Início » Casa » Receita de biscoito caseiro, de azeite e alecrim.

Receita de biscoito caseiro, de azeite e alecrim.

Adoro as dicas de Tânia, como essa, uma receita de biscoito caseiro, de azeite e alecrim, simples e que promete! Quem ama viajar sabe o quanto é gostoso, dentre tantas coisas, experimentar o que há na culinária local. Hoje Tânia compartilha conosco o achado em uma de suas aventuras gastronômicas. Fique só imaginando essa delicinha com café, oh: se joga!

BISCOITOS CASEIROS-BISCOITOS DE ALECRIM E AZEITE

Eu penso que você pode adivinhar a primeira coisa que eu procuro quando viajo, não é mesmo? É comida! Eu já falei sobre isso no meu blog. Para mim a comida é definitivamente uma das coisas que eu mais aprecio durante uma viagem.

A minha primeira viagem à Andaluzia, no sul da Espanha, foi incrível. Eu viajei com pessoas que eu adoro e vivemos grandes momentos juntos. Acabamos por conhecer apenas duas cidades na região, Córdoba e Sevilha, e ambas as experiências foram maravilhosas.

 

BISCOITOS CASEIROS-BISCOITOS DE ALECRIM E AZEITE[2]

 

Sevilha, a capital da Andaluzia, é uma cidade cheia de luz, cor, vida e história. Tudo que comemos lá foi simplesmente delicioso. Nós fomos a diferentes restaurantes e mercados de alimentos, e na maior parte do tempo comemos tapas (como são chamados os aperitivos na Espanha). Tudo que provamos lá era de dar água na boca: fresco, apetitoso e saboroso.

Vou falar sobre a comida de Córdoba em outro momento, porque hoje eu gostaria de compartilhar uma especialidade que comemos em Sevilha: o tradicional Biscoito de Azeite de Oliva espanhol, também conhecido como “biscoito doce de azeite de oliva”. Estes biscoitos são crocantes e light, e têm como ingredientes principais a farinha e o azeite.

 

BISCOITOS CASEIROS-BISCOITOS DE ALECRIM E AZEITE[3]

 

Entre estes biscoitos e nós foi quase amor à primeira vista. Assim que provamos, e por sorte isso aconteceu no primeiro dia de nossa viagem, não paramos de comê-los. A receita tradicional é chamada de “Tortas de Aceite ” em espanhol, e é um biscoito doce, temperado com anis e raspas de laranja. Mas a versão salgada também é muito boa.

Estes biscoitos são feitos em diferentes sabores, como: amêndoa, laranja, canela, tomilho e alecrim. Eu amei o biscoito com sabor de alecrim e quando eu voltei para casa eu tentei descobrir a receita desta especialidade, mas não consegui encontrar. Então eu decidi usar a receita doce tradicional e adaptar à versão salgada que eu estou compartilhando com você hoje.

Acreditem, o resultado é delicioso e foi aprovado pelos meus amigos espanhóis que provaram, o que é um sinal bom, não é?

 

Ingredientes

 

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 100 ml de azeite oliva extra virgem
  • 100 ml de água, morna
  • 2 colheres de chá de alecrim, picado
  • 2 colheres de chá de sementes de gergelim
  • 1 colher de sopa de fermento para pão
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal

 

1 – Em uma panela aqueça o alecrim e o azeite em fogo médio, não é necessário ferver.

2 – Coloque a mistura em uma tigela e adicione a água morna.

3 – Adicione o açúcar, o gergelim e o fermento para pão e misture tudo.

4 – Adicione a farinha de trigo e o sal e amasse a massa por cerca de 8 minutos.

5 – Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe repousar até dobrar de tamanho (30 a 60 minutos).

6 – Pré-aqueça o forno a 180 °C.

7 – Unte uma assadeira.

8 – Faça pequenos biscoitos, abrindo a massa até que você tenha um biscoito redondo e fino.

9 – Coloque os biscoitos na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 8 a 12 minutos ou até que os biscoitos estejam levemente dourados.

Dicas – Se você quiser biscoitos realmente crocantes use farinha de trigo tipo 00.

Eu usei sementes de gergelim pretas, porque era o que eu tinha em casa, mas a receita tradicional usa a marrom.”

 

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

 

Mais receitas de Tânia:

Abacaxi assado: receita simples e surpreendente.

Couve-flor assada com temperinhos… pra variar.

Bolo de alecrim… e a delícia de experimentar o novo.

 

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui, e sua fanpage no Facebook aqui. Ah, claro! Com imgens apaixonantes, a moça também está no Instagramclique aqui e siga! Se joga… e inspire-se!

ASSINE!

2 comentários sobre “Receita de biscoito caseiro, de azeite e alecrim.”

  1. Wila lessa comentou:

    Ola! Como sou intolerante a gluten, posso usar a farinha de arroz para fazer os biscoitos de azeite?

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Wila!
      Tudo bem?

      Entrei em contato com Tânia, a dona da receita, e falei de sua dúvida. Ela respondeu assim, oh:

      “A farinha de arroz, apesar de ser uma excelente substituta da farinha de trigo porque, entre outras coisas, possuem texturas bem semelhantes, é um pouco diferente.
      Além do glúten, a farinha de trigo possui mais gordura, o que na receita do Biscoito de Azeite de Oliva é bem importante.
      Nunca fiz essa receita com farinha de arroz, mas se fosse fazer substituiria cada xícara de farinha de trigo, por: 1/2 xícara de farinha de arroz + 3 colheres de sopa de fécula de batata + 1 colher de sopa de fécula de mandioca ou polvilho + 1/2 colher de chá goma xantana.
      Caso faças essa receita com farinha de arroz, deixa um recadinho pra nós, ok?! Ficamos curiosas. Bjs”

      Beijos!!!!
      Lidiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *