Início » Casa » Bolo de cenoura e abacaxi inspirado nos natais em família.

Bolo de cenoura e abacaxi inspirado nos natais em família.

Você já vê algumas luzinhas piscando pela cidade? Eu, sim, e já sinto o clima de Natal se aproximando… na verdade não decorei a casa ainda, mais tudo o que é ligado às comemorações já povoam minha cabecinha, inclusive a ceia. Hoje a partilha de Tânia dá água na boca, e certamente seria uma delícia bem vinda na noite de Natal: bolo de cenoura e abacaxi. Repara só o passo a passo, e reproduza em seu lar.

BOLO DE CENOURA-BOLO DE CENOURA E ABACAXI

Você se lembra das festas de Natal na sua infância? No meu caso, ainda me lembro das celebrações de Natal na casa da minha avó. Naquela época do ano eu sabia que três coisas iriam acontecer.

BOLO DE CENOURA-BOLO DE CENOURA E ABACAXI[2]

Em primeiro lugar, sempre ouviríamos o mesmo velho disco de vinil, que pertencia ao meu avô. Ainda me lembro de meus primos e eu cantando e dançando ao redor da sala, enquanto os adultos conversavam na cozinha.

Em segundo lugar, nas festas de Natal, eu me reuniria com meus primos e viveríamos bons momento juntos, mas também algumas pequenas discussões. Naquela época eu tinha 10 primos e colocar todas aquelas crianças juntas sem ter qualquer briguinha era quase impossível.

BOLO DE CENOURA-BOLO DE CENOURA E ABACAXI[3]

Por último, mas não menos importante, todas as minhas tias preparavam alguns pratos para a festa e uma coisa não podia faltar era alguns bolos deliciosos, normalmente decorados com frutas tropicais.

Agora que sou uma adulta, eu gosto de lembrar daqueles momentos com amor e, de vez em quando, eu preparo um bolo de cenoura e abacaxi, temperado com especiarias, que me lembra dos bons momentos que passei na casa da minha avó.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de abacaxi em calda, picadinho
  • 2 xícaras de cenoura ralada
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de canela
  • 2 colheres de chá de cravo da índia em pó

 

1 – Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira.

2 – Em uma tigela bata o óleo, o açúcar e os ovos até ficarem com uma cor pálida, macio e suave.

3 – Adicione a farinha e misture.

4 – Adicione o abacaxi, a cenoura, as nozes, o extrato de baunilha, a canela e o cravo da índia e misture todos os ingredientes com uma espátula.

5 – Adicione o fermento em pó e o bicarbonato de sódio à mistura.

6 – Asse no forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até que um palito fino inserido no meio do bolo saia limpo.

Decore como você desejar. Eu usei um creme de leite fresco, batido, com abacaxi seco.

Se como eu, você não gosta de abacaxi em caldas em lata, você pode preparar seu próprio em casa. Apenas corte o abacaxi em pedaços pequenos, coloque em uma panela e adicione 2 colheres de sopa de açúcar e cozinhe em fogo médio por cerca de 8 minutos.

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

Mais receitas de Tânia:

Sorvete de banana: receita vapt-vupt

Bolo de lavanda com perfume e bossa vintage

Receita de salada de figo: com história e afeto

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui (escrito em inglês e português), e sua fanpage no Facebook aqui. Ah, claro! Com imgens apaixonantes, a moça também está no Instagram… clique aqui e siga! Se joga… e inspire-se!

ASSINE

LOJA TROLOLO DE MULHER[2]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *