Início » Casa » Como fazer barra de cereal caseira?

Como fazer barra de cereal caseira?

A barra de cereal caseira é uma excelente alternativa para manter uma alimentação saudável no dia a dia, já que além de ser fonte de fibras, o que é muito bom, ela será feita em casa: então a boa procedência é garantida! A seguir você vai aprender como preparar as suas, e quem te ensina é uma amiga querida de longa data: Tânia Telva.

Há um bom tempo estávamos sem conteúdo de receitas aqui no Trololó de Mulher, e fiquei quietinha aguardando que o tempo me mostrasse uma nova parceria para reativar essa categoria de conteúdo. Dia desses reencontrei Tânia virtualmente, já que ela mora em Londres e, conversa vai, conversa vem… não é que descubro que a bonita estava a todo vapor na cozinha e, de quebra, editando um blog lindo de viver? Pensei em você, leitora querida, e tive certeza no momento em que visitei o blog da minha amiga que você se apaixonaria também… agora veja como tenho razão:

receita-barra-de-cereal-caseira

Por um longo tempo eu tenho tentado diferentes maneiras de introduzir mais fibra em minha dieta. Eu gosto muito de cereais, nozes, legumes e frutas, o que significa que para mim não tem sido muito difícil fazê-lo, no entanto, por vezes, é difícil manter uma dieta saudável, equilibrada e rica em fibras. Seja porque eu não tenho tempo para preparar uma boa refeição, ou porque estou viajando e longe da minha cozinha, ou porque estou com preguiça e não tenho vontade de cozinhar.

Nesses momentos a receita de hoje, barrinhas de cereais caseira, é perfeita. Preparadas com ingredientes orgânicos, essas barras de cereais são sinônimo de uma comida saborosa, saudável e energética. Elas podem ser apreciadas como parte de seu café da manhã ou como um lanchinho para quando você está sentindo um pouco de fome.

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia orgânica;
  • 1/2 xícara de amêndoas orgânica, picada;
  • 1/2 xícara de  sementes de abóbora orgânica;
  • 1/2 xícara de sementes de girassol orgânica;
  • 1/2 xícara de castanhas do Pará orgânica, picada;
  • 1/4 xícara de frutas secas orgânica;
  • 1/3 xícara de manteiga de amendoim orgânica ou óleo de coco;
  • 1/2 xícara de mel orgânico;
  • Uma pitada de sal.

1- Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse a aveia, amêndoas, sementes de abóbora e sementes de girassol por 10 minutos;

2- Em uma panela aqueça a manteiga de amendoim (ou óleo de coco) com o mel, apenas até a manteiga derreter. Deixe de lado para esfriar um pouco;

3 – Em uma tigela misture todos os ingredientes até eles amalgamarem bem;

4 – Forre uma forma quadrada com papel manteiga e adicione a mistura; com uma colher espalhe a mistura na forma e pressione-a com firmeza;

5 – Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Após, corte com uma faca afiada.

Estas barras de cereais mantêm-se bem à temperatura ambiente por até 1 semana. Dica – você pode mudar ou adicionar novos tipos de nozes e sementes como quiser, o importante é manter um bom equilíbrio entre os ingredientes secos e líquidos caso contrário, a barrinha não vai “grudar”. Se você gostar de uma barrinha mais crocante e doce adicione, extra, 1/3 xícara de açúcar mascavo quando você aquecer a manteiga de amendoim (ou óleo de coco) com o mel.

receita-barra-de-cereal-caseira2

Porque esta receita tem sido um sucesso entre os meus amigos, de vez em quando eu não perco a oportunidade de dar-lhes barras de cereais como um presente. Você sabe por quê? Bem, uma vez eu li uma frase que dizia: “cozinhar é amor feito visível”, então eu expresso amor, compartilhando o que eu cozinho.”

tania-teva-i-want-to-be-a-cook-receitas

O blog de Tânia é apaixonante, chama-se I Want to be a cook. Quando o conheci vivi de amores pela forma como Tânia escreve, num jeitinho gostoso que cativa a gente… parece que estamos na cozinha, ao lado dela, enquanto ouvimos a moça falar. Além do mais, as imagens são mesmo um espetáculo à parte. Tânia tornou-se mestre em fisgar a gente pelos olhos. Com imagens que chegam a ser poéticas, acho muito difícil que você não se apaixone também… confira o blog de Tânia clicando aqui, e sua fanpage no Facebook aqui. Se joga… e inspire-se!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *