Como evitar que o celular impacte sua produtividade?

Ter um celular moderno hoje em dia deveria ser sinônimo de poder usar uma ferramenta que turbine nossa produtividade, mas a verdade é que a situação pode ser exatamente outra. Muita gente passa tempo demais online, se deixa bombardear por um volume assustador de informação, acaba sentindo sobrecarga porque sobra menos tempo para fazer o que importa, e todo o volume que foi recebido de informação não é processado… e na verdade nem era informação com tanta qualidade.

E agora? Não vale mais a pena possuir um celular tão inteligente? Claro que vale! A questão é: ele está sendo usado de uma maneira que valha a pena? Por ser uma ferramenta tão útil, a gente está com ela o tempo todo. Pudera! Com o celular a gente chama o táxi, pede comida, responde e-mails,  posta nas  redes, vê as atualizações dos amigos que moram longe, se informa com conteúdo que nos interessa, conversa no WhatsApp com familiares e em grupos de escola, condomínio, faculdade, amigos, etc. Ufa! Muita coisa, não é? Agora imagine o celular notificando você o dia inteiro sobre tantas atualizações? Não é de admirar que, por causa do celular, a produtividade despenque, quando tinha de acontecer o contrário: uma ferramenta tão poderosa tinha de facilitar o nosso dia a dia.

PRODUTIVIDADE-GESTAO DO TEMPO-ORGANIZACAO PESSOAL- VIDA SIMPLES - BEM VIVER-BLOG

Imagem: foter.com

Avalie e faça ajustes:

1 – Quanto tempo do seu dia você tem dedicado ao Facebook, Instagram e Twitter. Esse tempo está alinhado com as suas prioridades? Aliás, quais são suas prioridades? Quando você parar, pensar e definir o que é mais importante na sua vida, talvez chegue a conclusão de que não faz o menor sentido dedicar o tempo que você dedica hoje em dia às redes sociais. Se trata de sair delas? Não. Mas de usar de maneira mais equilibrada.

2 – Quantas vezes por dia você escuta notificações de whatsapp? Quanto de mensagem há na cor verdinha, pedindo para ser lida? Todas essas notificações e mensagens referem-se às demandas das outras pessoas, enviadas no tempo delas. O fato de elas terem enviado não significa que temos que responder naquele instante. Nós respondemos no nosso tempo, entende? Quem administra nosso tempo somos nós ou as outras pessoas? A ordem hoje em dia é ser imediatista e obediente ao smartphone… seja rebelde! Priorize o seu tempo, não o dos outros. Relaxe… quando não tínhamos celular vivíamos todos sem a neura das respostas rápidas. Portanto, sejamos nós a dar um basta nesse imediatismo. Se for urgente mesmo, aposte nisso: as pessoas vão ligar para você.

3 – Se você deseja estar atenta a mensagens de pessoas importantes, como filhos, parceiro, mãe, pai, etc., você pode definir um som diferente de notificação para elas.

4 – Lembra das prioridades? É através delas que você define o tipo de informação que vai consumir, evitando ser bombardeada com o que não importa. É assim, por exemplo, que recebo no meu e-mail o canal de notícias de minha preferência, o conteúdo de interesse para o meu trabalho, e de interesse pessoal. Poucos e bons. Esse conteúdo chega e processo no tempo do meu dia que dedico a isso, sem a necessidade de estar nas redes sociais em busca desse tipo de informação.

5 – Assuma um comportamento ativo frente à tecnologia, e não o passivo. Eu escolho os grupos dos quais faço parte no whatsapp e que agregam, eu desligo as notificações do celular, eu defino que tipo de informação quero consumir e seleciono o que chegará na minha caixa de e-mail, eu me descadastro de conteúdo irrelevante que possa chegar no meu e-mail sem que eu queira, eu escolho que tipo de conteúdo quero ver nas redes socias e de quem, eu estou no controle do tempo usado nas redes sociais. Se não faço nada disso, estou à deriva, sendo passiva diante da tecnologia que, ao invés de facilitar, só atrapalha!

Olhe para seu smartphone com outros olhos, e avalie de que maneira essa ferramenta está impactando no seu dia. O objetivo de possuí-la é que ela impulsione sua produtividade e te faça poupar o que você tem de mais valioso, seu tempo. Perceba se com ela você ganha tempo, e não o contrário, pra fazer o que de fato é mais importante em sua vida.

[A PROPÓSITO] O desafio do uso mais equilibrado do celular no dia a dia é um dos passos consistentemente trabalhados no Projeto Lar Bonito Lar, que está com inscrições encerradas. Se quiser fazer parte da próxima turma, aguarde notícias!

Beijos,

Lidiane {Lidi}

Nosso contéudo:

Projeto Lar Bonito Lar | Newsletter Trololó de Mulher – Grátis | Assine e receba o post semanal do blog no seu e-mail – Grátis.

E tem mais!

Guia Bem Viver – Grátis | Lista de Transmissão Bem Viver, no Whatsapp. Conteúdo uma vez por semana. Peça para entrar – Grátis.

Nas Redes:

Perfil pessoal no Facebook | Fanpage no Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *