Início » Decoração » Como escolher armário de cozinha?

Como escolher armário de cozinha?

Quem me acompanha nas redes sociais, especialmente no Facebook (Perfil pessoaal aqui | Página do blog aqui) sabe que mudei de Campinas – SP para Recife-PE faz algum tempo, mas não muito. Antes de morar em Campinas, morei por 3 anos em Sumaré, na mesma região. Agora em Recife, estive imersa numa terceira reforma de casa e, portanto, foi a terceira cozinha que montamos. Essa jornada por três momentos de escolha de armário de cozinha fez com que já tenhamos opinião bem formada sobre alguns aspectos a serem considerados. Se você está apenas começando sua primeira reforma/decoração da sua cozinha, este post foi pensado para te ajudar a avaliar alguns desses pontos, sobretudo cor do móvel, material e design. Vem comigo!

A verdade é que quando a gente mergulha nesse universo das ofertas disponíveis, a variedade é imensa! Há um número enorme de empresas que oferecem esses móveis nos mais diferentes estilos, materiais, cores e… preços. Tem pra todo mundo, pra quem deseja pagar menos, ou para quem pode um tantinho mais. Penso que o mais importante de tudo é estudar os hábitos e necessidades de sua família, o que vai começar a nortear o preço que você quer/pode pagar. Quanto você precisa de capacidade de armazenamento? Algumas famílias precisam mais, outras precisam menos. Nossos hábitos aqui em casa, bem como a forma como começamos nossa vida a dois, por exemplo, nos ajudaram a precisar de menos espaço para acomodar coisas, porque temos poucos apetrechos de cozinha. Não casamos com festa, pompa&circunstância. Nossa casa é de juntados, então fomos comprando tudo bem aos poucos, conforme a nossa necessidade. É bem diferente de quem casa com festa, vários convidados e muitos, muitos presentes. Então, avalie o que você precisa armazenar para saber o que é necessário em termos de tamanho de armário.

Veja também:

Cor do balcão e revestimento da cozinha: como combinar?

Decoração de cozinha pequena: dicas e imagens.

DECORACAO-COZINHA-ARMARIO COZINHA

Via Casa.com.br

DECORACAO-COZINHA-ARMARIO COZINHA[2]

Via Pinterest

Se você vai comprar um armário pronto, a vantagem é que certamente será mais barato. Preste bastante atenção para não comprar armário de menos, e faltar espaço para suas coisas, ou ainda armário demais, sendo um móvel grande para o tamanho da sua cozinha. No caso dos armários planejados, que foi o que sempre escolhi nas três casas que decorei/reformei, a vantagem sempre foi a possibilidade de customização dos espaços. Mesmo dentre as lojas que trabalham com planejados, há algumas que são mais limitadas que outras. É preciso atenção quanto a isso! Sempre que chegávamos com nossas necessidades identificadas, havia em algumas delas limitações para oferecer determinados tipos de gavetas, ou layouts que havíamos proposto. Fomos em várias delas para definirmos a empresa que melhor atendia nossas necessidades em termos de custo/benefício. Justamente por isso, a mesma empresa que fez nossos armários em Campinas foi a que escolhemos para a confecção dos nossos móveis em Recife. O fato é que se sua sua cozinha é bem pequena, é provável que o que facilite a sua vida é a escolha dos planejados mesmo, porque o móvel é desenhado para aproveitar todo o pouco espaço que você tem. Mas, saiba: eles são mais caros.

Veja também:

Renove a decoração da cozinha: 12 ideias muito simples.

Armário de cozinha e papel contact: 6 repaginadas.

DECORACAO-COZINHA-ARMARIO COZINHA[3]

Via Casa.com.br

DECORACAO-COZINHA-ARMARIO COZINHA[4]

Via Casa.com.br

Procure se informar sobre os tipos de materiais e o que você prioriza de acordo com os costumes em sua casa. Armário de madeira ou aço inox? Eu optei pela madeira, porque dá a sensação de aconchego, remete a casa, lar, infância… coisas de reminiscências, sabe? Mas, há, por exemplo, armários de madeira com acabamento laqueado, e inclusive você pode escolher em cores variadas. Isso dá um toque de modernidade. Avalie se é disso que você gosta. Armários de metal dão uma bossa mais industrial. E os armários brancos favorecem as cozinhas menores, porque dão uma sensação maior de amplitude. Ainda sobre cozinhas pequenas, aprendi que se os armários não forem até o teto, melhor. Isso evita a sensação de ambiente mais fechado. Como sempre fiz armários planejados, eu poderia ter optado por móveis flutuantes ou colocar uma base de alvenaria para eles. Optei pela base para facilitar na hora da limpeza, e não me obrigar a fazer contorcionismo para limpar embaixo dos móveis. A base sempre revesti com o mesmo material do piso, ou seja, porcelanato bem clarinho. Enfim, é preciso conhecer-se, saber dos gostos pessoais, com quais sensações você se identifica. Tudo isso ajuda a nortear suas escolhas. Justamente por que você precisa identificar bem os seus gostos, procure ver bastante imagens em sites, revistas e blogs de decoração das cozinhas decoradas. Dessa forma você saberá dizer do que gosta ou não. Fica a dica.

Veja também:

Quer 5 razões para ter um suporte de organização na parede da cozinha?

ASSINE!

Um comentário sobre “Como escolher armário de cozinha?”

  1. Ana Cláudia comentou:

    Muito boa esta materia Lidi, esclareceu várias duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *