Início » Casa » Patê de fígado de frango

Patê de fígado de frango

O patê de fígado de frango que a Tânia nos ensina a fazer hoje é daquelas receitas que você guarda na manga para ocasiões especiais, e a grande vantagem é poder deixar tudo pronto com bastante antecedência. Veja a seguir todos os passos para preparar o patê, e dicas sobre a melhor forma de saboreá-lo. Confira!

PATE-PATE DE FIGADO-PATE DE FIGADO DE GALINHA

Patê de fígado de galinha: uma entrada deliciosa e fácil de cozinhar. A grande vantagem deste prato é que você pode prepará-lo com antecedência, pois ele dura até 2 semanas na geladeira, quando bem selado com manteiga.

PATE-PATE DE FIGADO-PATE DE FIGADO DE GALINHA[2]

Este patê, por si só, é uma delícia, mas se você quiser dar ao mesmo um toque adicional, apenas tempere suas torradas ou biscoitinhos salgados com o patê, e um pouco de geleia, ou algumas pequenas frutas vermelhas e doces, como sementes de romã, framboesa ou groselha. Como você só precisa de um toque do “doce”, certifique-se de não usar muita geleia ou frutas, caso contrário eles vão “cobrir” o sabor do patê.

PATE-PATE DE FIGADO-PATE DE FIGADO DE GALINHA[3]

Ingredientes

 

Serve 4

  • 250gr fígados de frango, limpos
  • 125gr de manteiga
  • 1 dente de alho
  • 3 cebolas chalota, picadas
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 2 colheres de sopa de brandy
  • Alecrim, tomilho, sal e pimenta do reino a gosto

1- Em fogo médio coloque uma frigideira, adicione 1 colher de sopa de manteiga e frite os fígados por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando até ficarem cozidos. Coloque os fígados em um processador de alimentos e deixe-o de lado;

2 – Em uma panela adicione 1 colher de sopa de manteiga e refogue as cebolas, o alho, o alecrim e o tomilho até que as cebolas sejam “transparentes”. Adicione o vinho e o brandy e cozinhe até que a mistura resulte em cerca de 4 colheres de sopa de molho;

3 – Neste ponto, coe os pedaços sólidos, e adicione o molho que você fez no processador de alimentos;

4 – Adicione sal e pimenta do reino a gosto e bata a mistura;

5 – Derreta metade da manteiga restante, adicione à mistura e bata novamente até obter um patê suave e fofo. Despeje-o em tigelas pequenas;

6 – Em fogo baixo derreta a manteiga restante e despeje-a sobre o patê, certificando-se de que o mesmo esteja completamente coberto;

7 – Por último, decore a superfície do patê com raminhos de ervas e coloque-os na geladeira, deixe descansar por ao menos uma noite antes de comer.

 

Dicas

Você pode substituir o brandy por conhaque ou vinho do Porto. Devo admitir que, eu mesma, já preparei esse prato sem usar o brandy e funcionou, mas o brandy dá um toque especial à receita. Eu usei alecrim e tomilho, mas você também pode temperar o patê com uma mistura diferente de ervas, por exemplo, sálvia também funciona muito bem com fígados.”

 

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

 

Mais receitas de Tânia:

Pera assada: perfeita como entrada, ou sobremesa.

Molho pesto de limão siciliano: mil e uma finalidades.

Sopa de lentilhas: comida boa e prosperidade o ano todo.

 

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui, e sua fanpage no Facebook aqui. Ah, claro! Com imgens apaixonantes, a moça também está no Instagramclique aqui e siga! Se joga… e inspire-se!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *