Início » Casa » Tânia Telva, o talento por trás de um blog de culinária incrível!

Tânia Telva, o talento por trás de um blog de culinária incrível!

Quem entra no blog de culinária I Want To Be a Cook pela primeira vez certamente imagina que há alguém de muito talento por trás dele, com posts de escrita envolvente, fotografias belíssimas, receitas que nos atraem pelo bom gosto, e nos surpreendem pela execução descomplicada. Tânia Telva, a moça bonita que idealizou o blog, é quem está por trás desse trabalho de qualidade inquestionável, com um espaço virtual dedicado a boa cozinha bastante atraente, e que vale a pena acompanhar.

Com textos cuidadosamente elaborados e escritos de modo que nos acolhe, e nos chamam pra conversar ao pé da mesa, os posts são lindos e recheados com imagens não apenas dos pratos em si. Tânia capricha na ambientação dessas delícias prontas, com louças, talheres e demais elementos que refletem seu bom gosto, seu carinho pelas cores, e seu apego à simplicidade com bossa vintage. E quando se trata de viagens, então? É pra suspirar, e se inspirar.

BLOG DE CULINARIA-TANIA TELVA

O blog, logo que a gente chega, se apresenta como um mosaico colorido e atraente, com pratos belíssimos e que nos deixam indecisas: por onde começar? Deixe seus olhos te guiarem. Tânia, que é brasileira mas mora fora, escreve para leitores em inglês e na nossa língua. Dentro de cada post encontramos seu texto delicioso e o passo a passo das receitas nos dois idiomas. Apaixonada pelos ingredientes frescos, Tânia é uma militante do que entendemos por comida de verdade, aquela que sai das panelas, e carregam bastante afetividade.

receita-receita-facil-receita-pratica-receita-rapida-pao-de-queijo

A receita de maior sucesso, das que foram publicadas aqui no Trololó de Mulher, foi a de pão de queijo… hummmclique aqui e veja no blog de Tânia (post em inglês e português) como preparar em casa essa delícia!

Tânia se derrete de amores por sua arte enquanto me conta do que se orgulha em seu trabalho, e diz:

A cozinha pra mim é um lugar onde se faz mágica. Você mistura os ingredientes e prepara porções de comidas com sabores próprios, cores, texturas e aromas que podem ser, quase completamente, diferentes dos ingredientes iniciais utilizados. Nesse sentindo, está envolvida com a cozinha me dá um orgulho imenso, na cozinha me sinto um pouco como se fosse uma maga que tem o poder de brincar e criar com os ingredientes. Também vejo o ato de preparar os alimentos como algo essencial. Como ser humano, em condições normais, você precisa comer, preferencialmente bem, para ter uma vida saudável. Logo, mesmo que não pensemos muito sobre isso, existe todo um grupo de profissionais que estão envolvidos com a comida que você coloca na mesa todos os dias, eles passam desde o produtor que leva dias, meses e dependendo do item até anos, envolvidos com a produção do seu alimento, ao feirante que acorda cedinho e vai ao mercado vender seus produtos, a quem prepara esse alimento, e por aí vai. Ou seja, existe todo um ciclo até que o alimento seja consumido, e eu fico orgulhosa por fazer parte desse processo. De certa forma, nos ocupamos com a vida, estamos envolvidos em algo que é crucial para a sobrevivência humana.

Não é pra viver no amor por quem põe essência no que faz?

receita-doce-brigadeiro-brigadeiro-gourmet-brigadeiro-de-pistache

A segunda receita mais acessada aqui no blog é essa delícia: brigadeiro de pistache. Clique aqui e delicie-se, lá no blog da moça, só de olhar… e depois reproduza em seus domínios!

E sobre o início de tudo:

Meu blog nasceu faz um ano e poucos meses, por acaso. Eu estava estudando inglês, mas não tinha motivação para escrever os textos chatos que os professores pediam nas aulas, então comecei a pensar sobre que coisa eu gostaria de escrever naquela língua. Como eu amo cozinhar e também gosto de fotografia, surgiu a ideia do blog. Mas como uma boa pernambucana da gema, também queria que o blog fosse escrito em português, e o resultado é o I want to be a cook, um blog bilíngue que fala sobre comida.”

E de lá pra cá…

Uau… mudou muita coisa! O primeiro post foi feito na brincadeira, despretensiosamente, e eu não sabia se continuaria. Mas o blog foi a primeira vez na vida que dediquei tempo para fazer algo quase artístico (risos), pois cada post pra mim é uma criação, penso no prato, na foto, nos meus leitores, etc. e isso tem influenciado muito a minha criatividade. Estou cheia de projetos. Além disso, com o blog intensifiquei a minha relação com a cozinha, e isso acabou me levando a iniciar um processo de formação profissional na área, na escola Le Cordon Blue, em Londres, Inglaterra. E por fim, depois do blog mudei minha forma de pensar sobre comida, já que hoje, quando programo um post, penso em preparar algo prático, delicioso, de certa forma acessível, e preferencialmente saudável. Eu não avaliava nada disso antes.”

RECEITA FACIL-RECEITA PRATICA-SOPA DE LENTILHA

A terceira gostosura da Tânia mais acessada no Trololó de Mulher é a sopa de lentilha, cuja receita é simples: aposte nisso! Clique aqui, e lá no blog de Tânia, você encontra mais imagens inspiradoras e a receita completa.

Pra quem é, primordialmente, todo esse amor dedicado à comida?

Minha família e meus amigos íntimos. Existem pessoas mais importantes que eles? Adoro ver a mesa rodeada pelas pessoas que amo, de ouvir o sussurrar de palavras, risadas largas, momentos de confidências, o compartilhar de sonhos enquanto as pessoas comem o que eu preparo, e o melhor lugar para se encontrar isso é no conforto de um lugar acolhedor.”

BLOG DE CULINARIA-I WANT TO BE A COOK-TANIA TELVA

Gosto de cozinhar para pessoas que não têm medo de experimentar um prato que nunca comeu. Daquelas pessoas que podem dizer: não sei se vou gostar, mas vou experimentar isso de paladar e mente aberta. Talvez eu goste de cozinhar para essas pessoas porque me identifico com elas. Lembro de uma vez que pedi língua de pato frita em um restaurante chinês, o garçom, que era chinês, ficou me olhando de olhos arregalados quando fiz o pedido, minutos depois voltou para confirmar se eu realmente queria aquele prato, eu respondi que sim. Quando comi a língua, não curti o sabor nem a textura, mas e daí?! Ao menos experimentei.  Para falar a verdade, mesmo não tendo gostado tenho a curiosidade de provar o mesmo prato outra vez, em outro restaurante, claro. Uma vez ouvi dizer que pra você ter certeza se gosta ou não de uma comida deveria prová-la, no mínimo por três vezes; então ainda me restam minimamente duas tentativas. Se você tiver coragem de provar, o que não significa necessariamente comer três vezes uma comida que não foi tão interessante na primeira vez, parabéns! Você faz parte do seleto grupo de pessoas que eu gostaria de cozinhar.” Tânia Telva – I Want To Be a Cook

Quando naveguei pelo blog de Tânia pela primeira vez, tive certeza de que teria que compartilhar o trabalho dela com você, fiquei empolgada vendo vários posts, e planejando propor parceria para mostrar seus pratos com regularidade no Trololó de Mulher. Vi naquelas receitas, naquelas imagens, algo como um trabalho poético. Tem alma naquilo tudo, tem até hoje, e não me canso de aplaudir essa bonita de viver. É porque ela coloca sua essência no que faz, e tem um propósito, que sua arte torna-se especial. Tânia não será sucesso, já é. Sua verdade está ali, escancarada em seu trabalho… isso, por si só, é um grande  feito!

Se joga nas redes! I Want to Be a Cook no Facebook, e no Instagram. Delicie-se!

ASSINE!

2 comentários sobre “Tânia Telva, o talento por trás de um blog de culinária incrível!”

  1. Raissa Saldanha comentou:

    Que blog lindo! Já estou seguindo!
    Quem sabe nosso café não sai com essa receita do pão de queijo? Mas vai ter que ser feito por tu, porque eu sou um pequeno desastre 🙂

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      kkkkkk…
      Apois, viu? Bora ver quem é mais oreba na cozinha. A competição vai ser acirrada! =)

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *