Início » Casa » Chá de menta de Marraquexe, ou como acolher bem…

Chá de menta de Marraquexe, ou como acolher bem…

Chá de menta é bom para a saúde ou emagrecer? Não duvido disso e na internet afora a gente encontra várias receitas com esse objetivo, mas o que Tânia nos traz nesse post é uma versão de Marraquexe que faz bem aos sentidos, à alma e a boa convivência. A receita é só um detalhe de toda a experiência que o post nos proporciona, um presente que essa moça nos oferece a partir de uma viagem que fez até aquela cidade. Detalhes de um verdadeiro ritual para tomar chá, cores, sensações… prepare-se para um texto delícia, daqueles que quando acabam ficam um gostinho de quero mais… e boa viagem!

CHA DE MENTA

CHA DE MENTA[2]

O que você normalmente traz de volta depois de uma viagem? Eu, pessoalmente, adoro voltar com algo local, por exemplo, um prato artesanal, copos, uma garrafa de vinho, algumas novas especiarias e lembrancinhas. Isso porque no final eu também me comporto como uma turista. Ao mesmo tempo, na minha opinião, as melhores coisas que trazemos de uma viagem são impressões, memórias e até mesmo novos conhecimentos. Você concorda comigo?

CHA DE MENTA[3]

CHA DE MENTA[4]

Voltei para casa da minha primeira viagem a Marraquexe cheia de boas lembranças, algumas boas dicas sobre como cozinhar tagine e como adicionar alguns novos sabores aos alimentos e bebidas. Quanto a este último, eu descobri o chá de menta. Com certeza não foi a primeira vez na minha vida que eu me deliciei com isso, mas foi a primeira vez que eu bebi chá de menta à maneira marroquina. Para um marroquino o tipo de hortelã, a maneira de servir o chá, a hora do dia em que é servido, as cores dos copos, as decorações do bule, em outras palavras tudo, é importante e parte de um ritual.

CHA DE MENTA[5]

CHA DE MENTA[6]

Bem, não posso dizer que vou ser capaz de reproduzir todo o ritual como eles fazem, mas com certeza vou beber mais chá de menta a partir de agora e lembrar os bons momentos que eu passei no Riad Adriana, o lugar onde ficamos em Marraquexe. A experiência de ver como eles prepararam o chá de menta e ouvir histórias sobre as suas tradições e formas de beber o chá foi incrível. Depois de passar a maior parte do dia caminhando pela cidade, a cada vez que voltávamos para o Riad Adriana éramos recebidos com um grande sorriso e com chá de menta fresquinho, servido no pátio, um espaço isolado no interior do riad, cheio de luz, o que o torna perfeito para saborear tranquilamente um pouco de chá de hortelã fresco e perfumado, golinho por golinho. A prática da preparar e oferecer chá de hortelã por lá é uma expressão da hospitalidade marroquina.

CHA DE MENTA[7]

CHA DE MENTA[8]

O chá de menta marroquino é feito com chá verde, hortelã fresca, açúcar e água quente, embora em outros lugares, como na Espanha, por exemplo, uma variação deste chá seja servida gelada. E isso não é tudo, porque a forma tradicional de servir o chá é algo igualmente importante. Isso funciona elevando o bule, no topo do copo, o mais alto que você puder. Desta forma você deixa o chá “respirar”, o que melhora em muito o seu sabor. E, como resultado, o chá terá uma espuma distintiva no topo. O chá de menta marroquino normalmente é servido com doces.

CHA DE MENTA[9]

CHA DE MENTA[10]

CHA DE MENTA[11]

Ingredientes

• 1 colher de sopa de folhas de chá verde
• 1 litro de água quente
• 3 colheres de sopa de açúcar (ou mais, a gosto)
• 1 maço de hortelã fresca

1 – Em uma panela misture os ingredientes e cubra com uma tampa;
2 – Deixe a infusão de chá descansar por cerca de 5 minutos antes de servir;
3 – Despeje o chá, elevando o bule acima dos copos;
4 – Adicione algumas folhas de hortelã fresca ao bule e aos copos como decoração.

Sugestão – Se não tiver menta fresca você pode substituí-la por uma colher de sopa de menta seca. Uma dica adicional é que ele também pode ser bebido gelado”

CHA DE MENTA[12]

CHA DE MENTA[13]

CHA DE MENTA[14]

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

Mais receitas de Tânia:
Sopa de abóbora e alho para aquecer os dias frios.
Receita de brownie de chocolate marmorizado.

E ainda…
Tânia Telva, o talento por trás de um blog de culinária incrível!

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui, e sua fanpage no Facebook aqui. Ah, claro! Com imgens apaixonantes, a moça também está no Instagram… clique aqui e siga! Se joga… e inspire-se!

ASSINE!

 

2 comentários sobre “Chá de menta de Marraquexe, ou como acolher bem…”

  1. Cely comentou:

    Ah…uma receitinha nova para meu grupo de amigas amantes de chá. Ávida para experimentar.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Cely!
      Cá fiquei curiosa… grupo virtual ou presencial?

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *