Início » Corpo » Saúde » O pão integral de sua dieta é integral mesmo?

O pão integral de sua dieta é integral mesmo?

Quando se pretende emagrecer ou levar uma vida mais saudável, logo se pensa na dieta. Uma troca bastante comum e recomendada é a do pão. É preciso trocar a versão que leva farinha branca pelo pão integral. Já se perguntou o porquê é tão importante comer produtos integrais? “A farinha branca é pobre em nutrientes, e você sentirá fome mais rápido. Já a farinha integral contém fibras, que é responsável por nos proporcionar maior saciedade”, explica a Nutricionista Jéssica Xavier, de Campo dos Goytacazes – RJ. “Escolha algum produto que contém farinha integral na sua composição, lembrando que ter uma alimentação saudável vai muito além de consumir produtos integrais. Procure um nutricionista para tirar suas dúvidas e te orientar qual melhor tratamento a seguir”, alerta nossa consultora.

saude-alimentacao-pao-integral

Imagem: Moyan_Brenn via Foter.com / CC BY

Trololó de Mulher >>> Quando se lê que um produto tem chia ou linhaça, por exemplo, ou tem cor mais escura, ou ainda recebe ingrediente como oleaginosas, e até recebe farinha enriquecida com ácido fólico ou ferro, significa que ele é integral?

Depende! Muitos produtos dizem ser integrais e na verdade não são. Por isso, sempre oriento meus pacientes a terem o hábito de lerem os rótulos dos alimentos.  O produto que se diz ser integral só tem que ter ingredientes integrais, certo?! A maioria deses produtos tem ingredientes que não são nada saudáveis. Quando vocês virem nesses itens a farinha enriquecida com ferro e ácido fólico (farinha branca), você já vai saber que não é 100% integral, por conter farinha branca. Então, a partir de agora, vamos ler os rótulos, combinado?!”

Trololó de Mulher >>> Como escolher o pão ideal, considerando que o que se quer é o integral?

Se você tem a oportunidade de fazer o seu próprio pão integral, ótimo! Agora, se você compra ele já pronto, leia o rótulo para poder escolher o melhor possível. Para o pão ser 100% integral, ele só deve conter farinha integral. Prete atenção nos rótulos, e lembre-se: os itens que aparecem primeiro são os que estão presentes em maior quantidade.”

Trololó de Mulher >>> Pão integral é pobre em calorias?

Não! Isso é mais um mito. O pão integral tem a mesma caloria de um pão de farinha branca. Porém, o pão integral contém fibras que é essencial para o bom funcionamento do intestino.”

Trololó de Mulher >>> O que é melhor: pão integral ou tapioca?

Pão integral! Por conter fibras, te dará maior saciedade. Já a tapioca, por ser de alto índice glicêmico, você sentirá fome mais rápido.  Na hora de consumir a tapioca, acrescenta uma fonte de fibra, como a chia, linhaça, entre outras.

JESSICA XAVIER-NUTRICIONISTA-CAMPO DOS GOYTACAZES-RJ

Mais consultorias de Jéssica:

Alimentos para sua dieta: as aparências enganam!

Reforçando, Jéssica atende em consultório: Ed. Alexandre Fleming, sala: 403 – Campos dos Goytacazes. Marcação de consultas: 22 99724-2115. Além do mais, ela mantém uma página no Facebook repleta de informação de qualidade, para que possamos manter nossa saúde em dia. A dica é que você clique aqui, curta e acompanhe! Além do mais, Jéssica também está no Instagram, para seguí-la, clique aqui. Para mais informações:jessicaxaviernutri@gmail.com.

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *