Início » Casa » Pão de Queijo pra ser feliz no café da tarde.

Pão de Queijo pra ser feliz no café da tarde.

Pão de queijo no café da tarde é uma combinação pra lá de perfeita! A receita de hoje ensina a prepará-lo artesanalmente, do começo ao fim. Tânia garante que embora usar uma farinha pré-pronta seja bastante prático, nada se compara ao sabor dos pãezinhos quando a gente faz tudo do zero, e com ingredientes de qualidade. A julgar pela beleza deles, o sabor deve mesmo ficar uma gostosura. Vamos à receita?

receita-receita-facil-receita-pratica-receita-rapida-pao-de-queijo

“Esses pequenos pãezinhos de queijo tem como origem Minas Gerais, um estado localizado na região Sudeste do Brasil. Embora hoje seja um petisco popular em todo o Brasil.

A origem do Pão de Queijo não é totalmente clara. No entanto, acredita-se que no século XVIII a farinha importada no Brasil não era boa o suficiente para fazer pão. Para resolver a situação o pessoal de Minas Gerais começou a fazer pão com o povilho doce, uma fécula feita com a mandioca, uma raiz fácil de encontrar no Brasil. O resultado foi a criação do Pão de Queijo. Embora no Brasil o Pão de Queijo esteja associado à ideia de pão caseiro, a maioria dos brasileiros não o prepara a partir do zero. Na verdade, se usa muito uma farinha pré-pronta, onde se adiciona ovos e água para obter a massa do Pão de Queijo. Esta é uma maneira prática de preparar o Pão de Queijo. Eu mesma já usei a massa pré-preparada várias vezes, mas o resultado não é tão bom como preparar, você mesmo, todo o pão com ingredientes de qualidade, acredite.

Um bom Pão de Queijo será crocante for fora, macio por dentro e um pouquinho “grudento”.

Por último, mas não menos importante, o Pão de Queijo é melhor apreciado se acompanhado com uma xícara de chá ou café quentinho.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara queijo parmesão, ralado
  • 1 xícara queijo mussarela, ralado
  • 1 colher de chá de sal

1 – Pré-aqueça o forno a 200ºC e unte uma forma;

2 – Em uma panela aqueça o leite, o óleo vegetal e o sal até que comecem a ferver;

3 – Adicione o polvilho doce e misture todos os ingredientes muito bem;

4 – Deixe esfriar. Quando a massa estiver fria, adicione os ovos (um de cada vez) e misture muito bem;

5 – Adicione os queijos à massa e misture novamente;

6 – Com a massa faça pequenas bolinhas e coloque-as na forma;

7 – Asse por cerca de 15-20 minutos ou até o Pão de Queijo comece a dourar. Certifique-se de não abri o forno até que o Pão de Queijo esteja pronto.

Melhor comer logo após sair do forno.

Dicas – Você pode rechear os pãezinhos com manteiga, geleia ou até mesmo requeijão. A cor e a textura do meu Pão de Queijo é devido ao tamanho do queijo ralado que eu usei como ingrediente, se preferir ter um pão com uma cor e textura mais uniforme apenas rale o queijo mais fino. Como a massa do Pão de Queijo poderá ser ligeiramente pegajosa, para facilitar o processo na hora de fazer as bolinhas, unte as mãos com óleo antes de prepará-las.”

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

Mais receitas de Tânia:

Por um Verão perfeito: picolé caseiro de morango e iogurte.

Brigadeiro de pistache para adoçar a vida com bossa.

Alho assado com alecrim, pra tornar tudo especial.

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui, e sua fanpage no Facebook aqui. Se joga… e inspire-se!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *