, acendeu a luz de alerta: Artur só queria dormir ás 23h! Claro que essa não é uma hora adequada para uma criança ir para a cama.

Aquele ano foi difícil para a nossa família, ano da nossa mudança de Campinas para Recife, com uma série de fatos que impactaram na minha sensação de bem-estar também. Então tratei de aprender sobre qualidade do sono, porque nós dois precisávamos de cuidados nesse sentido.

Uma das lições que aprendi é sobre criar uma rotina que desacelere o cérebro à noite, e isso inclui desligar eletrônicos (TV, computador e celular) algum tempo antes da hora de dormir, cerca de 40 minutos. É importante buscar algo que avise para o cérebro que estamos desacelerando. Na rotina noturna daqui de casa é hora da leitura, da conversa, de brincadeira sem movimentação. Após a hora do jantar (já feito sem qualquer distração eletrônica), a casa entra num ritmo mais desacelarado, inclusive com iluminação indireta. Santo remédio! Tem funcionado muito bem para Artur e para mim também.

3 – Estabeleça como será sua rotina de desaceleração noturna antes de ir pra cama, e repita, repita e repita. A consistência leva à formação do hábito, e você só terá a ganhar por domir mais, e melhor. Aposte nisso!

[PARA SER PRODUTIVA] Na gestão das rotinas da casa, é preciso estabelecer uma série de bons hábitos que, articulados em conjunto, nos colocam mais dispostas para o trabalho. Dormir bem é apenas um deles, dentre os tantos apresentados no Projeto Lar Bonito Lar. Quer fazer parte da próxima turma e aprender as melhores práticas na gestão das demandas do lar e tornar essas tarefas mais leves?

Clique aqui, fale comigo no whatsapp e peça para entrar na lista de espera de interessadas para a próxima turma, que já está em formação. Quando as inscrições forem abertas, é com as pessoas dessa lista que falo primeiro, já que as vagas são limitadas. Se preferir, me chame whats 81.9.9530-7307.

Beijos,

Lidiane {Lidi}

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