Início » Decoração » Dicas de Decoração » Wabi Sabi na decoração e o resgate do simples.

Wabi Sabi na decoração e o resgate do simples.

O mundo anda acelerado. Felizmente, nossa casa é nosso refúgio, e nela está abrigada a nossa essência. Se não dá para fazer o mundo pisar no freio como gostaríamos, que nós pisemos, então. Certamente, se o que está ao nosso redor muda de alguma forma, o mundo já não será o mesmo pra gente. Acredite nisso! A decoração da nossa casa, por exemplo, pode ter uma influência bastante significativa nesse nosso movimento pessoal de redução da velocidade no dia a dia. A Arquiteta Regiane Yuki Sabanai, nossa querida consultora, nos mostra a simplicidade cheia de significados que há por trás do conceito Wabi Sabi na decoração… deixe-se inspirar e faça, ao menos de sua casa, um mundo melhor!

Você já ouviu falar no conceito Wabi Sabi? É um filosofia de vida, de origem japonesa, também aplicada em um design específico que celebra o rústico natural. Wabi-sabi é uma espécie de equilíbrio yin e yang, porque os projetos são simultaneamente estruturados, irregulares e simples, ao mesmo tempo. Aceitando a transitoriedade do mundo material, este estilo reconhece que o mundo é um lugar imperfeito, e que os bens materiais desgastam-se e mudam de forma ao longo do tempo. Na filosofia, esses itens imperfeitos são realmente vistos como mais valiosos e interessantes! A proposta é ver a beleza, mesmo nas coisas assimétricas, impermanentes e incompletas. Wabi Sabi é uma estética de simplicidade que se mostra quando há um desapego das coisas que estamos envolvidos, seu conceito instiga a percepção de detalhes discretos e esquecidos, e é preciso ter muita humildade e sensibilidade para captá-los. Se esse estilo interessa para você, saiba como você pode facilmente decorar sua casa com design wabi-sabi.

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI

Via Abaton Architects

 

Materiais orgânicos: mantenha o espaço natural, com grandes janelas, armários de madeira aparente, azulejos de cerâmica pintados à mão e as cores originais da pintura.

Armazenamento: coloque armários embutidos para esconder fios e papéis. Espaço limpo e organizado.

As linhas horizontais: use mobiliário moderno e simples, sem adornos, com linhas horizontais para dar a ilusão de espaço e ordem.

Cerâmica: decore prateleiras e mesas com taças e vasos de cerâmica antigos.

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[2]

Via Caribbean Living Blog

Tecido e couro: decore o espaço com os artigos que duraram ao longo do tempo: kilim antigo ou almofadas de crochê, e poltronas de couro.

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[4]

Via DZine Trip

A vida orgânica: as flores frescas, vasos de plantas e tigelas de frutas.

Assimetria (fukinsei): permite ser solto e espontâneo, mais humana do que divina.

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[5]

Via Hutsly

Simplicidade (Kanos): fresco e puro. É o triunfo do estilo do artesão.

Austeridade (Koko): não consegue encontrar um uso para ele? Deixe ir.

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[3]

Via Design4Dreaming

Naturalidade (Shizen): é madeira nua, pedra bruta, e as flores do quintal.

Sutil Profundity (Yugen): uma reserva de profundidade, um misterioso, escuridão sombria.

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[6]

Via Pinterest

Liberdade de apegos mundanos (Datsuzoku): é o movimento da simplicidade, não manter as aparências.

Silence (Sejaku): serena calma do amanhecer, entardecer, final do outono e início da primavera.”

 

DECORACAO-SIMPLES-WABI SABI[8]

Via White Decorating

 

DECORACAO-ARQUITETURA-ARQUITETA-SAO-PAULO-REGIANE-YUKI-SABANAI

 

Regiane divide-se entre Brasil e Portugal, colocando sua competência a favor de uma decoração de muito bom gosto e alinhada com o estilo de seus clientes, seja em terra tupiniquim ou além mar. Você pode acompanhar mais detalhes do trabalho da Arquiteta através de seu site, o Studio Rys, ou ainda através de sua página no Facebook, clicando bem aqui. Aproveite!

 

ASSINE!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *