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Combata doenças mais comuns no inverno com o Yoga.

A temporada de frio mais intenso está só começando, e por todo lado o que se vê são as doenças mais comuns no Inverno: gripes, resfriados e a evolução delas para males mais graves. Já reparou, entretanto, quem nem todas as pessoas ficam doentes, ou ainda, algumas ficam mas não passam de resfriados leves? Se está todo mundo exposto às mesmas variações climáticas, qual a diferença entre elas? O X dessa equação pode estar no sistema imunológico, fortalecido em um indivíduo, e no outro não. Sabe uma forma simples de combater essas incômodos, através do fortalecimento do seu sistema de proteção à doenças, aí dentro de seu corpo? Com a prática de Yoga, bonita!

Paula Elisa, que é Professora de Yoga em Rio do Sul e região – SC, conta por que o Yoga é assim tão especial, o que certamente vai te convencer a pensar com carinho sobre seu início da prática desde já! De forma bastante simples e didática, entenda tudo tim tim por tim tim, oh:

PAULA ELISA-YOGA

Foto: Paula Elisa

FORTALECENDO SEU SISTEMA IMUNOLOGICO COM YOGA

Com a chegada do inverno chegam também gripes, resfriados e doenças mais graves. Sabe-se que germes e bactérias são os principais causadores dessas doenças. Poucas horas de sono, stress, ansiedade, má alimentação, falta de exercícios, tudo isso faz com que o sistema imunológico fique enfraquecido, e desse modo, nosso corpo fique mais frágil em relacão a estes “monstrinhos”. Nada de novo até aqui, certo?

Agora, o que talvez você não saiba, é que a prática de yoga, além de melhorar seu alongamento, diminuir o seu stress e tornar a sua mente mais tranquila, também pode fortalecer o seu sistema imunológico, fazendo com que você fique menos resfriada.

Vejamos abaixo 4 motivos pelo qual o Yoga auxilia você a ficar menos suscetível a ação de vírus diversos, e mantém seu sistema imunológico sempre em dia: 

PAULA ELISA-YOGA[2]

Foto: Paula Elisa

1. A prática de yoga, como todos sabem, diminui a quantidade de hormônios ligados ao stress, tais como o cortisol. Sabe-se que o cortisol enfraquece a ação do sistema imunológico, e diminui a capacidade do corpo de se recuperar após um trauma ou acidente. Do contrário, endorfina produz a sensação de bem estar, promovendo estados mentais positivos que favorecem a boa saúde.

2. Indivíduos que praticam yoga dormem melhor, fazendo com que o sono seja mais restaurador e profundo, desta maneira, o corpo tem maior chance de se fortalecer e lutar contra agentes externos (leia-se aqui vírus e bactérias) .

3. Através dos movimentos praticados numa sessão de yoga, estimula-se o sistema linfático. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois os auxilia com glóbulos brancos na proteção contra vírus e bactérias, além de auxiliar o organismo a eliminar o excesso de fluidos corporais (leia-se aqui toxinas), e leva sangue oxigenado para diversas partes do corpo, garantindo seu bom funcionamento.

4. Entrando no aspecto mais holístico e espiritual, a prática de yoga estimula e regula a energia dos chakras (centros de energia do corpo que estão diretamente ligados às principais glândulas do corpo). O chakra anahata, ou cardíaco, está diretamente ligado a glândula timo, responsável pelo sistema imunológico. Portanto, o simples fato de você unir as mãos em forma de prece em frente ao seu coração, estimula o chakra cardíaco, que estimula a glândula timo, fortalecendo o sistema imunológico.

Abaixo listo alguns links de estudos em inglês com maiores informações:

Texto 1 | Texto 2 | Texto 3

YOGA-MEDITACAO-SAUDE-BEM ESTAR-PROFESSORA-PAULA ELISA[2]

 

Mais consultorias de Paula:

O que a meditação pode fazer por seu bem-estar e saúde?

Paula também é blogueira, para nossa alegria. Ela edita um blog repleto de informações sobre a prática da Yoga e tudo o mais que está ligado a esse universo. Sua linguagem é simples, didática e incrivelmente gostosa de ser lida. Aproveite! Acompanhe suas atualizações pelo Namastê Yoga Blog, clicando aqui. Não deixe de conferir suas postagens que fazem tanto bem em outro canal, no Facebook. Sua página está bem aqui, clique, confira e curta!

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Um comentário sobre “Combata doenças mais comuns no inverno com o Yoga.”

  1. Carina comentou:

    Que matéria bacana, Lidi! Estou amando praticar Yoga! 🙂 Bjs

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