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Alimentos para sua dieta: as aparências enganam!

Na hora de fazer suas escolhas alimentares para sua dieta, é preciso acender o sinal de alerta: informação salva! Nem tudo o que é “saudável”, de acordo com o que vemos em muitas propagandas por aí, realmente é o melhor para a saúde. A Nutricionista Jéssica Xavier, de Campos dos Goytacazes – RJ, revela as caracterísiticas de alguns alimentos que consumimos diariamente, e por que a gente ignora algumas delas, corremos o risco de fazer escolhas inadequadas para nutrir o corpo de maneira saudável, realmente. O que é melhor?

DIETA-SAUDE-ALIMENTACAO SAUDAVEL

Imagem: USDAgov via Foter.com / CC BY

Leite integral ou Light?

Vai depender de qual objetivo você quer atingir, a diferença entre esses leites são:

Integral – possui uma concentração de gordura maior em comparação aos outros tipos de leite, e por isso é o mais calórico também.

Semi-desnatado – esse é processado em uma máquina, e é retirada toda  a gordura e colocada novamente no leite, só que em quantidade menor, e a gordura é diminuída pela metade.

Desnatado ou Light – nesse é retirada a gordura natural e adicionado os açúcares disfarçados, que contribui para o ganho de peso e te deixa rapidamente com fome.

Com as variações nos teores de gorduras presente nos leites, o leite desnatado possui menos colesterol que o semi-desnatado, e este menos que o integral, enquanto que para os teores de gorduras insaturadas e ômega 3, a ordem se inverte: o integral é o que apresenta mais quantidades.

 

Óleo vegetal ou de coco?

Se for pensar em fritura, o mais indicado seria o de soja pois leva mais tempo para atingir o seu ponto de fumaça, já o de coco não seria indicado para fritura, porém o de coco traz vários benefícios a nossa saúde e pode ser utilizado em vários tipos de preparações como: bolo, salada, coccionamento de alguns  alimentos, entre outros.”

Adoçantes ou açúcar?

Devemos ficar em alerta com os adoçantes artificiais, aqueles que são produzidos nos laboratórios como o aspartame, sacarina, acesulfme-k, ciclamato; já existe comprovação científica  relacionado em diversas patologias, a sucralose produz  compostos tóxicos quando está em contato com um alimento quente. Se for um diabético, por exemplo, sempre optar  por adoçantes naturais: estevia, monitol, xilitol, sorbitol e tagatose. Agora se você não é diabético e busca um estilo de vida mais saudável, opte pelos açúcares de  coco, demerara e mascavo, lembrando que apesar de serem mais saudáveis, eles continuam sendo açúcares (carboidratos) e devem ser consumidos em pequenas quantidades.”

Manteiga ou margarina?

Tanto a margarina, quanto a manteiga, possui suas desvantagens em relação à gordura, por serem alimentos altamente gordurosos e calóricos. Mas o tipo de gordura encontrado neles é diferente. Na manteiga a gordura é o colesterol, por ser um alimento de origem animal. Já a margarina a sua gordura é obtida  através da hidrogenação de óleos vegetais, por causa desse processo ela é rica em gorduras trans e saturadas. A manteiga então é a opção mais saudável, pois passa por menos processos industriais e recebe menos aditivos químicos do que a margarina. Quanto mais cremosa mais gordura tem. Opte sempre pela manteiga sem sal, como a manteiga ghee.”

JESSICA XAVIER-NUTRICIONISTA-CAMPO DOS GOYTACAZES-RJ

Reforçando, Jéssica atende em consultório: Ed. Alexandre Fleming, sala: 403 – Campos dos Goytacazes. Marcação de consultas: 22 99724-2115. Além do mais, ela mantém uma página no Facebook repleta de informação de qualidade, para que possamos manter nossa saúde em dia. A dica é que você clique aqui, curta e acompanhe! Além do mais, Jéssica também está no Instagram, para seguí-la, clique aqui. Para mais informações: jessicaxaviernutri@gmail.com.

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