Início » Comportamento » 9 dicas para manter a saúde mental.

9 dicas para manter a saúde mental.

Todos sabemos que no meio dessa correria que estamos vivendo, a qualidade de vida acaba muitas vezes sendo deixada de lado. Mas mesmo sabendo que temos compromissos diários, muitas vezes inadiáveis, é preciso que pratiquemos meios de manter a saúde mental em dia. Para isso veja dicas simples que são essenciais e podem te ajudar a manter o pique do dia a dia:

SAUDE MENTAL-800

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

1. Trabalhe com o que gostaria

Esse talvez seja o item mais difícil de ser seguido. Muitas vezes somos levados a trabalhar não com o que desejamos, mas com o que surge para nós. Mas mesmo assim precisamos tirar o melhor proveito disso e se puder escolher, corra atrás de seus objetivos. Um profissional feliz não é somente aquele que ganha bem, mas também aquele que trabalha com o que gosta. E se puder unir os dois, será uma maravilha!

2. Aprender a dizer não

Muitas vezes somos ensinados a ser simpáticos e dizer sim a tudo quanto nos é pedido. Só que esse excesso de abertura muitas vezes acaba por nos ferir quando verdadeiramente não é o que desejamos fazer. Sempre se diz que quando dizemos sim a alguém sem querer, dizemos não a nós mesmos. Pense nisso, trabalhe dizer não quando não quiser. E faça apenas aquilo que lhe fizer bem. Sempre.

3. Experimente sair da rotina

Dias corridos, academia, casa, família, reuniões. Que tal tirar um dia para experimentar outras coisas e sair da rotina? Sabe aquele personagem famoso do filme curtindo o dia adoidado? Então. Fugir um pouco não fará com que as coisas saiam do controle completamente. Dê essa chance a si mesma.

4. Pratique atividades físicas

Há pessoas que têm os dias corridos ou que não gostam muito de praticar atividades físicas. Mas isso é essencial para manter sua saúde física e mental em dia. Procure fazer atividades que lhe dão prazer e não apenas aquelas que estão na moda. Busque opções. Uma boa caminhada, uma pedalada num final da tarde ou uma boa dança de salão já são por si só prazerosas.

5. Tente dormir pelo menos 8 horas por dia

Sabemos que há pessoas que dormem naturalmente menos que outras, que estão sempre ligadas. Mas uma boa noite de sono é essencial para renovar suas energias e trazer coragem para enfrentar um novo dia. Relaxe sua mente, ela necessita disso para se renovar.

6. Tire um tempo só para você

Muitas pessoas gostam de fazer coisas em conjunto. Mas muitas vezes estar sozinho também é uma maneira de se conhecer e se curtir. Tente fazer atividades que lhe dão prazer, como a leitura, uma boa caminhada, um cineminha no final da tarde, aquele cafezinho. E lembre-se: sua companhia é a melhor de todas.

7. Desenvolva a Espiritualidade

Estar em contato com a espiritualidade é uma maneira de manter seu equilíbrio. Não importa qual seja sua religião, entrar em contato com o ser superior através de meditação e orações é um bom caminho. Diferente do que a maioria de pessoas acreditam, o termo “espiritualidade” envolve muito mais do que apenas religião. Por exemplo, técnicas de autoconhecimento como meditação, tarot e terapias esotéricas também se encaixam no termo.

8. Mantenha relacionamentos saudáveis

Há pessoas que sugam nossas energias de todas as formas. Sabe aquelas que não conseguem lidar com seu sucesso e que procuram maneiras de te botar pra baixo? Afaste-se delas. Procure manter boas relações com amigos que lhe amem de verdade e que querem sempre o seu bem.

9. Procure se conhecer

Tenha autoconhecimento e saiba o que te agrada ou não. Dessa maneira fica mais fácil saber até onde você pode ir em todos os fatores de sua vida.

ASSINE

LOJA TROLOLO DE MULHER[2]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *