Início » Corpo » Respostas para as dúvidas sobre gravidez: o que pode?

Respostas para as dúvidas sobre gravidez: o que pode?

As dúvidas sobre gravidez surgem nos momentos corriqueiros da futura mamãe: na hora de comer, beber, fazer exercícios, nos cuidados pessoais de beleza e saúde, etc. São muitas as inseguranças que passam pela cabeça da grávida, e para ter um dia a dia livre de tantas incertezas, a informação salva! Neste post, com texto superultramega didático da nossa consultora querida, a Dra. Lívia A. Vieira, Médica Ginecologista e Obstetra, de São José do Rio Preto-SP, você vai se deparar com respostas atualizadas sobre os questionamentos mais frequentes feitos pelas gestantes. Confira, informe-se e tenha uma gestação mais tranquila!

SAUDE DA MULHER-SAUDE FEMININA-SAUDE DA GRAVIDA-GRAVIDEZ-GESTACAO-DUVIDAS DA GRAVIDEZ

Imagem: thevelvetbird via Foter.com / CC BY

Cada gestante tem uma particularidade e suas restrições, mas algumas proibições são generalizadas e cabe para todos os casos. {sobre cuidados de beleza} A gestante não deve usar produtos no cabelo que contenham metais pesados (chumbo) e amônia – isso incluindo colorações, alisamentos ou outros tratamentos. Podem fazer as unhas, sempre utilizando os próprios materiais e procurando não ter lesões durante o procedimento. A depilação segue o mesmo caminho: materiais descartáveis e com bastante cuidado para não ocorrerem lesões. A maquiagem não interfere em nada, a menos que a gestante tenha alergia a algum produto, que deve ser evitado.

{sobre cuidados com a saúde & bem-estar} Exercícios físicos são liberados com orientação do obstetra e sempre seguido por um profissional de educação física acompanhando. Alguns casos serão proibidos de qualquer atividade, outros terão liberação completa. Depende do passado de atividades da gestante e das condições que a gestação está seguindo. A hidratação da pele é imprescindível para aliviar as marcas na pele, como estrias. Não tem um creme que é melhor do que outro. Sempre buscando o que a gestante mais se adapta, evitando sempre os que são mais alergênicos. A melhor posição para dormir é do lado esquerdo, sempre com um travesserio apoiando bem o pescoço, um travesseiro entre as pernas e outro abaixo da barriga. Os tratamentos estéticos, sendo faciais ou corporais, têm várias restrições com o uso de alguns ácidos e laser. O dermatologista deve ser consultado para orientar o que deve ou não ser feito.

{sobre namorar} As relações sexuais podem e devem acontecer durante toda a gestação, sempre buscando posições mais confortáveis e prazerosas para ambos. Lembrando que em algumas situações pode haver proibição: sangramento, ameaça de parto prematuro, incompetência istmo cervical, entre outras. Por isso o obstetra deve avaliar cada caso.

{sobre remédios} Algumas medicações são contra indicadas durante a gestação por passarem a barreira da placenta e atingirem o feto, podendo levar à má formação. Avaliar sempre com um médico antes de tomar qualquer medicação nessa fase.

{sobre mobilidade} As viagens de avião são aconselhadas após o primeiro trimestre e antes de completar 34 semanas. Fora desse período deve-se evitar principalmente vôos mais longos. A gestante consegue dirigir durante toda a gestação. O que vai acontecer no final da gravidez é que o desconforto do cinto e a distância da barriga em relação ao volante dificultarão as manobras. Sendo assim, é aconselhável suspender a direção assim que sentir dificuldade nos movimentos com o volante e as marchas, devido a maiores chances de acidentes.

{sobre ir ao dentista} Os tratamentos odontológicos devem ser realizados normalmente, somente tomando o cuidado em tomar antibióticos permitidos durante a gestação, não usar antinflamatórios e anestesia em doses permitidas.

{sobre alimentação} Os adoçantes permitidos na gestação são a sucralose e o esteviosídeo. Há restrições ao peixe cru devido a possível intoxicação no preparo e armazenamento. Caso seja de uma boa procedência e confiável, pode consumir sem neuras. Em relação às frutas, verduras e legumes que são consumidos com casca e crus, os cuidados na higienização devem ser minuciosos, pois podem ser fontes de transmissão de doenças que são muito nocivas ao feto. O consumo de cafeína, como chá preto, café e chocolate, pode ser feito com moderação, já que acelera os batimentos cardíacos da mãe e do bebê. A canela e a pimenta não são indicadas na gestação pelas propriedades de vasoconstrição e risco de abortamento. Melhor evitar, já que não sabemos as quantidades corretas a serem permitidas.”

GINECOLOGIA-OBSTETRICIA-DRA LIVIA VIEIRA-SAO JOSE RIO PRETO-SP

Mais consultorias da Dra. Lívia:

Hipertensão gestacional: entenda tudo de um jeito simples.

Você descobriu que tem um mioma… e agora?

O que é HPV, sintomas e tratamento.

Você pode ver mais informações a respeito das especialidades de tratamento da médica clicando aqui, e acessando o seu site. Dra. Lívia também atualiza uma página no Facebook constantemente, toda ela repleta de informação útil para saúde da mulher antes, durante e após a gestação. Eu, que não sou boba nem nada, já curti. Vem também? Clica aqui, curta e informe-se! No Instagram a médica te mune de muita informação relevante, de extrema qualidade. Clique aqui e siga!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *