Início » Decoração » Salas » Caminho de mesa: usar ou não?

Caminho de mesa: usar ou não?

Na semana passada, no formulário de comentário deste post, onde a proposta é mostrar alternativas para a decoração de uma mesa de jantar, uma leitora me fez a seguinte pergunta: “Gostaria de saber se ainda usa caminho de mesa para mesa”. Pergunta objetiva e direta, e minha posição é a de que esse tipo de peça é puro charme! A leitora disse que tem dúvidas quanto ao uso na mesa de vidro dela, eu uso na minha de madeira, e no final das contas eu acredito é numa decoração com identidade: a nossa! E por que não deixar a mesa à mostra? Se queremos usar uma peça tão delicada, o ideal é se jogar e ser feliz! Se renda ao caminho de mesa, bonita! Eu te conto por que vale à pena:

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa4

Verdade seja dita: muito do que nossas vovós faziam carregam um charme à parte, e nem sei porque se perderam no tempo. Caminho de mesa, por exemplo, foi um tipo de peça bastante usado no tempo delas… que bom que estão de volta! Esses queridinhos são peças bem vindas na sua mesa dos dias de hoje, sim. Os estilos variam bastante, e tudo depende de como é o seu gosto pessoal: há peças de algodão, juta, rendas variadas e tecidos os mais refinados. Qual o seu estilo?

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa2

Caminhos de mesa: todos da loja virtual XiqueXique Brasil. Clique aqui para conferir!

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa6

Na hora de servir, o caminho de mesa pode ser combinado com jogos americanos, já pensou nisso? Use o caminho de mesa no centro da mesa, no sentido do comprimento, para apoiar travessas ou pequenos arranjos de flores. Nas extremidades, para cada convidado, disponha o jogo americano que receberá o prato e talheres para refeição. Brinque com a variação de tons das peças e monte sua mesa bonita de viver. Para uma mesa clássica, aposte nas peças de renda. A propósito: renda a linho, casadinhas, ficam lindas!

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa3

Caminhos de mesa da XiqueXique Brasil. Clique aqui e confira peças lindas de viver!

casa-decoracao-roupa-de-mesa-caminho-de-mesa5

A peça pode ser usada em qualquer tipo de mesa: vidro, madeira, quadrada ou redonda. A proposta é deixar sua mesa à mostra no dia a dia, e ser uma alternativa bastante prática com relação a toalha de mesa. Quando suja, trata-se de uma peça bem menor para ser lavada, passada e guardada. Eu amo e tenho alguns deles. É o que uso, mesmo, no dia a dia. Para quem tem mesa redonda, ainda há um recurso bastante interessante, que segue a mesma linha da mesa mais à mostra, com mais praticidade no dia a dia: os centros de mesa. Confira mais inpirações:

casa-decoracao-roupa-de-mesa-centro-de-mesa

Centros de mesa da Xique Xique Brasil. Clique, visite a loja confira a variedade de itens para vestir a mesa por lá.

A Xique Xique Brasil é uma loja virtual que nasceu da inspiração de duas mães arquitetas, apaixonadas pelo mundo do bom gosto e dos trabalhos artesanais: Roberta Melo e Maria Cecilia. Os produtos passam por uma cuidadosa seleção, o que garante um enxoval precioso para sua casa. Para conhecer todas as delicadezas da loja, sinta-se à vontade e clique aqui. Não deixe de acompanhar as novidades da Xique Xique Brasil no Facebook. Clique aqui, curta e acompanhe! No Instagram todas as novidades e lindezas também desfilam lindamente para você: clique aqui e siga!

ASSINE!

50 comentários sobre “Caminho de mesa: usar ou não?”

  1. Danny comentou:

    Eu uso. Nunca pensei em não usar… Será que eu sou brega e ultrapassada? rsrsrs
    bjs para todas

  2. Dolly comentou:

    Olá Bicha, acho que a decoração de uma casa é muito pessoal indo além das tendências..nem tudo o que vemos em revistas, blogs são aplicáveis ou por gosto pessoal ou questões outras como econômica. Confesso a você que sempre fui avêssa a crochets, entretanto, uso toalhinhas de crochet nas mesinhas, na minha mesa de vestir no quarto e as famosas ” trilhas” ou trilhos em mesas de jantar. Os uso porque tenho uma coleção feita por minha avó materna e outras pela mamma…Dão uma trabalheira que só, porque o valor artísitco do crochet só é percebido quando devidamente engomado..até aprendi a fazer a tal gomagem…
    então, respondendo a ti ou a quem se interessar pela matéria, acho que nossa personalidade entra em tudo principalmente em ser o que somos sempre…quem gosta usa…quem não gosta não usa ou finge gostar, sei lá…eu uso e ponto…é cafona????? tem tantos outros modismos ridículos que o povo segue só para ser moderno que vai muito mais além da cafonice em usar toalhinhas de crochet na decoração
    Beijocas carinhosas
    bicha Vó

  3. Luma comentou:

    Eu não uso caminho de mesa, porque a minha decoração não combina e acho que a leitora deveria observar o restante da decoração que ela possui, os móveis e os enfeites e se ‘casar’, tudo bem! Moda é algo singular e pessoal.

    Mas deixa eu te falar uma coisa – sou bem prática e tudo aquilo que é só bonito não me satisfaz. Para que ter um caminho de mesa, qual a utilidade?

    Para não dizer que não uso, uso sim! Para forrar um aparador de madeira, quando vou servir refeições à americana, mas só para proteger a madeira – já tentei bandeijas e não deu certo.

    Beijus,

    1. Regina comentou:

      o caminho de mesa,também serve para proteger a madeira ou vidro da mesa…eu tinha dúvidas,mas acho que no caso,minhas cortinas são estampadinhas…um caminho de mesa branco,dá um toque final! o que você acham?

  4. Fabiana Correia comentou:

    Ah Lidi, eu uso e acho muito lindo!
    Não vejo porque não usar, sinceramente!
    Confesso que prefiro usar as toalhas, ficam mais arrumadas, mas nãoa cho que com o trilho fica feio. Dá um toque diferente!


    Que bom que te fiz lembrar das tuas raízes, realmente esperar assar a castanha de caju é tudo de bom!

    Bjão!

  5. Cláudia Ramalho comentou:

    OI, Lidi, eu tb uso. Aqui no nordeste é tão comum e tão a nossa cara… procuro uns que combinem com a decoração e pronto.
    Como vc disse, o importante é gostar né?
    Adorei teo comentário hoje no blog.
    Um cheiro.

  6. Cibele comentou:

    Lidi, na minha da sala de jantar eu uso tbm, mas na minha opinião não gosto de caminhos em mesinha de centro, mesa lateral, aparador eu não uso pois acho que não combina com a minha decoração.

    Beijokas

  7. fátima comentou:

    eu tenho mesas de madeira e não uso caminhos, não gosto. em mesa nenhuma, de nenhum jeito.

    mas… gosto é gosto, né?

    bj

  8. Izabelle Nossa comentou:

    Oi, Lidi,
    Nossa, que bafo a discussão das xícaras, não é?
    Bom, em relação a este post, concordo com você: se você gosta, se faz o seu estilo, por que não usar?!
    Eu particularmente acho que fica muito fofo.
    Beijos,
    Belle.

  9. Ana Claudia comentou:

    Depende!! depende muito do que vc tem em casa, da decoração atual e as vezes vc pode fazer uso de caminhos temáticos tb!!
    Uma mesa de vidro com um belo arranjo é bonita mais sempre a mesma coisa cansa e variar um pouco é bom, combinando com os elementos da decoração.
    Brincar faz parte e se sentir bem é melhor ainda, afinal é nosso Lar Doce Lar.
    beijin Bicha

  10. Jane Murback comentou:

    Eu também acho que depende das combinações com o resto da casa.
    E também depende da época, as vezes a pessoa fez uma viagem, volta com uma lembrança (Nordeste por ex) e naquele momento está amando aquela peça. Ai fica com vontade de usar e não há nada que impeça!
    Na nossa casa a gente pode tudo.
    Bjo

  11. Vania comentou:

    Olha, eu não uso e não gosto. Mas não é por estar na moda ou não. Acho que não é bonito mesmo, a decoraçao fica muito “poluída”.
    Um toque antigo, vintage, cai bem mesmo em ambientes muito modernos. Mas prefiro outras coisas antiguinhas: um móvel com história, uma louça florida… toalhinhas e caminhos de crochê não.
    Como a Claudia perguntou se está usando, acho que temos que dizer a verdade: na moda não está mesmo não. Mas se voce gosta, moça, use, que o que é de gosto regala a vida…rsrs.

  12. Silvana comentou:

    Oi Lidi

    Na minha ex-mesa de vidro eu usava.

    e não to nem aí pro que os outros pensam, pois amo detalhes, coisinhas, enfeitinhos, feminilidade…

    Desde qdo um artigo como caminho, tão bem trabalhado, tá fora de moda? NUNCA!

    Até hoje uso de tudo um pouco, é só saber dosar.

    Beijooo

  13. Flávia Zocoler comentou:

    Lidi, eu uso. Minhas tias mineiras me deserdariam se eu não usasse!

    Além disso eu gosto mesmo. Adoooro um crochezinho bem feito, daqueles de linha bem fininha (merce croche) que de tão delicados parecem uma renda.

    Tenho ressalvas com croche de linha grossa. Barbante nem pensar, nem para tapete.

    Gosto é gosto… e viva a liberdade!

    O importante é que a casinha da gente esteja sempre vestida para festa e que um sorriso aberto esteja sempre pronto para receber quem chega.

    Bjssss

  14. Lidia comentou:

    Ola , amada
    Vim agradecer a palavras de apoio , Obrigada
    eu concordo com vc , eu também uso e não me importo se esta na moda ou não
    bjssssssssssss

  15. Isabel Cristina comentou:

    Ola,Lidi …Eu gosto muito a mesa fica praticamente nua e isso não esconde a beleza da mesa.O que eu não gosto é das benditas toalias que esconde a mesa.
    Um grande cheiro.

  16. Patricia Mascarenhas comentou:

    Bom, se a pessoa gosta, entao usa…
    Eu odeio, nao uso de jeito nenhum, nem em mesa de vidro, nem madeira. E se chego na casa da minha mae, explico que isso ja nao se usa… rsrsrs
    Voce pode usar como protecao do aparador na hora de servir um jantar, como foi lembrado no comentario acima, ou ao inves da toalha de mesa, atravessado para dois convidados (essa eh uma forma moderninha de usar o dito cujo). Eu prefiro a mesa nua, com um lindo vaso em cima e deixo os individuais e toalhas de mesa, somente quando a mesa esta sendo usada.

    Mas o mais importante eh voce achar sua casa linda!

  17. Fatima comentou:

    Uso e gosto muito.
    Combiana com a minha mesa e com o resto da decoração.
    Bjs.

  18. Michelle comentou:

    Tem que dar uma olhada no resto da decoração como muitas falaram, eu particularmente gosto de caminhos de mesa…..pois sem, parece que está faltando alguma coisa!!! Mas os decoradores não tem achado essa questão muito atual, mas fica aquela coisa, né!!! Todo mundo igual, agora a moda é o tal prato c/ bolas de murano e eu nem sei o que é esse tal de murano…Na real, acho que cada um tem que por o que gosta!! Beijooooooos

  19. chica comentou:

    Acho que se gostamos. é o que importa. A casa é nossa e só devemos usar o que sentimos bem ali sem preocupações. beijos,chica

  20. sonia sousa comentou:

    ora bem eu não tenho mesa de vidro mas se tivesse usava se achasse que ficava bem…a minha moda na minha casa quem a faz sou eu …achoq ue tem mesmod e ser assim- amo decoração mas sou completamente leiga -muitas coisas da “dita moda” eu nem gosto. Um dia vou ter a minha casa como quero-um lar não uma casa de vitrine.

  21. Carol Santana comentou:

    O beeecha… vc já quer uma polêmica neam?!?!?
    lembra aquele tipo de mesa de madeira e vidro quase padrão, que tinha na maioria das salas de jantar de alguns anos atrás? Era chique e bonito. Ainda é na verdade. Mas nessa situação do caminho de mesa, eu (cara muito pessoal isso.) não poria. Eu acredito que nessa situação, o caminho de mesa ficaria no buffet e não na mesa. Na mesa eu poria um crochezinho redondo, com um vaso! (Mentira, eu não poria nada, isso não tem minha cara).
    Fato é, que eu nem tenho mesa de jantar, e eu imagino que a minha seja (tem que ser nesse final de semana), de madeira pintadinha de branco… Affff, sei lá, fiquei confusa.
    Vou perguntar pra minha mãe e já volto!
    bjocas,
    Carol

  22. Cláudia Anderson comentou:

    Como você mesma disse é uma questão de gosto,não existe brega ou cafona quando se é feito com amor.Eu uso e acho que pra sempre vou usar caminhos de mesa,principalmente aqueles feitos de crochê ,pelas nossas proprias mãozinhas….

  23. Tri comentou:

    Minha mesa é ultra pequena e não é vidro. Mas eu acho que se eu tivesse mesa de vidro usaria. A história é assim: mamãe tem um mesão de vidro com madeira = usa, titia tem também = usa, vovó (chiquéeeerrrima) = usa! Então só nessa família aqui são 4 votos = USAMOS

  24. Luci comentou:

    Confesso que não estou lendo os comentários das Bichas, por questão de tempo mesmo 🙁
    Eu adoro caminho de mesa e tenho alguns especias, guardados. Foram feitos por minhas avós, tias-avós, mãe, tias… Sempre dou um jeitinho de usá-los.
    Acho que o mais importante é você cuidar do seu canto do jeito que você gosta e se sente bem.

  25. Pingback: Como decorar uma mesa em fibra natural e vidro? « Bicha Fêmea
  26. Trackback: Como decorar uma mesa em fibra natural e vidro? « Bicha Fêmea
  27. ANA comentou:

    Olha, é a primeira vez que eu faço um comentário, estou experimentando, … aqui no trabalho tem uma mesa de reuniões lindíssima …. e se eu colocar um caminho de mesa…. meu chefinho me expurga …. tem um vaso de murano lindo que custou mais que a mesa da minha casa …. lá eu uso caminho de mesa …. em cima de mesa de madeira …. faço com retalhos de chita …. de fuxico fica lindo …. de crochê prá ocasião especial …. tem os de renda … de tear … eu tenho muitos e gosto de variar … os listrados com cores fortes estão na moda e ficam lindos …. quando eles estão na mesa são caminhos de mesa …. às vezes eles mudam de função e vão para o aparador …. ou em cima do fogão …. ou da máquina de lavar …. experimenta um trilho em cima da geladeira …. fica ótimo …. já usei canga …. daquelas indianas com franjinhas …. também fica lindo …. tendo estilo tudo fica legal … o bom mesmo é inovar … continuem assim …. beijos quando enjoa tira ….

  28. ANA comentou:

    Que lindinho …. logo que postei o comentário ele já apareceu …. eu esqueci de dizer …. a mesa linda do escritório tá toda riscada …. mesmo que eu coloquei um feltro de proteção debaixo do murano …. a mesa lá de casa ainda não riscou …. o caminho tem utilidade …. serve de proteção …

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Ana!
      Que bom que você se animou a comentar no Bicha Fêmea. E eu gostei muito de ler por aqui. Dá para se notar o quanto você gosta de cuidar da sua casa. Acho que muitas de nós gostamos. 😀
      Fique á vontade para comentar muito mais vezes, viu?! 😉

  29. Pingback: Como decorar uma mesa de jantar | Bicha Fêmea
  30. Trackback: Como decorar uma mesa de jantar | Bicha Fêmea
  31. daniela benett comentou:

    olá,,como se diz 😮 eterno croché bem feito nunca morre…,,descordo com á modernidade demais,,nós somos o espelho do nosso lar,,não estamos tão avançados com á modernidade,,é claro que tudo tem seus limites….não devemos encher uma casa de croché por todos os lados,,mas com certeza ele faz á diferença e porque não levar á frente de geração em geração..

  32. Pingback: Decoração de salas de Jantar e Estar | Bicha Fêmea
  33. Trackback: Decoração de salas de Jantar e Estar | Bicha Fêmea
  34. Virginia comentou:

    Ah! eu tenho uma mesa de quatro lugares (de vidro) eu coloco sempre em baixo de algum enfeite uma pequena toalha de crochê (tipo um guardanapo) crochê com aquela linha finíssima…. acho que isso combina sim. e se vc também tiver um jogo americano com crochê finíssimo e depois vc dá uma engomada no crochê fica uma maravilha! e aí também juntando com umas peças bonitas e usando o bom gosto e bom senso que é primordial em uma decoração. bjus eu estou adorando esse blog!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Nossa! Quantas dicas, Virginia! 😀
      Obrigada por manifestar que tem gostado tanto do Bicha Fêmea. 🙂

  35. silvane comentou:

    ola amiga, tenho a mesma opinião que a sua quanto ao caminho de mesa, na mesa de jantar, apenas acho que devemos ter bom gosto, e se a mesa é minha, a casa é minha, dane-se a moda, bjs, adorei passar por aki

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Silvane!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea! 🙂

      🙂

      Lidi

  36. Teresa Rocha comentou:

    Eu sou da opiniao que na casa , a gente deve usar, colocar o que vai pelo coraçao, o que a gente acha que fica bem na casa. Que traz calor, simpatia e alegria.

    Nao sigo moda, sigo meus passos e historia da familia.

  37. Cinara Rodolfo Leite comentou:

    Eu também gosto de caminho de mesa em mesa de vidro
    e uso muito.
    Uso também toalha grande,pois não gosto de mesa sem cobertura.

  38. Luciana Shirley comentou:

    Eu não uso, sou muito prática e não tenho muito tempo e nem paciência com certoas coisas, além de não gostar muito do visual do crochet, mas não critico quem gosta, é muito individual, o importante é se sentir bem né mesmo?

  39. Mary comentou:

    Eu faço e ache lindo. Com linha grossa fica bem moderno, com fina fica retrô e delicado. Mas confesso que não usao porque não combina com a minha decoração clean. E também como quase não tenho tempo, acho que dá muito trabalho, juntam poeira e meu filho é alérgico. Mas não está mais fora de moda, ele votou como sempre volta. Cada gosto é uma sentença. Use a abuse do jeito que vc gostar, a casa é sua!!!

  40. Aracelly Araújo comentou:

    Olá, adorei o website que acabei de conhecer rsrsrs…

    Bem, comprei uma mesa de vidro recentemente e fiquei realmente preocupada usaria ou não caminhos de mesa… Mas foço o seguinte, quando o arranjo é bem trabalhado e chamativo, não uso caminho de mesa. Quando o arranjo é mais simples coloco meus caminhos de mesa que dá um ar de casa de mulherzinha delicada kkkkkkkkk

    Bicha, amei seu espaço e seu jeitinho de tc com a gente!

    ARRASA…

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Bem vinda ao Bicha Fêmea, Aracelly!
      Se quiser receber as atualizações do blog em seu e-mail, e gratuitamente, basta fazer seu cadastro aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      Beijos,
      Lidi

  41. Rosangela comentou:

    Voces são ótimas
    conheci o site agora e amei tudo o que li
    parabens

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Que bom, Rosangela!
      Obrigada!
      Seja bem vinda, viu?
      Se quiser ficar por dentro das novidades em seu e-mail, faça seu cadastro aqui: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=blogbichafemea&loc=pt_BR

      É grátis! =)
      Beijos,
      Lidi

  42. Carolina Vieira da Silva comentou:

    Lidi,
    Eu sou bem dessas que não me importo muito com moda na decoração da casa. Minha casa é colorida, cheia de artesanato… Sou daquela que colocar pano de prato todo fofis no fogão. Odeio ver fogão fechado sem um paninho por cima, hehehe.
    Fui criada no interior e acho que isso influencia. Eu também tenho mesa de vidro e coloco caminho de mesa sim, hehehe.
    Beijos :o))

  43. Adriana Brandelli comentou:

    oii, eu uso, gosto muito!

  44. bela comentou:

    Eu as vezes uso para mudar um pouco a cara da minha decoração.

  45. carmem queiroz costa comentou:

    EU USO CAMINHO DE MESA EM MESA DE VIDRO. SÓ QUE, EU PENSO COM TECIDOS MAIS LEVES.

  46. JOSY GOMES comentou:

    OLA GAROTAS , EU USO SIM SEM IMPORTAR-ME SE E CAFONA , SIMPLESMENTE GOSTO.E DIGO MAIS, PENSE UMA MESA DE VIDRO COM UMA BASE BONITA,TODA COBERTA COM UMA TOALHA? QUAL A GRAÇA DO VIDRO?… UM CAMINHO PARA DAR UM TOQUE ESPECIAL FICA ELEGANTE….E SO SABER ESCOLHER .USE E ABUSE……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *