Início » Comportamento » Agir com gentileza muda no mínimo o seu mundo.

Agir com gentileza muda no mínimo o seu mundo.

Uma conversa verdadeira ou uma atitude empática trazem a gentileza para o nosso dia a dia, e embora possa parecer que estamos fazendo bem apenas ao outro, na verdade a nossa vida é que ganha leveza, tranquilidade e paz. Assim, as marcas que deixamos por aí afora, se recheadas de afeto, fazem bem aos outros, mas mudam mesmo é o nosso mundo, seja ele no nosso entorno, seja no nosso interior.

Acostumei-me a colocar intenção na busca por uma vida gentil, a aprender como trazer isso para o meu dia a dia, porque entendi os benefícios que há nisso. Mas a gentileza de que falo é a verdadeira, é aquela açucarada pelo amor, e sustentada pela verdade. Porque pela vida há quem queira forçar relações quentinhas, confortáveis e aconchegantes, mas que são falsamente gentis, e não fazem bem para a alma. Com o tempo a gente vai aprendendo a identificar o que de fato é uma vida gentil, e com quem, o que não nos obriga a fingir doçura o tempo todo. A gentileza genuína que há em relações verdadeiras pressupõe respeito a nossa verdade, e a verdade do outro, e por isso não temos de aceitar tudo. Em outras palavras, o amor gentil nas relações dá espaço para sermos quem somos, e é sábio aprender a identificar onde e quando há essa reciprocidade.

TROLOLO DE MULHER[12]

No meu aprendizado diário quanto a trazer leveza e gentileza para o cotidiano, fui observando que complicamos demais as nossas vidas, quando certos aspectos poderiam ser mais simples. Uma casa amontoada de coisas desnecessárias, sem sentido, reverbera num dia a dia ocupado com limpeza e organização do que não tem a menor importância. Relações fúteis, que não acrescentam em nada, ou tóxicas, que trazem pra perto da gente sentimentos ruins, afastam a sensação do que é ligado ao Divino, e tornam a vida amarga. Carregamos pesos desnecessários ao longo da nossa trajetória, ora com coisas, ora com pessoas, e que se colocarmos reparo, o mais sensato é se livrar disso tudo. A vida, sem esses entulhos, torna-se leve, rica, pacífica e gentil.

Há sempre uma maneira de incorporar a gentileza recheada de amor verdadeiro no nosso dia a dia… acostume-se a colocar intenção nisso e encontrar quais são essas formas. Plante e a colheita é farta de coisas boas. Repare nas escolhas que fazemos no cotidiano: o que compramos, de quem compramos, como nos comportamos com outras pessoas, como dividimos as tarefas em casa ou no trabalho. Para criar uma atmosfera de gentileza e leveza na nossa vida, antes de esperar isso das outras pessoas precisamos pensar em como estamos deixando nossa marca no mundo, a começar pelas escolhas que fazemos. Para mudar o mundo ao nosso redor, e dentro da gente, mudemos antes nossas ideias e pensamentos. Viremos a chave! Para isso, a gente precisa, sim, trabalhar na transformação da gente mesma, ler a respeito de como tornar a vida mais simples, leve e pacífica, e ter disciplina para ir implementando esses aprendizados.

A gente pode e deve começar agora, exatamente onde estamos. Quando a gente olha onde está pisando, e quem está do nosso lado, e de fato presta atenção nisso, percebe que cada passo, movimento ou palavra dita reverbera na construção de um dia a dia mais doce. Leve gentileza para o seu dia a dia: fale baixo, de maneira respeitosa, sorria, escute mais, agradeça, peça desculpas, acostume-se a refletir sobre a intenção de suas palavras e aprenda a recolhê-las quando perceber que não há nobreza nelas, respeite opiniões diferentes da sua. Comunicar-se com outras pessoas de maneira pacífica pode ser exatamente o primeiro passo que a gente dá em direção a um cotidiano cheinho de gentilezas, sejam elas as que oferecemos, sejam aquelas que vamos receber dos outros. Colocar intenção nisso fará toda a diferença.

 

ASSINE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *