Início » Decoração » Dicas de Decoração » Você sabe inserir a luminária pendente na decoração?

Você sabe inserir a luminária pendente na decoração?

Eu não sabia e, cheia de dúvidas, tratei de tirá-las com uma expert. A Designer de Interiores Adriana Magre, sempre muito presente por aqui com suas dicas superultramega didáticas, esclareceu tudo que perguntei. Sabe a boa notícia?

Já te conto… eu trouxe suas respostas para compartilhar contigo, assim, quando você pensar em inserir esse recurso decorativo na decoração da sua casa, saberá tim tim por tim tim como fazê-lo, garantindo um ambiente bonito e harmonioso. Quer conferir tudo? Se joga no post e aproveite, viu?

Trololó de Mulher > Onde podemos usar esse tipo de recurso decorativo?

 

“Atualmente, é possível usar livremente as luminárias pendentes em qualquer ambiente, com função decorativa ou para iluminar. Ela é ótima para iluminar bancadas de refeições e mesas de jantar, substituir o tradicional abajur sobre mesas laterais no estar, criar um ponto decorativo sobre a bancada de um lavabo, enfim, o uso é liberado em vários ambientes.”

Veja também:

Ventilador de teto + luminária pendente: pode?

Como decorar a sala de jantar com lustre pendente?

 

Trololó de Mulher > Qual a altura ideal quando:

a – Ela estiver sobre a mesa de jantar;

 

“Para instalar sobre a mesa de jantar é recomendável que a distância entre o tampo e a luminária seja de 70 cm a 1 metro, para não criar obstáculos visuais às pessoas sentadas e também para que a luz não esteja na direção dos olhos, causando ofuscamento e desconforto visual. Evite também o uso de lâmpadas que emitem calor, como as halógenas.”

Falando sobre o ambiente de jantar, não deixe de ler:

Carol Carneiro responde: como decorar a sala de jantar?

Quer misturar cadeiras diferentes na mesa da sala de jantar?

Dicas para decoração da mesa de jantar.

 


Imagem: Essência

 

b – Ela estiver sobre a mesa de cabeceira;

 

“A distância do tampo da mesa de cabeceira e luminária pode variar entre 30 e 50 cm. Como o quarto é uma ambiente de relaxamento, um dimer para controlar a intensidade da iluminação dessa luminária é um recurso eficaz. Para uma mesa lateral, no estar, por exemplo, 50 cm é uma boa distância, que permite acomodar objetos decorativos sobre a mesa.”

Veja também:

Como decorar sua mesa de cabeceira?

 

c – Ela estiver numa área sem móvel abaixo dela.

 

“Em um ambiente de passagem, como um corredor ou hall, por exemplo, você pode usar como referência a altura das portas, em geral, 2,10m. Assim não atrapalha a circulação no ambiente. “

 

Trololó de Mulher > Alguma dica adicional?

 

1 – Evitar pendentes no ponto central da sala de estar (usar somente nas laterais dos sofás e poltronas), para evitar sombras e ofuscamentos. Quando há TV, os pendentes podem, ainda, criar um obstáculo visual entre a pessoa e a tela. Embutidos ou plafons são mais fáceis de trabalhar nesse ambiente.

2 – A luminária pendente sempre se destaca no ambiente. Por isso, vale a pena investir em um design diferenciado ou uma peça em materiais como cristal, vidro, pergaminho e seda.

3 – A luminária pendente não deve ser usada como iluminação geral do ambiente. No estar/jantar, invista também em luminárias embutidas com lâmpadas halógenas ou LED. No quarto, ela tem a função de luminária de leitura ou abajur. Na cozinha, uma iluminação geral com luz fria, ajuda nas tarefas diárias.

 

 

ADRIANA MAGRE

A Adriana edita seu blog com tanta informação útil e de qualidade que eu acredito ser leitura obrigatória para quem curte decoração e todo o universo que envolve a casa. Tanto no blog – Cores da Casa – quanto na fanpage do Facebook – curta e acompanhe – as fontes são de informação da melhor qualidade, pode apostar! Quer tirar a prova? Se joga, conheça e confira!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *