Início » Adriana Minhoto » Como é comemorado o aniversário infantil na Finlândia?

Como é comemorado o aniversário infantil na Finlândia?

Quando o assunto é aniversário infantil na Finlândia, simplicidade é palavra de ordem. Esqueça as festas enormes e cheias de convidados, com status  de mega evento, aquelas que você está acostumada a ver no Brasil. Neste mês Adriana Minhoto nos conta (e mostra!) como é diferente o modo de comemorar a vida da criança na Finlândia, isso se comparamos com o que acontece no nosso país. Por que será? Adriana dá algumas pistas… confira!

ANIVERSARIO INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA DE CRIANCA NA FINLANDIA

Imagem: FransBadger via Foter.com / CC BY-NC

Bolo de chocolate, guaraná, coxinha, brigadeiro… Hum, quem não gosta de uma festa de criança? São tantas guloseimas, né? Sem contar com as festas grandiosas, como já foi falado aqui, com direito a princesas e personagens, bolo de três andares e muito mais.

Vocês já repararam que isso tudo pode ser e é cultural? Em geral brasileiro adora uma festa e se puder comemorar com estilo, melhor ainda. Pensando nisso conversei com duas mães brasileiras aqui na Finlândia e ambas têm filhos nascidos aqui. Como será que as finlandesas comemoram o aniversário de seus pequenos aqui e como as brasileiras o fazem? Será que para elas foi fácil adaptar ao estilo de vida finlandês?

Para Maila-Kaarina Rantanen, brasileira, mãe do Luke de 2 anos e 8 meses, as festas na Finlândia são muito mais simples do que as brasileiras. “Fazemos algo pequeno em casa e chamamos familiares próximos e os melhores amiguinhos”. Reparem que nada de chamar muita gente, somente as pessoas do convívio próximo da criança.

ANIVERSARIO INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA DE CRIANCA NA FINLANDIA-LUKE 2 ANOS

Aniversário de 2 anos de Luke.

Para quem prefere fazer em algum lugar fechado que não seja em casa, Maila-Kaarina nos conta que igrejas e as associações de moradores geralmente possuem salões que podem ser alugados. “Custa muito barato e normalmente são espaços grandes e com cozinha completa. Tem tudo, até louças, e só precisamos limpar e arrumar tudo no final”, afirma. “Já quem faz aniversário no verão, normalmente os pais fazem um piquenique num parquinho” completa.

Já Patricia Carvalho Ribeiro, nascida e criada no Rio de Janeiro, mãe da Bia de 9 anos e do Dani de 6, nos contou como foi a experiência da primeira festinha de sua filha. “Quando organizei a primeira festa de aniversário dela, eu acabei fazendo uma coisa próxima ao modelo brasileiro, com muitos enfeites, painel e bolas (quase tudo importado do Brasil através da minha sogra), além de muita comida e uns 50 convidados, num salão de festas alugado. Os serviços para festas eram quase nulos, então, fizemos muita coisa por conta própria. E gastamos bastante para pagar os serviços que conseguimos encontrar. A festa ficou muito bonita, para os padrões brasileiros foi uma festa modesta. O que eu não sabia era que, para os padrões finlandeses, aquela festa foi um luxo.”

ANIVERSARIO INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA DE CRIANCA NA FINLANDIA-BIA 1 ANO

Festa ostentação de 1 ano da Bia.

Quando a Bia cresceu mais e passou a ser convidada para as festinhas dos amigos da creche, eu tive uma ideia concreta dessa diferença!”, afirma Patricia. “As festas duravam umas duas horas, no máximo três. Eram feitas em casa mesmo, com a supervisão apenas dos pais do/a aniversariante. As crianças chegam pontualmente, cantam parabéns no começo da festa e comem bolo, biscoitos, sucos e frutas, participam de algumas brincadeiras lideradas pelos pais, recebem lembrancinhas e vão pra casa felizes e contentes. Todos saem felizes, principalmente os pais das crianças convidadas que ganharam duas horas livres”, completa.

ANIVERSARIO INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA INFANTIL NA FINLANDIA-FESTA DE CRIANCA NA FINLANDIA-DANI 2 ANOS

Festa do Dani, de 2 anos, feita em um salão.

Aqui, o menu mais comum nas festinhas são pizza, frutas, sucos, sorvete, pãezinhos doce. Nada de muito refrigerante e salgadinhos, mas como bons brasileirinhos Luke, Bia e Dani adoram um brigadeiro, e esse item não falta nas festinhas deles! “Fazendo isso, mantemos a nossa identidade com brigadeiros e beijinhos em todas festinhas e convivemos bem com as diferenças com festas simples, mas muito divertidas”, finaliza Patricia.

Percebe-se que aqui na Finlândia o jeito mais simples de se viver é também incorporado nas festinhas infantis. “As finlandesas mesmo prezam pelo simples”, finaliza Maila-Kaarina. Nada de ostentação, nada de gastar o dinheiro que não se tem, nada de fazer festa para cem pessoas, nada de fazer festinhas que mais parecem um casamento. Para alguns pode parecer simples demais, afinal a comemoração de mais um ano de vida de um filho é muito importante, mas aqui realmente a escolha deles está em ser e não ter!

ADRIANA MINHOTO

Mais sobre a Finlândia, por Adriana Minhoto:

Caso de sucesso: o enfrentamento do bullying na Finlândia.

Verdades pouco conhecidas sobre a mulher finlandesa.

O que você não sabia sobre a cultura popular na Finlândia.

Dri Minhoto, a moça bonita desgarrada em terras finlandesas, dá mais detalhes de seu dia dia no seu blog, Entre Vodka e Cachaça. Pra conhecer é só clicar aqui e se jogar! Ah! O Entre Vodka e Cachaça também tem página no Facebook, viu? Já curtiu? Eu já!

ASSINE

Um comentário sobre “Como é comemorado o aniversário infantil na Finlândia?”

  1. Telma comentou:

    Descobri que sou finlandesa! Kkkkkk
    Não curto festas cheias de arranjos e graças a Deus Sofia segue comigo nesse conceito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *