Início » Corpo » Varizes na gravidez: como minimizar o problema?

Varizes na gravidez: como minimizar o problema?

Varizes na gravidez geram desconforto, dor e inchaço, e tudo o que mais queremos é encontrar o caminho das pedras: como ter uma gestação mais tranquila, sem esse incômodo? Nesse post você vai encontrar as orientações que precisa pra entender por que nessa fase elas são tão latentes, e um norte sobre como contornar esse mal, tudo através da consultoria dada pela Dra. Nivea Lins Czernocha, Médica Angiologista e Cirurgiã Vascular, do Rio de Janeiro – RJ.

VARIZES NA GRAVIDEZ800

Imagem: The 5th Ape via Foter.com / CC BY

Trololó de Mulher >>> O que são as varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que perdem parcialmente a eficiência de realizar o retorno do sangue ao coração por estarem assim, doentes.”

Trololó de Mulher >>> Por que elas surgem ou aumentam durante a gravidez?

Existem múltiplos fatores que colaboram para isso. Hormônios que estimulam o desenvolvimento e crescimento de artérias e veias, porque o aporte sanguíneo tem que ser maior na mulher, é um deles. Outro bem importante também é a resposta que nosso corpo dá ao aumento de pressão. Quase todas as veias servem para levar o sangue de volta ao coração. E o sangue nada mais é que um meio líquido dentro de um sistema fechado. Está submetido às leis da hidrostática da física (aquela matéria difícil do Ensino médio) e à osmolaridade. Então, sabe-se que as veias das pernas sofrem maior pressão que as veias do abdome e braços, por exemplo. As pernas passam 2/3 da vida mais próximas ao chão que nosso coração. Só deitamos em geral 7-8h por noite durante o sono. O caminho do sangue nas veias das pernas é subir a maioria das vezes. E quando a mulher engravida, a pressão intra-abdominal aumenta, com o aumento do bebê e do útero etc, que por sua vez aumenta mais ainda a pressão sobre as veias das pernas. Isso também explica o aumento das varizes na obesidade.”

Trololó de Mulher >>> Elas podem surgir em outra parte do corpo?

Sim. Elas podem acometer qualquer veia e temos veias em todo corpo. Uma variz bem conhecida e que incomoda bastante é a hemorróida, por exemplo.”

Trololó de Mulher >>> É possível prevenir as varizes durante a gravidez?

Sim. É possível. Com algumas medidas que o médico orienta é possível prevenir e melhorar a qualidade de vida durante a gravidez.”

Da solução…

“O tratamento é individual para cada paciente, porque é preciso diagnosticar a causa das varizes naquela pessoa, naquela perna. De onde vem a pressão alta daquela veia? Ela apareceu mais por causa da pressão ou foi outro fator? E isso só um angiologista e cirurgião vascular bem treinado e atento pode avaliar, para aí sim traçar um plano de tratamento, propô-lo e  prescrevê-lo. Isso vai desde uma loção nas pernas, passando por terapia de compressão elástica (com as famosas meias), medicações e até procedimentos diagnósticos e terapêuticos como Escleroterapia, Laser, Radiofrequência, Cirurgia, Flebografia…”

Trololó de Mulher >>> Uma vez resolvido o problema, as varizes podem voltar?

Sim. Não só podem como voltam sempre. Um outro fator bem importante no aparecimento de varizes é a idade. É como cabelo branco. Quanto mais velho ficamos, mais varizes. É uma patologia crônica. Por isso a vigilância constante e o acompanhamento médico de um Angiologista e Cirurgião Vascular é válido, e não dá tanto trabalho assim se feito precocemente.”

Das consequências…

Muitos pacientes me perguntam se têm risco de vida por terem a perna cheia de varizes. Eu costumo pensar que varizes das pernas não matam ninguém. Mas doem e evoluem. Dependendo da quantidade delas, do tamanho, e do grau de doença que se encontra aquele paciente, podem causar Insuficiência Venosa Crônica, que é uma doença mais grave, chata. Não mata fisicamente o paciente, mas destrói sua qualidade de vida, sua vida social. Pode abrir feridas nas pernas que não cicatrizam, infectam, são secretivas e tem mau cheiro algumas vezes. Exclui o paciente da sociedade, afasta-o do trabalho e das pessoas que o amam. Por isso insistimos em oferecer informação, prevenção e tratamento.”

DRA NIVEA LINS CZERNOCHA-MEDICA ANGIOLOGISTA-CIRURGIA VASCULAR-RIO DE JANEIRO-RJ

Dra. Nivea atende na Av. nossa Senhora de Copacabana, 978, sala 805, Copacabana, Rio de Janeiro. Os telefones são 3208-3870 ou 7879-8534. No Facebook você pode acompanhar de perto o que a médica tem postado em termos de informação nessa área, clique aqui e curta. A Inovariz, clínica onde a médica também atende, dispõe de um site com todas as informações que você precisa pra entender ainda mais sobre esse problema, e agendar sua consulta. Clique aqui e acesse!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *