Início » Decoração » Dicas de Decoração » Revestimentos: piso e parede… quais as opções?

Revestimentos: piso e parede… quais as opções?

Escolher revestimentos, hoje em dia, pode se tornar um verdadeiro dilema, porque a variedade é imensa e há tipos que servem para ambas as áreas: piso e parede. Há os que se adequam melhor a um espaço ou outro, e no final das contas há que se atentar ao seu estilo. Se isso vem causando confusão e indecisão… calma! Informação é tudo e, além do mais, ela também salva! Por isso mesmo é que esse post foi editado: para te ajudar, sim?

Logo adiante você poderá tirar muitas dúvidas e ficar a par do que precisa saber para nortear suas decisões. A consultoria das boas foi dada pelo pessoal da MA Arquitetura, de Recife, tudo de maneira simples e didática pra descomplicar sua vida, reforma e decoração. Quer ver só? Acompanhe!

Veja também:

Pitacos de decoração: revestimentos de cozinha.

Decoração de cozinha: +2 dúvidas sobre revestimentos respondidas.

Atualmente, a gente lê e escuta falar sobre porcelanato, papel de parede, piso vinílico, revestimento cimentício, etc. Não é de admirar que a gente acabe ficando com tantas dúvidas sobre como explorar tudo isso da melhor forma possível. Vamos por partes que a gente consegue: quer um exemplo?

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO-PAREDE-PATCHWORK-LADRILHO HIDRAULICO-CERAMICA-TECIDO-PAPEL DE PAREDE600

[1] Casa Coisas e Tal | [2] Casa Abril | [3] Casa e Jardim | [4] Decoração e ideias

O lindo e adorado efeito patchwork. Você concorda comigo que ele é o queridinho da vez? Seja para revestir toda uma parede, ou parte dela, ou ainda o piso, se você deseja esse efeito na decoração da sua casa, qual a melhor opção? De acordo com nossa consultoria, para o piso a boa pedida é usar ladrilho hidráulico[2]. Dá para usar na parede  também e, nesse caso, uma boa escolha é a cerâmica decorativa[4]. Além do mais, na parede, você também pode usar outros recursos de revestimento com esse efeito: tecido[1] e papeis de parede[3].

Trololó de Mulher >>> A que remete o efeito de patchwork? Em geral, qual o estilo de decoração com o qual ele combina?

Remete a um estilo mais vintage e retrô. O patchwork pode ter uma pegada mais romântica com cores suaves, o que deixa um clima mais aconchegante. Pode ser usado com figuras geométricas, inspiradas em artistas e arquitetos contemporâneos, contendo tons mais sóbrios, ou um estilo oriental, que vem dos origamis e arabescos.”

DECORACAO-REVESTIMENTO

Trololó de Mulher >>> O que é ladrilho hidráulico e onde pode ser utilizado?

É um piso totalmente artesanal, composto de cimento. Foi bastante utilizado nas décadas de 30 e 40, para substituição dos mármores e cerâmicas usadas na época. Portanto ele pode ser utilizado nos pisos e paredes.”

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO-PAREDE-LADRILHO HIDRAULICO

[1] no piso – Casa e Jardim | [2] na parede – Casa.com.br

Trololó de Mulher >>> A cerâmica é menos resistente que o porcelanato. O que justifica usá-la?

A cerâmica é um material mais barato que o porcelanato por conta da sua tecnologia empregada que é mais simples do que a do porcelanato. O porcelanato consegue atingir um resultado mais homogêneo. É mais denso e, por isso, também é mais resistente. A verdade é que um produto não chegou para substituir o outro, até porque existem belíssimas cerâmicas artesanais e rústicas. Os dois materiais podem ser utilizados nas paredes, pisos e até calçadas.”

Trololó de Mulher >>> O porcelanato é ideal para qualquer ambiente?

Sim, no mercado encontramos diversos tipos de porcelanatos, tanto para áreas externas (como os pisos atérmicos, que são indicados para área de piscina) quanto para áreas internas, como as pedras brutas (indicadas para área de escadas e banheiros), ou as pedras polidas.”

Trololó de Mulher >>> Que diferença há entre usar adesivo e papel de parede?

O papel de parede além de cobrir toda a superfície com o mesmo material, deixa o ambiente mais homogêneo e tem uma durabilidade maior que o adesivo.  Já o adesivo, de uma forma mais prática, pode dar uma levantada no ambiente, tornando-o mais descontraído.”

Trololó de Mulher >>> O piso vinílico também pode ser usado na parede?

Pode sim. É até mais indicado em questão de estética do que o porcelanato, por ter um acabamento mais sofisticado e remeter ao próprio painel de madeira.”

Trololó de Mulher >>> O piso cimentício é uma boa opção para qualquer área da casa?

É considerado um piso atemporal, podemos encontrar no mercado porcelanatos ou até o piso em cimento queimado. Tendo isso como base, o piso címentício pode ser usado em qualquer ambiente da casa, observando sempre suas características técnicas quanto à resistência, impermeabilidade, rejunte, etc.”

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO-CIMENTICIO-PORCELANATO-CIMENTO QUEIMADO

[1] piso em cimento queimado – Casa.com.br | [2] piso em cimento queimado – Casa e Jardim | [3] porcelanato com acabamento cimentício – Casa.com.br

Dica das boas!

Evite sempre os revestimentos que imitam outros materiais, técnica bastante comum hoje em dia. O problema de usar um porcelanato que imita madeira, mármore, metais, etc., é que a tendência é  ficar rapidamente datado e daqui a alguns anos, você não aguentará mais conviver com o revestimento e a preocupação pela durabilidade do material terá sido em vão. Por isso procure sempre um revestimento que tenha a ver com o resto do seu projeto, deixando-o harmônico. E caso você queira um efeito de madeira, mármore ou de metais, procure os materiais brutos.”

Veja também:

Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimento de pisos respondidas.

Banheiro: 4 ideias de paginação para o revestimento.

MA ARQUITETURA-DECORACAO-RECIFE

Mais consultoria da MA Arquitetura:

Cozinha inteligente, prática e funcional: dicas profissionais

A equipe da MA Arquitetura está em Recife, atuando lindamente na área de design de interiores, elaborando projetos que tenham a ver com você, sua vida e seu estilo. O resultado do trabalho lindo de viver desse pessoal pode ser conferido em seu site, clicando bem aqui. Além do mais, no Facebook você pode curtir a fanpage desses queridos e ficar por dentro de ideias e inspirações incríveis pra viver bem em sua casa, seu ninho, seu mundo.

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *