Início » Maternidade » Toalhas de banho de bebê: qual delas escolher?

Toalhas de banho de bebê: qual delas escolher?

Toalhas de banho de bebê são ítens muito importantes no enxoval da cria, porque a peça precisa ser extremamente gentil com a pele da criança, já que é tão fininha e delicada. Dentre as opções disponíveis, qual mãe não fica em dúvida sobre qual delas escolher? Na hora do banho do bebezinho, é preciso levar em consideração se a toalha tem tecido delicado, se absorve bem e deixa o bebê sequinho, mas também bem protegido. Neste post quero te mostrar algumas opções, e compartilhar contigo minha experiência. Vem comigo!

 

MATERNIDADE-ENXOVAL DO BEBE-TOALHA DE BANHO DE BEBE800

Imagem: D. Garding via Foter.com / CC BY-NC-SA

 

O banho de Artur era uma de minhas maiores preocupações antes de ele nascer, porque como você pode imaginar, eu tinha receio sobre se conseguiria realizar essa tarefa com tranquilidade. Sabe aqueles cursos de mãe de primeira viagem? Eu não fiz! Em compensação, assisti a inúmeros vídeos mostrando como dar banho no bebê. Na maternidade dei banho nele ao lado da enfermeira, e deu tudo certo! Depois, já em casa, a experiência faz a gente aprender muito mais, é verdade, e por isso quero compartilhar com você pontos bastante importantes:

1 – Envolva no processo a pessoa que você mais confia. No meu caso, o marido sempre estava por perto na hora do banho. Era ele quem preparava a banheira, e ficava juntinho para o que fosse necessário… além de conversar com Artur na hora do banho também. Isso tornava o momento leve e prazeroso para nós três.

2 – Deixe tudo o que você irá precisar para cuidar do bebê, durante e após o banho, ao alcance de sua mão.

3 – A água precisa estar morninha, numa temperatura agradável para a pele do bebê. Teste antes!

4 – Escolha um local quentinho, sem correntes de ar. O banho de Artur enquanto recém nascido era no quarto dele, somente após ficar rapazinho e fazer bagunça na banheira, passou a ser no banheiro.

5 – Use produtos adequados para a pele do bebê, e não deixe de conferir o post “Afinal, quais cosméticos o bebê pode, de fato, usar?”.

6 – Quando tirar a fralda para dar banho na criança, certifique-se de que ela não está suja. Se estiver, faça a higiene antes de colocar o bebê na água.

7 – Use uma tolha fralda, ou toalha felpa/fralda, no banho do seu bebê.

8 – Conforme os dias vão passando, observe sua cria, construa vínculo no dia a dia e crie intimidade com o bebê, e perceba qual o melhor momento do dia para o banho. Há bebês que gostam do banho no fim do dia, assim como era com o meu Artur, e esse momento passa a fazer parte do ritual do sono. Outros gostam de banho no início do dia. Preste atenção na preferência dele, e dê banho sempre no mesmo horário. Já ouviu falar que bebês gostam de rotina?

Eu sempre enrolava Artur na toalha felpa/fralda para mantê-lo aquecido, e começava o banho pela cabeça, fazendo a higiene apenas nela primeiro. Após lavar a cabeça, tomando o cuidado de proteger os ouvidos dele, e secar direitinho usando o capuz da toalha, eu continuava com o banho, agora cuidando do corpinho. O banho não era demorado, e logo em seguida eu enrolava ele novamente, para então secá-lo, sem esfregar. Toda a delicadeza no manuseio de um recém nascido é bastante importante! É preciso estar atenta a necessidade de cuidado do umbigo do bebê. Não negligencie essa higiene, e não precisa temer: o bebê não sente dor. A cada troca de fraldas e após o banho, limpe a área delicadamente usando álcool a 70%.

 

MATERNIDADE-ENXOVAL DO BEBE-TOALHA DE BANHO DE BEBE-TOALHA FELPA FRALDA

Toalhas felpa e fralda, com capuz, e bordados lindos e fofos! Todas elas estão disponíveis online, na loja virtual XiqueXique Brasil. Clique aqui e veja toda a linha banho da loja para bebês.

 

Esse é o tipo de toalha que eu usava em Artur, e amava! Ela é felpa na parte externa, e fralda na interna, que é a que tem contato direto com a pele do bebê. Com tecido fininho, o material tipo fralda é delicado na medida certa para não machucar a cria. A toalha tem um capuz que facilita bastante na hora de secar a criança, e é importante que ele venha forrado com fralda também, porque a cabeça do bebê precisa da proteção.

 

MATERNIDADE-ENXOVAL DO BEBE-TOALHA DE BANHO DE BEBE-TOALHA FRALDA

Toalhas fralda, com bordados produzidos manualmente, em tecido 100% algodão… pura delicadeza para os bebês! Todas elas estão disponíveis online, na loja virtual XiqueXique Brasil. Clique aqui e veja toda a linha banho da loja para bebês.

 

 

Essa toalha não tem a parte felpuda, é tipo uma fralda enorme, igualmente delicada para secar o bebê sem maltratar sua pele. Além do uso como toalha de banho, dá ainda para ser usada de outras formas: cueiro, mantinha leve, proteger do sol no carrinho, levar na bolsa da praia ou da piscina. Excelente custo/benefício, portanto.

 

MATERNIDADE-ENXOVAL DO BEBE-TOALHA DE BANHO DE BEBE-TOALHA FELPA

Toalha de banho com capuz em felpa ultra macia Buddemeyer na cor branca. Barrado no capuz em tecido piquê branco. Bordado sobre o barrado de Coroa na cor Rosa. Disponível na loja online XiqueXique Brasil. Clique aqui e veja toda a linha banho da loja para bebês.

 

Toalha macia e delicada para a pela da criança, mas sem o forro de fralda. Nesse caso, acho uma delícia para crianças maiores, ou para o bebezinho, desde que seja colocada uma toalha fralda envolvendo o corpinho do bebê. Depois de crescidinho, não há mais necessidade da proteção da fralda. Na prática, então, essa toalha acompanha a criança por muito mais tempo que as demais.

 

ASSINE!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *