Início » Comportamento Infantil » Saiba como contornar a dificuldade de aprendizagem de sua cria!

Saiba como contornar a dificuldade de aprendizagem de sua cria!

A dificuldade de aprendizagem de uma criança, na verdade, pode estar relacionada à falta de observação sobre como ela aprende, pois afinal de contas, os pequenos não são todos iguais. Preste bem atenção na sua cria e identifique qual o modo de absorção de conhecimento que funciona pra ela, acrescente alguns cuidados com a rotina, esteja atenta à dinâmica familiar e, certamente, os resultados que você tanto deseja vão aparecer.

A seguir, acompanhe as orientações valiosíssimas de nossa consultora, a Eliane Volpe, Psicopedagoga de Curitiba – PR, e facilite a vida de sua criança na escola e em casa.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL-APRENDIZAGEM INFANTIL-DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Imagem: daystar297 via Foter.com / CC BY-NC

Trololó de Mulher >>> Toda criança aprende da mesma forma?

Como todas as pessoas, a criança é única, é singular, possui suas potencialidades e fragilidades. Cada uma com seu tempo e seu modo peculiar de aprender. Cabe ao professor, em ação compartilhada com a família, descobrir como ensinar e auxiliar os pequenos.  Em alguns casos, as crianças apresentam algumas dificuldades específicas, que podem interferir no seu rendimento acadêmico. Quando isso ocorre, esses devem ser encaminhados e avaliados por profissionais especializados.

Trololó de Mulher >>> Como saber qual método escolar é o mais adequado para a aprendizagem da cria?

Durante as atividades na sala ou na realização de lições de casa, a observação é de extrema importância! Quando a criança apresenta alguma dúvida, a professora ou os pais explicam de variadas formas, e então descobrem qual foi a forma mais fácil e eficaz de ela compreender. Na matemática principalmente, ocorrem bastante casos de crianças que, repito, na sua singularidade, encontram estratégicas e raciocínio matemático muito diferenciados, mas não errados, só diferentes!

Trololó de Mulher >>> Como criar, em casa, um ambiente/rotina que favoreça o aprendizado das crianças?

A criança necessita de uma rotina diária, principalmente no que se refere a rotina de estudo. Os eletrônicos, os quais são geralmente os detentores de tempo e atenção, devem ter acesso limitado, pois como tudo na vida, o excesso sempre causa danos, principalmente no que se refere a aprendizagem, como também compromete a interação social, contato com a natureza e as valiosas brincadeiras de faz de conta, essenciais para o bom desenvolvimento das crianças. A rotina deve ter seus horários pré-estabelecidos e acordados entre família e criança. O horário de estudo deve ser estabelecido diariamente, para tarefas de casa, trabalhos e leitura. Seguindo a rotina corretamente, a criança desenvolverá autonomia e responsabilidade para realizar suas tarefas, e seu rendimento deverá ser muito melhor academicamente.

Trololó de Mulher >>> O que evitar, ainda em casa, para que não haja obstáculos na aquisição de conhecimento dos pequenos?

Além da rotina, o ambiente deve ser apropriado para a criança estudar e se concentrar, devemos evitar locais tumultuados, com barulhos e ruídos, os fones de ouvido, televisores e celulares devem ser deixados de lado neste momento.  A harmonia familiar também é de extrema importância, pois locais conflituosos, com muitas discussões e brigas, podem afetar de forma significativa seu rendimento. Os pais devem auxiliar a criança, não fazer por ela, mas ajudá-la, esclarecer suas dúvidas, demonstrar interesse e acima de tudo, que acreditam na sua capacidade!!!! A parceria entre família e escola é de extrema importância, pois a fala afinada, a credibilidade e confiança entre ambos, contribui para a segurança da criança e automaticamente seu sucesso escolar.

ELIANE VOLPE-PSICOPEDAGOGA-CURITIBA-PARANÁ

Eliane tem experiência de 20 anos na área de educação como Professora , Pedagoga e Diretora de Centro Municipal de Educação Infantil. Hoje atua como pedagoga da Rede Municipal de Ensino e como psicopedagoga clínica, com foco principal na Avaliação e Intervenção psicopedagógica para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem. Profere palestras para docentes e familiares sobre dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Para maiores detalhes sobre seu trabalho, acompanhe suas redes sociais: FanPage no Facebook e perfil no Instagram.

Seus contatos são: Vivere Saúde e Neurofeedback, R. Valério Haisi, 12, Santa Felicidade. Curitiba, Paraná.  Telefones (41) 33726943 e (41) 99980-0348. E-mails: eliane@viveresaude.com e elianevolpe@yahoo.com.br

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *