Início » Relacionamento » Você vive a solidão a dois? Saiba como sair dela.

Você vive a solidão a dois? Saiba como sair dela.

Solidão a dois é, sim, um assunto bastante delicado no universo do casamento, porque envolve o encontro de quem a experimenta com suas sombras, dúvidas e angústias. Este post é daqueles que publico e tornam-se dos mais preferidos, porque se por um lado foi sugerido por uma leitora, o que dá ao blog o caráter colaborativo que eu desejo que ele tenha, por outro seu conteúdo pode ser um divisor de águas na vida de alguém. Desde já deixo meu obrigada a leitora Patrícia, de Recife, que colaborou com a sugestão do tema, e reitero o espaço livre que há no Trololó de Mulher para sua ideia de pauta também. Esse espaço é nosso!

A seguir, confira o que nossa consultora e parceira, a Psicóloga Elaine Sibinelli, de Campinas – SP, nos orienta sobre como identificar se estamos experienciando essa situação no casamento, e os caminhos para reverter o que não anda bem. Se joga!

 

CASAMENTO-SOLIDAO A DOIS

Imagem: Foter.com

 

Está cada vez mais comum receber no consultório psicológico a queixa de insatisfação e solidão dentro do casamento. Tanto homens quanto mulheres buscam no outro uma pessoa que não existe e, por isso, se dão conta de que se sentem sozinhos mesmo estando juntos, e percebem que o casamento não está sendo como ambos imaginavam.

Geralmente nos casamos para ser felizes para sempre, porém a maioria se esquece que, além de sermos imperfeitos, dentro de um casamento existe a necessidade de “manutenção” do relacionamento. Quando digo “manutenção”, me refiro a atitudes simples, que fazem toda diferença na união e na rotina do casal, mas a que talvez muitos não deem o devido valor justamente por causa da vida corrida que o casal leva no dia a dia.

Não somente gostamos como precisamos de acolhimento, de nos sentirmos importantes e protegidos pelo(a) companheiro(a). É o que geralmente as pessoas buscam num relacionamento, independente se no casamento existem só interesses ou realmente existe amor.

Relatos de brigas, desentendimentos, ideias e objetivos que o casal não compartilha mais fazem parte de uma união onde os dois se sentem sós mesmo estando juntos. Chega a ser contraditório, porém me refiro ao sentimento da solidão, uma dor interna que não podemos medir e somente a pessoa que sente pode saber o que é, como é e o que fazer para amenizar esse sentimento. Ou não…

Muitas pessoas não se dão conta do que estão sentindo e quando percebem que algo interno não está bem não sabem ou não conseguem classificar seus sentimentos. Neste caso um acompanhamento psicológico individual ou do casal se faz necessário.

Todo relacionamento precisa de diálogo, conversa, dar risadas juntos, compartilhar bons e maus momentos, dar apoio ao outro e acolhê-lo. São comportamentos que fortalecem a vida do casal e fazem com que os laços e a cumplicidade dentro do relacionamento se fortaleçam. Esse é o segredo de um bom e saudável casamento. Sabemos que nem sempre é fácil ter essa disciplina para o fortalecimento da relação, pois a rotina diária, problemas com os filhos, com as finanças, o cansaço e as preocupações com o trabalho podem atrapalhar esse diálogo entre o casal. Aí é que devemos ter cuidado e atenção. É essencial a disciplina do casal para resolver conflitos e preocupações.

Busque avaliar seu casamento, somente o casal pode decidir e sentir se os dois desejam ou não continuar juntos e, aí sim, resgatar a cumplicidade e os desejos envolvidos de ambos. Dessa maneira, vamos fechando aos poucos o abismo que até então existia entre nós e a pessoa que amamos.

Se amem e sejam felizes!!!”

ELAINE SIBINELLI - PSICOLOGA - CAMPINAS

Mais consultorias de Elaine:

Como encontrar a pessoa certa para um relacionamento?

Como lidar com a intolerância, nossa e dos outros?

Entenda por que é difícil o relacionamento com as pessoas.

Elaine atende na Av. Nossa Senhora da Consolação, 768, Jardim Aurélia – Campinas SP. Fones: (19) 3385-8241 ou (19) 99785-5505. Para mais informações junto à Psicóloga você ainda pode entrar em contato pelo e-mail sibinelllipsico@gmail.com. Ela também tem página do Facebook, onde há atualização de conteúdo sobre comportamento que, certamente, pode ajudar a todas nós. Clique aqui e curta! Além do mais, você também pode seguir o perfil da Psicóloga no Instagram. Clique aqui, siga e fique por dentro de suas ricas atualizações.

ASSINE!

Um comentário sobre “Você vive a solidão a dois? Saiba como sair dela.”

  1. zilda comentou:

    Muito verdadeiro.Ótimo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *