Início » Corpo » Beleza » Medidas práticas pra restaurar sua autoestima… já!

Medidas práticas pra restaurar sua autoestima… já!

Há dias em que a gente se sente com a autoestima meio capenga mesmo… quem nunca? Isso não é bom, definitivamente. Tão logo a gente perceba que tem algo errado, que a gente olha no espelho e não se sente feliz com o reflexo, que a gente olha pra dentro e sente um certo desconforto, é preciso agir. O problema é que precisamos de medidas práticas, e nem sempre sabemos exatamente o que pode nos ajudar, como reverter a situação. Você também já se enxergou nesse lugar?

Dia desses recebi a mensagem de uma leitora querida, de longa data, a Suzy, que dizia assim:

 

Olá, bom dia !!!! Tomei um garrafão de coragem para escrever, rsrsrsr. Estou precisando de umas dicas. Tenho percebido que por mais que eu me arrume, nunca pareço arrumada, harmoniosa, cuidada, etc. Isso acontece, principalmente, no dia a dia, parece que fica faltando o acabamento, o toque final no visual. Não digo visual para passeios ou festas, pois estes naturalmente pedem uma preparação na composição do visual. Digo no dia a dia, ao acordar, colocar uma roupa, ir no supermercado, academia, etc. Esses dias, numa ida a uma lojinha de 1,99, dei de cara com um espelho… senti-me tão mal, acabada…descombinada…desarmoniosa…horrorosa. Enfim, quais os pequenos detalhes que dão um toque de harmonia e bem cuidado ao visual?? Qual o segredo??

Primeiro preciso dizer que fiquei honrada com a confiança da Suzy de enviar essa dúvida para o Trololó de Mulher, porque imagino que ela sabe bem, gostamos de um papo gente da gente, de troca gostosa e construtiva. Segundo, fiquei feliz por que, através da dúvida da Suzy, tive a oportunidade de preparar com carinho esse post, que trata de um incômodo comum a muitas de nós, mulheres. Esse, de fato, é um problema bastante corriqueiro no dia a dia feminino, não é? Vez ou outra a gente precisa de uma sacudida mesmo. Isso, definitivamente, não é algo exclusivo da vida de Suzy. É dela, é meu, e de tantas de nós. Como restaurar a autoestima perdida entre as demandas diárias?

A melhor das notícias é que o Trololó de Mulher conta com consultorias pra lá de especiais, assim como a da Márcia Damasceno, maquiadora de Belo Horizonte – MG, cujo trabalho lindo desenvolvido junto às mulheres se amplia por questões que vão muito, mas muito além da estética. Mesmo! Aliás, desde já e para que você confirme o que estou falando, sugiro que você visite o site da moça e deixe seu melhor e-mail para receber seu conteúdo gratuito. Garanto! Você vai ficar grata.

Logo que recebi a mensagem de Suzy, lembrei da Márcia. Agora veja que acertei em cheio ao pedir que a Márcia nos ajudasse com a questão da leitora, que tembém é nossa. Confira!

COMPORTAMENTO-COMPORTAMENTO FEMININO-BELEZA-AUTOESTIMA

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

Ei Suzy, tudo bem?

Já vou logo começar te dando parabéns!

Primeiro pelo ‘garrafão de coragem’ que você tomou, porque sei bem como isso é realmente desafiador. E parabéns por ter se incomodado com essa dificuldade sua, porque o incômodo vem pra gerar mudança, e você já tá se movimentando pra mudar alguma coisa! Sei bem do que você fala, porque eu era muito assim e hoje consegui ser bem menos, apesar de isso me desafiar ainda. E a causa de toda essa sensação de estar perdida com estilo, com cuidados e produções está bem guardadinho no nosso baú da autoestima, que tá cheio de teia de aranha e mofando enquanto a gente vive a correria e os trocentos afazeres do dia a dia.

Esse é O Pequeno-Grande Detalhe que mais a gente precisa dar atenção (digo a gente porque tô me incluindo na dança). Pense se você está se dando um tempo pra se cuidar. Eu deixava tudo que era pra me cuidar por último, e tem dia que ainda me pego nessa armadilha, mas já viro logo a chavinha. Na TPM a gente pode ficar desse jeito também, meio bicho do mato, mas quando a autoestima não tá bacana, isso só piora. Olhar no espelho com tempo e calma, e sem ficar só com o foco nas ‘imperfeições’ que a gente insiste em catar com os olhos. E respirar fundo caso se incomode com isso.

Olhar, sim, pro guarda-roupa, e ver se tá tudo de acordo com você. Se não estiver, ver o que dá pra doar, reformar, trocar, reduzir as peças e a canseira.Não sei se é o seu caso, mas pequenas coisas como uma hidratação do cabelo, da pele, caseiras mesmo, já são uma injeção de ânimo nesse autocuidado. Se você não tiver o hábito de se maquiar, não se preocupe em não estar maquiada, mas uma coisinha ou outra pode ajudar nesse visual ficar mais pra cima: um rímel ou um batonzinho, ou os dois, pra quem não se maquia, já fazem muita diferença.

E muito importante: dar atenção a como estamos nos relacionando. Primeiro com nós mesmas, depois e consequentemente, com as outras pessoas. ” Estou me valorizando como devo? Estou sendo quem realmente sou? Estou trabalhando com prazer? Estou respeitando meus valores? ” São várias perguntas que podemos nos fazer nesse sentido quando nos pegamos nesse ‘desalinho’, que se revela no visual, mas que na verdade tem origem em outros lugares, que, mesmo que no início sejam meio sinistros de mexer, vale muito a pena, porque a gente só vai achando mais e mais tesouro guardado nesse baú incrível que a gente tem.

beijo grande e simbora!

* Um livro ótimo, de leitura fácil, gostosa, intensa e transformadora que me ajudou um bocado nisso foi o “Deixe os Homens aos seu Pés”, Marie Forleo. O título não me atraiu, mas como conheço e admiro muito o trabalho da autora, sabia que seria coisa boa. É como se fosse um manual de autoestima, vale demais a leitura!”

 

MARCIA DAMASCENO-MAQUIADORA-BELO HORIZONTE-MINAS GERAIS-MAQUIAGEM NAO E TUDO[2]

Mais consultoria da Márcia:

Maquiagem leve e sofisticada: como conseguir esse efeito?

Bonita, preciso dizer que meu coração saltitou de alegria quando conheci o trabalho da Márcia. “Como assim uma maquiadora diz que maquiagem não é tudo, sendo essa sua profissão?”, foi o que pensei logo que tomei conhecimento dessa profissional linda de viver. Isso me instigou muito, principalmente porque sempre acreditei nessa máxima, mas nunca vi um expert em makes propor uma abordagem nessa área que fosse além da estética. Que achado! Você pre-ci-sa conhecer o site da Márcia, sua fanpage, seu blog e sua loja… prepare-se para uma deliciosa imersão em dicas simples e diretas sobre maquiagem, bem-estar e tudo o mais que nos deixa inspiradas a se cuidar melhor. É conteúdo de primeira, imperdível e apaixonante. Se joga!

ASSINE!

3 comentários sobre “Medidas práticas pra restaurar sua autoestima… já!”

  1. Suzy Bispo comentou:

    Olá queridissimas Lidiane e Márcia,

    Agradeço-lhes imensamente pela demonstração de carinho em me responder. Vocês foram na provável raiz do problema, ou seja, “auto-estima”. Realmente não havia me questionado sobre isso. Os pontos que vocês levantaram me ajudarão bastante numa auto análise. Se ” quem ama cuida” então “quem se ama se cuida’. Novamente agradeço e vou procurar o livro para ler, parece ser bem interessante.
    Mil abraços para vocês.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Suzy, fiquei feliz demais que você tenha gostado do post, que ele tenha te ajudade de alguma forma.
      É somente assim que blogar faz sentido pra mim. Grata pelo retorno. =)
      Beijos e beijos,
      Lidi

    2. Márcia Damasceno comentou:

      Ei Suzy, que delícia de retorno <3
      E num é que as coisas andam todas juntas e misturadas e muitas vezes a gebte esquece de olhar o todo?
      Que bom que vc sentiu o click pra se cuidar por dentro, jajá vai começar a brilhar por fora, vc vai ver 😉
      Ah, depois q ler quero saber o que achou, me conta?
      Agradeço à Lidiane pela confiança no meu trabalho, essas coisas é que dão sentido a tudo que fazemos,
      Beijão!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *