Início » Casa » 2º post da série para organização da casa: cozinha.

2º post da série para organização da casa: cozinha.

Cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa. Parece simples manter a organização da casa, mas não é bem assim para quem não fez disso um hábito. O objetivo desta série de posts, que já teve o primeiro deles sobre home office, é te ajudar a manter a casa em ordem, porque isso vai fazer você economizar tempo e energia no dia a dia, que você pode transferir e empregar em outras atividades. Isso, bonita, se traduz em qualidade de vida também!

O Trololó de Mulher teve o privilégio de receber dicas preciosas de Personal Organizers queridas. Cada uma delas preparou orientações valiosíssimas acerca dos diferentes cômodos da casa, e o resultado é que teremos uma série de posts por aqui pra deixar a casa nos conformes. O de hoje é o post Nº2, será sobre a cozinha, e a expert que aponta como colocar ordem nesse espaço da casa é a Luana Vieira, Personal Organizer de São Paulo-SP e região. Confira!

Não deixe de conferir o primeiro post da série: clique aqui e veja como deixar seu home office em ordem!

O 3º post da série saiu! Clique aqui, confira e deixe sua penteadeira organizada e linda de viver.

O quarto está repleto de estratégias muito úteis: clique aqui e veja como organizar o seu closet.

O quinto post está cheinho de dicas bacanas: clique aqui e veja como deixar o quarto infantil em ordem!

Kitchen utensils and spices in bowls in stainless steel kitchenImagem: Uncle Bob´s

Cozinha, o coração da casa!

Para uma casa funcionar, ela tem que estar lá. Ela nos fornece o alimento da vida e por ela todos os membros da família passam diariamente. Que tal dar hoje uma atenção especial a sua cozinha? Aqui vão algumas dicas para ajudar você a mantê-la limpa e organizada:

– Analise todos os eletrodomésticos e utensílios. Mantenha apenas os que funcionam e os que você usa. Colher de pau quebrada, copo de vidro trincado e torradeira que não esquenta devem dar lugar a objetos que estejam 100%. Você e sua cozinha merecem! Aqueles objetos que, depois de dois natais, você nunca usou, será que você vai usar? Que tal doar e ganhar mais espaço para as coisas que você usa? Lembrando que quanto menos coisa você tem para guardar, menos coisa você tem para limpar.

– Os objetos de uso diário devem ficar nas primeiras gavetas e nas estantes na altura dos olhos. Utensílios de uso sazonal, como panela de fondue e seus garfinhos (que devem ficar sempre juntos), podem ser guardados em locais mais altos, pois irá utilizá-los com menos frequência.

casa-organizacao-cozinha2

Imagem: Martha Stewart

– A cada 6 meses, faça uma vistoria completa em sua geladeira e despensa e descarte os alimentos vencidos. Se tiver algo para vencer que você não vá comer, aproveite a oportunidade para doar para alguém que ficará muito feliz com seu gesto!

– Use potes de mantimentos transparentes e identifique-os. É uma ótima opção para evitar os mil saquinhos de feijão, arroz, farinha… Lembre-se de cortar a validade da embalagem e colocar dentro do pote.

– Para guardar comida, use potes de vidro ao invés dos de plástico, são mais higiênicos e duram muito mais. Guarde-os sempre destampados. Prefira os de formato quadrados e retangulares, pois são muito mais fáceis de encaixar nos armários e nas gavetas que os redondos.

– Proteja suas louças mais finas separando uma das outras, na hora de empilhar, com flanela ou papel de gordura.

– E para reduzir o volume de louça na pia, tenha um copo lindo para chamar de seu e use sempre ele ao invés de cada vez que for a cozinha usar um diferente, evitando assim acumular mil copos na pia!

casa-organizacao-cozinha3

Imagem: The Merry Thought

– Faça lista de compras! Tenha na porta da geladeira um bloquinho onde todos da casa vão anotando o que precisam comprar. E na hora do supermercado, foque nela!

A cozinha é um espaço comunitário e a manutenção da organização dependerá do empenho de todos!”

luana-vieira-personal-organizer-sao-paulo-sp

Luana Vieira atualiza constantemente sua fanpage no Facebook com conteúdo relevante e essencial para que você mantenha sua vida organizada. Não deixe de conferir! Clique aqui, curta e acompanhe. Para mais informações sobre o trabalho de Luana, você pode entrar em contato através do seu site, o No Lugar. Clique aqui e confira! A expert também atualiza seu blog com conteúdo relevante e imperdível, clique aqui e confira. No Instagram você também fica por dentro de todas as suas dicas. Clique aqui e siga!

ASSINE!

Um comentário sobre “2º post da série para organização da casa: cozinha.”

  1. Luana Vieira comentou:

    Uma prazer compartilhar um pouco do que sei no Trololó de Mulher!
    Site que com uma linguagem descontraída, parece que entende o que a gente precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *