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Quer melhorar sua prática de meditação? Faça Yoga.

Para quem nunca experimentou a prática de meditação, o início pode se tornar desafiador, e não apenas pela dificuldade de concentração, mas também pelo desconforto físico que pode causar. O que falta a gente saber é que Yoga e meditação deveriam ser praticadas em paralelo, porque é a primeira que prepara o corpo para a prática da segunda. Dessa forma, segundo Paula Elisa, que é Professora de Yoga em Rio do Sul e região – SC, o ato de meditar certamente se tornará mais confortável e estável, favorecendo, portanto, a entrada da mente num estado de abertura e relaxamento. Entenda de que modo isso acontece logo a seguir…

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Imagem: egizu via Foter.com / CC BY

A prática de yoga asanas auxilia e prepara para a meditacão

A meditação vem ganhando grande popularidade nos dias de hoje devido aos seus inúmeros e incontáveis benefícios. O que muitos não sabem é que para se ter uma prática meditativa mais confortável e estável, pode-se contar com a ajuda da prática de asanas (posturas fisicas do yoga).

Dificilmente alguém que inicia a correr hoje terá a pretensão de correr uma maratona de 10km na semana seguinte. No entanto, muitas pessoas querem iniciar uma prática meditativa sem estar-se preparado físico, mental e emocionalmente. É claro que sentar-se para meditar sem uma preparacão é melhor do que não meditar e/ou nem ao menos tentar meditar. Inclusive, o objetivo da prática de asanas é justamente preparar o praticante para a meditacão. De acordo com textos clássicos do Yoga, tais como o Yoga Sutra de Patanjali, que descrevem o Yoga de oito passos, ou Ashtanga Yoga, cita-se a prática de asanas como um passo anterior a prática meditativa.

Ouço de muitas pessoas que já tentaram meditar reclamacões a respeito do desconforto físico e a dificuldade em concentrar a mente. Pessoalmente, eu dou crédito a minha prática de yoga asanas por fazerem das minhas meditacões mais confortáveis, ao menos a nível fisico, e uma facilidade maior para entrar num estado de relaxamento.

As posturas de Yoga auxiliam no fortalecimento da coluna e abbdomen, fazendo com que se possa sentar sem apoio, com a coluna ereta, por maiores períodos de tempo. Elas ajudam também na abertura dos quadris permitindo sentar no chão com maior facilidade, diminuindo a instabilidade dos joelhos. A prática de asanas auxilia ainda o indivíduo a controlar melhor o movimento da energia vital, tendo maior controle da sua respiracão, permitindo um maior poder de concentração, relaxamento e controle dos pensamentos.

Tradicionalmente de acordo com as escrituras, padmasana, a postura do lotus, é considerada a postura ideal para meditar. Acredita-se que nesta postura todo corpo fica perfeitamente alinhado, podendo-se respirar com maior facilidade, permitindo que o prana flua livremente, mantendo o cérebro passivo, aquietando a mente. No entanto, se essa postura parecer muito longe do seu alcance, você pode iniciar sentando em postura mais simples com as pernas cruzadas. Se esta também for muito dolorida, procure um professor de yoga qualificado e tire um tempo para praticar as posturas do hatha yoga, que auxiliarão a preparar seu corpo e mente para uma meditacão muito mais prazerosa e profunda.

Namastê!

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