Início » Empreendedorismo Feminino » Trabalho em casa e rotina doméstica: como conciliá-los?

Trabalho em casa e rotina doméstica: como conciliá-los?

Trabalho em casa e rotina doméstica são elementos que combinam entre si? Qual o segredo para ser produtiva na atividade profissional que é exercida de casa, e ainda manter o lar funcionando bem? Essas questões orbitam a cabecinha de uma de nossas leitoras, a Manu Leal, de Recife. Foi ela quem deu a ideia para este post, lançando luz sobre a necessidade de muitas mulheres empreendedoras que tocam seus negócios do coração de casa mesmo: dicas para gerenciar bem o tempo e ter sucesso no home office, ao passo que a vida doméstica não pode parar. Confira!

trabalho-empreendedorismo-empreendedorismo-feminino-rotina-domestica

Imagem: BettaLivingUK via Foter.com / CC BY-NC

Para esse post convidei 3 mulheres empreendedoras, que toparam compartilhar seus segredinhos para fazer o trabalho de casa dar certo! Tem coisa melhor que saber da experiência de quem já vivencia isso hoje em dia, já aprendeu muito com os próprios erros e acertos, fez ajustes e achou um esquema de trabalho que deu certo? Se joga nas dicas, aproveita cada sugestão apresentada e começa a aplicar na sua rotina, bonita!

Ainda estou me adaptando ao meu novo universo, mas vou compartilhar algumas dicas que me ajudam bastante. O que se tornou fundamental é um planejamento da semana, e este eu gosto de fazer escrevendo na agenda mesmo, apesar de gostar muito de tecnologia eu prefiro colocar no papel meus objetivos pessoais e profissionais para a semana, e depois vou colocando os objetivos em cada dia, fazendo uma distribuição. Isso me ajuda muito porque quando começo um dia sabendo exatamente o que preciso fazer nele, me sinto mais centrada do que começar um dia pilhada com diversas coisas que tenho que fazer, então isso me ajuda por um todo.

Na rotina de casa, neste momento o que está funcionando mais é dedicar um dia somente para a limpeza e organização da casa, assim foco somente nisto, caso contrário fico arrumando a casa, respondendo cliente e pensando na encomenda que tenho que fazer… ou seja, acabo fazendo nem um nem o outro.

Acho bacana dizer que existe diversas formas de se organizar, então é importante ir testando, pois cada um tem sua rotina e forma de organização, e de repente a melhor dica não será a que irá funcionar para outra pessoa. Eu fiz muitos testes, e ainda vou experimentando conforme vou aprendendo, e vou aprimorando para minha rotina e necessidade.

Na parte da alimentação faço algo que me ajuda muito na semana: dedico algumas horas para adiantar algumas providências no preparo da comida. Separo um dia para temperar carnes, deixar cortadinhas e no potinho congeladas, já pensando no prato que irei fazer, assim será somente cozinhar, e não irei precisar dedicar este tempo para isto. Também faço isso com feijão: cozinho para semana toda, e congelo, e não perde nadinha do gosto de fresco. Outra coisa que também faço é com legumes: deixo cortadinho e limpos, e temperos caseiros como cebola e alho já deixo cortado e prontinhos para uso naquela semana, isso me ajuda muito a otimizar meu tempo.” Aline Santana é artesã, e dona da loja virtual Boutique Ateline, loja especializada em objetos de MDF para decoração afetiva, e artigos personalizados.

Sou Sara Fredrich. Trabalho com desenvolvimento humano em várias frentes – em busca da melhor expressão do ser lindo que somos. Sou assistente virtual de uma mentora de sucesso e de uma terapeuta consteladora, sou professora e empreendedora de inglês, trabalho com moda e inspiração, e estou começando a administrar a empresa que tenho com minha mãe. Isso em 4 horas do meu dia, aproximadamente 🙂 Nas outras horas sou Sara, 33 anos, separada, mãe solo da Ana Luiza, de 2 anos.

Para trabalhar em casa é necessário muita organização e auto estima. Sim, auto estima. Porque estar em casa ainda não é valorizado pela sociedade, ainda parece que ficamos o dia todo fazendo nada. Mas isso são as pessoas, e não devemos nos importar com o que pensam, mas é importante que nós saibamos o nosso valor, o valor que agregamos à vida de nossos filhos, o trabalho-arte que realizamos. Eu sentia essa pressão no início, foi difícil. Mas com ajuda de minha mentora de sucesso, eu percebi que só por estar em casa (cozinhando, limpando, cuidando) eu contribuía com mais de 3 mil reais para a receita da casa, da família. Isso me ajudou a perceber o valor que minha escolha agregava.

Isso já são quase 2 anos. E aqui estão as dicas que eu daria, os nortes que eu escolhi para viver melhor nesta situação:

  • Planeje no dia anterior as principais coisas a serem feitas nas primeiras horas do dia seguinte.
  • Priorize o que você precisa de concentração para fazer, separe do que você pode fazer com as crianças ao redor.
  • Acorde cedo, antes das crianças. Essas horas iniciais serão seu pico de produtividade no trabalho.
  • Se arrume assim que acordar. Não trabalhe de pijama. Maquie-se. Honre o seu momento profissional.
  • Planeje a comida da semana. Faça 2x/semana comida para os outros dias, deixe porções congeladas.
  • Não limpe tanto a casa!
  • Lave a louça, estabeleça seus limites com as crianças.
  • Banco, mercado, contas levam mais tempo com eles, mas retire a pressão do tempo e transforme isso em passeios. Envolva as crianças nas atividades também.Sara Fredrich é assistente virtual de Simone Mitjans, Mentora de Sucesso para Mulheres.

“Primeiramente gostaria de dizer que fiquei lisonjeada quando a Lidi me convidou pra dar meus “pitacos” por aqui, e agradeço imensamente o convite. Vou contar aqui um pouquinho da minha rotina pra vocês. Para manter a casa sempre em ordem eu divido a faxina semanal por cômodos e faço um pouquinho por dia. Faço a limpeza pesada de um ou dois cômodos e só dou uma geral no restante da casa. Faço tudo de manhã, não sei se é impressão minha, mas parece que de manhã o tempo passa mais depressa. (rsrsrs) Já aproveito que estou cuidando da casa e faço almoço. Depois da casa limpa, almoço feito, louça lavada e café novinho vou trabalhar. Como a maioria das minhas peças são sob encomenda, não consigo criar uma rotina como  faço com as tarefas da casa, então estou sempre me planejando.

Meu ateliê fica em um quarto da minha casa, que foi transformado em local de trabalho, portanto concentro tudo o que é trabalho somente no ateliê, não levo nada para os outros cômodos, isso facilita muito na hora da organização.

Creio que o planejamento seja fundamental para que tudo flua, sem stress, sem corre corre, pois eu escolhi trabalhar em casa para curtir meus filhos e meu marido. Pra mim não faz sentido trabalhar até tarde da noite, finais de semana, feriados, então trabalho de segunda a sexta no período da tarde na produção das peças, nos finais de semana e à noite sempre arrumo um tempinho para responder e-mails, levando em consideração que muitas clientes trabalham, e somente estão disponíveis para esclarecer dúvidas nesses horários.

Aqui no ateliê tenho um painel onde coloco os pedidos, e eles são fixados por imãs de acordo com o tempo que falta para entregar, geralmente todos chegam e saem com o imã verde, sem pressa, tudo planejadinho (rsrs), mas há alguns que logo que chegam ganham o imã amarelo e saem no vermelho, pois sempre faço o máximo que posso para atender as clientes, mesmo as que deixam tudo pra última hora.

Com a limpeza e arrumação da casa faço parecido (adoro uma anotação rsrs). Fiz uma tabelinha bem simples, no caderno mesmo, com tudo que eu tenho que fazer. Anotei as coisas que preciso fazer todos os dias e embaixo separei por “Dias Da Semana” e anotei quais cômodos vou fazer a limpeza pesada e em quais dias. Fazendo um pouquinho por dia o serviço não se acumula e casa fica sempre em ordem.

Então meus dias são assim, de manhã cuido da casa, á tarde trabalho na produção e à noite fico com a família. Eu tenho uma dificuldade enorme pra dormir cedo, então depois que coloco as crianças na cama aproveito esse tempinho para assistir cursos, pesquisar tendências e me atualizar, sou inquieta e sempre estou querendo aprender algo novo, e esse tempinho à noite é ótimo pra isso!” Joyce Martins é artesã e dona da Detalhes em Foco, loja virtual especializada em artigos em feltro e tecido, tudo para o universo infantil.

Não deixe de conferir:

Veja dicas de 5 mulheres empreendedoras e saia do lugar!

Empreendedorismo: 6 maneiras de agir, e nunca desistir!

Produtividade: 5 mulheres empreendedoras dão dicas top!

De hobby a trabalho: como ganhar dinheiro?

ASSINE!

3 comentários sobre “Trabalho em casa e rotina doméstica: como conciliá-los?”

  1. Elaine comentou:

    Bom dia amadas!! Muito bom esse artigo, ainda sofremos muito com o preconceito de quem diz que não fazemos nada ou sempre perguntam: Você não trabalha? Mas amo o que faço e poder acompanhar o crescimento de nossos filhos é gratificante. Obrigada pelas dicas. Beijinhos

  2. Manu Leal comentou:

    Lidi, muito obrigada!! Ficou ótimo o artigo! Excelente os relatos dessas guerreiras! Vou agregar as dicas e continuar tentando a melhor maneira pra mim. Breve vem o lançamento da minha marca. Xero!

  3. Paula comentou:

    Boa Tarde

    Agradeço imensamente por este artigo, não é porque optamos trabalhar em casa que somos “menos” , somos o que somos e fizemos corajosamente uma opção que pode dar errada em termos de escolha como muitas outras, e temos mais responsabilidades porque vamos adquirir rotinas que em um trabalho fora do lar é mais prática, pois em casa temos os outros que precisam se adaptar a nossa escolha e perceberem que trabalhamos na mesma, mas estamos próximas ao “lar”e a disponibilidade é diferente.

    E quanto a opinião alheia, os outros são os outros, e desde que sejamos profissionais em nossas escolhas e o respeito por não só como indivíduos pensantes e atuantes para conosco e semelhantes tudo alavanca o nosso sucesso pessoal e profissional, obrigada por vosso artigo/matéria, que estas situações fossem mais debatidas em nosso país, assim não existiriam idéias pré-concebidas do trabalho em casa.

    Beijinhos e obrigada mais uma vez por vossas vozes

    Paullinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *