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Como planejar cardápio semanal? Simplifique!

A definição do cardápio semanal da família não precisa ser uma tarefa complicada, e na verdade é mesmo bastante simples. Hoje eu gostaria de compartilhar com você essa estratégia que permite à família comer com mais qualidade, poupa o estresse de quem cozinha, e ajuda a economizar nas compras, evitando desperdícios.

A ideia é que seja uma tarefa fácil, e pra isso você precisa apenas de um caderno simples (é o que uso por aqui). Pergunte a si mesma, para suas crianças ou seu amor: o que gostam de comer? Faça uma lista. Considerando o que você já tem no armário e geladeira, defina quais serão as próximas refeições. Comece aos poucos com esse planejamento, se antecipando em um ou dois dias. Devagar, você vai avançando até que consiga se antecipar com um planejamento maior.

CARDAPIO SEMANAL

Imagem: Foter.com

Hoje em dia eu planejo o cardápio de almoço e janta para uma semana inteira. Com base no planejamento, elaboro a lista de compras com exatamente o que preciso. Evito desperdício, e estresse, já que não tenho que pensar e decidir, todos os dias, sobre o que vou cozinhar. Invisto minha energia nisso apenas uma vez por semana. Registro os planejamentos, semana a semana, num caderno, então o que comemos semana passada, ou há um mês, está lá. Consigo ir variando, e não me tornar repetitiva nas refeições.

No Google você vai encontrar vários modelos de cardápio, vá testando até encontrar o que melhor funciona pra você… ou crie o seu! O meu saiu da minha cabeça mesmo… rsrsrsrs… está funcionando. Então está tudo certo!

Quando o planejamento de cardápio estiver fluindo bem, e cozinhar passe a ser algo prazeroso, livre de estresse, você pode dar mais um passo: inserir novas receitas no seu planejamento. Acho uma delícia pesquisar novidades pra testar, tanto em livros de receitas (tenho alguns), quanto na internet. E sempre me proponho experimentar algo novo vez ou outra, eu me divirto, e surpreendo a família.

Veja também:

Receitas publicadas no Trololó de Mulher.

Percebe que não é tão difícil assim?
1 – Listar o que você e sua família gostam de comer.
2 – Escolher, a partir dessa lista, o que vocês vão comer nos próximos dois dias (no jantar, por exemplo).
3 – Conferir se você tem os ingredientes, ou se precisa comprar.

Comece assim, devagar, se antecipando em poucos dias, e depois você vai ampliando o alcance do cardápio. Adiante, comece a se divertir acrescentando receitas novas. Sem desperdício e com menos refeições fora, ou de delivery, o orçamento familiar agradece. Sem estresse, porque você se antecipou, há mais leveza e alegria de viver. Com um olhar mais cuidadoso para o que a família está comendo, há mais saúde e bem-estar.

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