Para bem viver, comece o dia tendo um propósito.

Quantas vezes você sai de casa, apenas com o piloto automático ligado, sem qualquer propósito para o seu dia, e sem pensar sobre quais coisas você gostaria de fazer? Não raro alguém age com você de um modo indelicado (no elevador, na rua, no transporte público, no trânsito, no trabalho, etc.) e sua reação é movida pela raiva, frustração, impaciência… enfim: você continua reagindo no piloto automático aos estímulos, e de uma maneira que nem era a sua intenção.

Intenção refere-se a motivação que há na origem do que a gente pensa, fala ou faz. Se agimos sem intenção, então estamos desconectadas, nos comportando sem clareza e consciência… estamos à deriva!

PROPOSITO-SLOWLIVING-BEM VIVER-VIDA SIMPLES-ATENCAO PLENA-BLOG

Imagem: foter.com

Prestar atenção no que a gente pensa, em como age e o que fala ajuda a verificar se nosso comportamento está alinhado com nossa intenção e no que nos norteia como pessoas: propósito, identidade, valores. Estabelecer uma intenção, portanto, ajuda a fortalecer a conexão entre quem somos com a forma como agimos.

Especialmente em momentos críticos, está bem alinhada nesse sentido nos ajuda a não agir no piloto automático, mas dar um passo atrás e avaliar antes…

Um bom momento para estabelecer a intenção do dia é logo pela manhã, antes de se conectar com o mundo lá fora, seja saindo de casa, ou dando uma olhada nas redes sociais, emails, etc.

Como fazer isso?

1 – Sente confortavelmente na sua cama, ou numa cadeira, sofá, etc. Alinhe o seu corpo.

2 – Faça um exercício de respiração, inspirando pelo nariz profundamente três vezes, soltando o ar pela boca. Depois deixe que a respiração siga seu próprio rítmo, e apenas preste atenção no ar que entra, no ar que sai, e em como seu peito e abdômen se movimetam enquanto você respira.

3 – Exercite seu momento de introspecção, ore e/ou converse consigo mesma, refletindo:

> Qual sua intenção para o dia?
> Quais seus desejos para esse novo recomeço?
> Que tipos de pensamento você deseja ter ou desenvolver?
> De que maneira você pode cuidar melhor de si mesma nesse dia?

4 – Estabeleça suas intenções para o dia, por exemplo: “hoje desejo que meu dia seja doce, então serei amável comigo mesma, paciente e generosa com as pessoas”… ou qualquer outra coisa que você julgue importante.

5 – Sempre que possível durante o seu dia, tire uma pausa de 5 minutos, tome uma água, e revisite a sua intenção para aquele dia. A prática diária desse exercício torna a gente mais consciente de nossas intenções de pensamento, fala e comportamento, tornando essas ações mais construtivas.

Beijos!

Lidiane {Lidi}

[AVISO] A turma de Agosto do Projeto Lar Bonito Lar já começou, e as inscrições estão encerradas. Se quiser entrar na próxima turma, aguarde notícias!

Nosso contéudo:

Projeto Lar Bonito Lar | Newsletter Trololó de Mulher – Grátis | Assine e receba o post semanal do blog no seu e-mail – Grátis.

E tem mais!

Guia Bem Viver – Grátis | Lista de Transmissão Bem Viver, no Whatsapp. Conteúdo uma vez por semana. Peça para entrar – Grátis.

Nas Redes:

Perfil pessoal no Facebook | Fanpage no Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *