Início » Corpo » Saúde » Alimentos transgênicos: consumí-los ou não?

Alimentos transgênicos: consumí-los ou não?

Dia desses me peguei pensando em editar um post aqui sobre alimentos transgênicos. Depois, eu mesma duvidei se seria pertinente. Eu já ouvi e li bastante a respeito, tenho minha opinião formada – que é a de evitá-los tanto quanto for possível – , e achei que falar sobre isso seria chover no molhado. Imaginei que fosse um assunto já bastante conhecido… e não é que me enganei?

Explico: lancei uma questão no Facebook (perfil pessoal aqui e página do Trololó de Mulher aqui), onde eu perguntei se as meninas estavam atentas ao “T” de transgênico nas embalagens dos produtos dos alimentos no supermercado, ou se até aquele momento aquilo passava “batido”. Fiquei boba com as respostas: muitas delas não prestavam atenção no símbolo. Foi quando decidi: sim! Preciso editar um post a respeito. E aqui está!

O post é dedicado a tirar as dúvidas básicas para que você tome sua própria decisão sobre como se posicionar diante de alimentos transgênicos no supermercado: se leva pra casa ou não. A Nutricionista Pamela Miguel, de São Paulo, nossa consultora, tirou todas as minhas dúvidas e, daqui pra frente, a escolha é sua. Informe-se e faça o que julgar melhor por você, e sua família. Confira!

SAUDE-ALIMENTACAO-NUTRICAO-ALIMENTOS TRANSGENICOS[2]

Imagem: Darwin Bell / Foter.com / CC BY-NC

Trololó de Mulher >> O que são alimentos transgênicos?

Os alimentos transgênios são aliementos que não existem de forma natural na natureza. São alimentos produzidos em laboratórios, utilizando genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou microrganismos.”

Trololó de Mulher >> Qual o objetivo de produzir alimentos com tais características?

O objetivo da produção de alimentos transgênicos é o aumento da produção de determinados grupos de alimentos, melhora na resistência do alimento contra pragas e danos externos, maior durabilidade do alimento (facilitando o seu armazenamento) e mehoria de valor nutricional (dicção de vitaminas, minerais, etc.), redução do custo e maior disponibilidade de elimentos.”

Trololó de Mulher >> Esses alimentos são seguros para a saúde humana?

Segundo a minha opinião os alimentos transgênicos não são seguros para a saúde. Os produtos são modificados e o organismo pode não reconhecê-los, e utilizar seus nutrientes de forma incorreta. Além disso, a mudança genética do alimento pode levar a produção de substâncias indesejadas no organimo, como fatores antinutricionais, levando ao aparecimento de reações alérgicas, intolêrancias, má absorção de nutrientes, etc. Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana e o meio ambiente.”

Trololó de Mulher >> Quais os alimentos cultivados hoje em dia que têm a transgenia aplicadas a sua produção?

Dentre os principais alimentos transgênicos cultivados podemos destacar o milho, a soja, o feijão, canola, a margarina (feita da canola), o salmão, o trigo, etc.”

Trololó de Mulher >>Quais os produtos mais comuns, disponíveis no mercado, que têm em sua composição alimentos transgênicos?

Podemos destacar: salsicha, leite, pães e bolos e biscoitos a base de trigo transgênico, milho, óleo de canola e soja, arroz, salmão, maisena, salgadinho de milho, etc.”

Trololó de Mulher >>Como identificar que um alimento tem essas características?

SAUDE-ALIMENTACAO-NUTRICAO-ALIMENTOS TRANSGENICOS

Imagem: Flickr via Foter

Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou a identificação de produtos e alimentos que contenham mais de 1% e matéria prima transgênica. Esses produtos são identificados com um símbolo em seu rótulo: um “T” preto dentro de um triângulo amarelo.”

 

NUTRICIONISTA-PAMELA MIGUEL-SAO PAULO

 

Mais consultorias de Pamela Miguel:

O glúten é mesmo um vilão nos alimentos?

Alimentação e nutrição: 7 dúvidas respondidas.

Dieta vegetariana: saudável, rica e variada. Mito ou verdade?

 

A Dra. Pâmela Miguel também está na blogosfera viu, bonita? Para acompanhar todas as novidades e informações superultramega úteis para que possamos nos alimentar melhor, espie o blog onde há suas atualizações. Se joga, informe-se, coma melhor e sinta-se bem.

 

ASSINE!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *