As 6 dicas fundamentais para você viajar barato.

As férias de Janeiro estão chegando, e muitas famílias podem nem ter planejado uma viagem por causa dos custos altos que, a princípio, são inerentes a isso. O post de Rivah desmistifica algumas dessas crenças, e aponta caminhos e estratégias para você viajar barato. Rivah e seu amado têm experiência de sobra acumulada num longa viagem que fizeram recentemente, portanto as dicas são das boas, e certamente você pode tirar o melhor proveito delas, adaptando as estratégias ao seu formato de viagem preferido. Se joga nas orientações de Rivah e comece a pensar desde já qual o seu próximo destino!

VIAGEM-SALAR DE UYUNI

Rivah e Thiago, em Salar de Uyuni – Bolívia

6 dicas fundamentais para viajar gastando pouco – Teoria e Prática no nosso mochilão!

“Wanderlust, uma palavra alemã que em português significa “desejo de viajar”. Mas como realizar esse desejo, esse sonho de forma que caiba no meu bolso?

Todas as pessoas que conheço, acredito que absolutamente todas, já falaram comigo dos seus desejos de viajar, tem o sonho de conhecer Paris, Disney, Cancun, Rio de Janeiro, Porto de Galinhas, enfim, desde o mega destino de luxo, ou aquela praia no município vizinho, nacional ou internacional, não importa! Desejam sair da sua zona de conforto e aproveitar um dia relaxante, com o visual bacana e sem stress de trabalho na mente.

Mas, para realizar esse sonho de viagem o segredo é planejar! Conhecer, valorizar e priorizar o sonho que se tem e em seguida fazer o quer for necessário para que ele se realize. Nesse post vou passar para vocês algumas etapas e atitudes que adotamos para planejar nosso mochilão (nosso sonho de viagem). Muitas das dicas são decorrentes da minha experiência de trabalho, passei um tempão em agência de turismo e essa bagagem ajudou muito na hora de me organizar.

1- Definir para onde você que ir. Não adianta dizer “quero ir para o Japão e para Fortaleza”. São duas realidades diferentes, com custos distintos. Claro que se você tem grana pode ir para os dois, mas se você não tem todas essas condições, é preciso escolher apenas um, dito isto, mantenha o foco no destino escolhido e vamos planejar, fazer de tudo para ele acontecer.

2- Economizar é fundamental. Se puder reserve uma quantia por mês e ponha na poupança, tinha mês que eu só colocava R$ 10,00, mas estava lá aquele pouquinho ajudando a realizar meu desejo. E essa atitude serve para qualquer coisa de bem material que busque alcançar. Cortar gastos desnecessários (supérfluos), trocar programas mais caros por opções mais baratas (Cinema x Netflix) e até abrir mão de eventos que vão te custar bastante (shows e baladas) são caminhos para poupar agora e desfrutar mais na frente. Uma dica interessante é procurar ferramentas que possam tem auxiliar a planejar e controlar suas finanças, seja anotando em um papel, fazendo uma planilha ou utilizando aplicativos. No nosso caso utilizamos bastante um app que nos foi muito útil, Mobills. Esse app é pago, mas tem opções similares gratuitas.

3- Buscar promoção de passagens aéreas. Essa é uma tarefa árdua, mas bastante eficaz. Todas as minhas viagens aéreas foram com tarifas promocionais ou milhas. Ajuda muito colocar alertas nos sites de venda de passagens, assim que entrar promoção você será rapidamente avisado por e-mail ou sms. Nos dias de hoje não tem mais isso de que “o melhor horário para comprar passagens é durante a madrugada”, promoção não tem mais horário. Por isso é importante monitorar os preços praticamente todos os dias, assim você já fica craque na média dos preços e pode pegar as melhores condições assim que aparecem.

4- Hospedagem, pense fora da caixa! Existem várias modalidades de hospedagem além do tradicional hotel. Neste mochilão buscamos sempre por alternativas de alojamento mais baratas como hostels, pousadas, aluguel de apto (Air Bnb), voluntariado e até camping com barracas. Uma vez definida a região que queremos conhecer, buscamos promoções e descontos no Booking e no Air Bnb (segue link no final do post). Períodos de baixa estação sempre tem descontos nas diárias, chegando até 50% do valor. No voluntariado utilizávamos a plataforma Workaway, nela conseguimos contactar com empresas e pessoas que trocam hospedagem por algumas horas trabalho. Futuramente irei fazer um post explicando tudo sobre hospedagem/trabalho voluntário, é tanta informação que não seria justo entrar aqui.

5- A hora da comida é sagrada. Viajar gastando pouco sim, mas a alimentação tem que ser sempre de qualidade. O que não significa que tem que ser caro. Nas nossas formas de hospedagens sempre tínhamos a vantagem de ter a cozinha à nossa disposição. Logo buscamos cozinhar, sempre que possível, utilizando produtos locais e da estação, o que garantia maior economia e frescor dos produtos. Outra dica importante é descobrir onde os moradores locais gostam de frequentar. Locais assim geralmente oferecem pratos tão bons quanto, e bem mais baratos que as opções turísticas. Nesse momento, além de conversar com as pessoas do local, você pode buscar recomendações no google maps e ou Trip Advisor.

6- Não hesite diante de uma boa oportunidade! A última dica é fundamental, apareceu a promoção, COMPRE!!! Se você está louco para viajar, apareceu promoção para seu destino dos sonhos, nas suas férias, naquele feriado desejado, e cabe no seu bolso, compre!!!! Não fique esperando baixar um pouco mais, a maioria das pessoas que fazem isso perdem a oportunidade e dificilmente irá surgir outra igual naquelas condições e período. Geralmente as promoções têm poucas vagas disponibilizadas, por isso, quem for mais determinado, consegue.

Seja determinado, siga nossas dicas e depois nos conta se deu certo para você.”

RIVANEZA SILVA-BACHAREL TURISMO

Mais de Rivah no Trololó de Mulher:

Sobre mudança de vida, alternativas e propósito.

Rivah nos dará o prazer de contar, em posts mensais, suas descobertas, experiências e reflexões, tudo deliciosamente pincelado por fotos incríveis, daquelas imagens inspiradoras, que dão um gostinho todo particular que só experimenta quem viaja. Para acompanhar mais o que essa moça anda fazendo por aí junto ao seu amado, clique aqui e curta a fanpage De Andada no Mundo no Facebook, clique aqui e siga o perfil De Andada no Mundo no Instagram, clique aqui e acompanhe o perfil pessoal de Rivah no Instagram. Quer falar com Rivah por e-mail? Anota aí: deandadanomundo@gmail.com

ASSINE

LOJA TROLOLO DE MULHER[2]

 

Um comentário sobre “As 6 dicas fundamentais para você viajar barato.”

  1. Meu Tour comentou:

    Dicas excelentes para quem pretende viajar economizando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *