Início » Decoração » Quarto » Qual a melhor cabeceira pra sua cama?

Qual a melhor cabeceira pra sua cama?

Ter uma cabeceira na cama é opção, especialmente por que hoje em dia temos as camas box, e as camas também box que são do tipo baú. Elas são vendidas sem a cabeceira, portanto podemos comprar, colocar a mão na massa e fazer uma ou usar recursos decorativos para “simular” uma cabeceira pra nossa cama. O fato é que com alguma cabeceira o quarto fica muito mais interessante em termos de decoração, porque ela pode ser o elemento que funciona como foco no ambiente, e ela também pode assumir o papel de “elo” na composição. Isto é: uma cabeceira superultramega moderna num quarto que se pretende romântico não funciona bem visualmente, não é? É desse tipo de elo que estou falando.

Cabeceiras podem ser simples ou carregadas de elementos visuais, apenas decorativa ou também funcional, novinha em folha ou vintage, tradicional ou moderna. Como se vê, tudo depende do seu estilo, e a escolha de uma reflete o seu jeito de ser, como você vê o mundo. Nesse ponto a gente pode começar a pensar nos diferentes tipos de cabeceiras e como podem atender as nossas necessidades pessoais. Foi justamente para te ajudar nesse sentido que esse post foi pensado… vem comigo! Se joga!

O que norteia a escolha de uma cabeceira?

Há diferentes razões para escolher um tipo de cabeceira, e não outro. Isso passa, sobretudo, por entender o que você espera desse elemento no seu quarto. Qual a sua prioridade? Conheça seus desejos e saberá como escolher uma. Ainda que não haja funcionalidade numa peça simples ou em outra mais sofisticada, e elas apenas cumpram um papel decorativo, ainda assim você precisa reconhecer qual o seu estilo pessoal para optar por uma ou outra, concorda?

O ponto de foco

Mencionei anteriormente o quanto a cabeceira pode funcionar como um ponto focal decorativo no quarto, não é? Falei sobre ela ser o elo na composição do ambiente também. Sendo moderno, romântico, tradicional, confortável ou divertido, seu ambiente pode ter o aspecto geral reforçado pela escolha dela. Enfim, ela pode e deve fazer parte do contexto, sendo totalmente harmonizada através da escolha da cor da peça, ou funcionando como ponto de contraste totalmente proposital, mas de acordo com o estilo do ambiente.

Funcionalidade

Mais do que peça decorativa, a cabeceira pode ter uma função no quarto. Há quem goste de ler na cama, então ter uma cabeceira de acabamento acolchoado fará da peça o encosto perfeito para a leitura diária. Ela também pode servir como apoio para organizar objetos, então você pode planejá-la para acomodar nichos ou prateleiras onde guardar livros, revistas e demais objetos.

QUARTO-ORGANIZACAO-CABECEIRA

Se você é do tipo que precisa do maior espaço possível na sua cabeceira para armazenar os objetos que você tanto precisa, a saída pode ser algo planejado, sob medida para suas necessidades. O design dessa mesa de cabeceira super diferenciada, que na verdade são prateleiras, reserva espaço para várias coisas: luminária, livros, remédios e até objetos de decoração. Veja mais em “Quarto: ideias de organização para a cabeceira da cama”.

Para cada desejo, um tipo ou estilo

Forma, material ou estilo, as variações e possibilidades são muitas. É importante olhar imagens em blogs, revistas e sites, tudo para você definir o que é melhor para sua necessidade pessoal. É possível escolher uma cama que já vem com uma cabeceira. A vantagem é definir o estilo e sair em busca de uma e pronto! A escolha é mais simples justamente porque trata-se uma peça só. Se a cama não ficar encostada numa parede, o fato de ter uma cabeceira acoplada na cama oferece um encosto mesmo assim, sem a necessidade de qualquer apoio. A desvantagem é não poder trocar de cabeceira sem que seja necessário mudar todo o resto.

Embora uma cabeceira que não esteja anexada a cama possa sugerir facilidade de troca, nem todas são assim. O fato é de que por que são colocadas apenas na parede, permite-se o ganho de preciosos centímetro em espaço num quarto pequeno. Pense no reaproveitamento de uma janela ou porta de demolição, por exemplo, ou em papel de parede aplicado. Ou ainda, apenas a escolha de uma cor diferente no espaço dedicado a cabeceira: a cama apenas encosta na parede, e a cabeceira que economiza espaço estará montada.

Veja também:

O que fazer na decoração de quarto pequeno?

DECORACAO-QUARTO-CABECEIRA3

As esculturas de parede de metal que imitam folhagens são mesmo peças decorativas lindas de viver, não é? Você já viu sua possibilidade de uso assim, como cabeceira? Pois bem, inspire-se no efeito de modernidade e elegância que esse recurso de decoração pode trazer para o seu quarto e capriche na escolha das peças certas… seus olhos agradecem! Veja mais em “3 ideias de cabeceiras diferentes… nada convencionais!”.

DECORACAO-QUARTO-CABECEIRA-PAPEL-DE-PAREDE7

Papel de parede aplicado até metade da parede, em toda a extensão, recebendo um acabamento com madeira, que serve como apoio para quadros. Veja mais em “Papel de parede na cabeceira na cama: inspirações”.

De madeira com linhas simples e modernas ou muito trabalhada em detalhes, de metal e design tradicional ou cheia de ornamentos, acolchoada, de bamboo, com material reaproveitado, customizada… as possibilidades são muitas e uma breve pesquisa na iternet em busca dessas imagens vão te mostrar algumas delas. Procure pelo tamanho da sua cama (tradicional, Queen ou King?) e elas estarão lá. Haverá ainda as que são propositalmente maiores que a cama, e isso tem uma certa bossa. Como se vê, o estilo  e necessidade pessoais é que realmente norteiam a escolha, de modo que não haja certo ou errado nessa tarefa.

E pra não esquecer:

Faça perguntas do tipo…

1 – Qual o tamanho do quarto?

2 – Qual tamanho de cama – tradicional, Queen, King – fica adequado para esse quarto?

3 – Qual o estilo de decoração predominante no ambiente?

4 – Qual a sensação que o quarto deve proporcionar?

5 – Haverá prateleiras ou nichos na cabeceira da cama?

6 – Qual cor ou design atende a esse ambiente?

Não há respostas certas ou erradas para essas perguntas, apenas as verdadeiras, isto é, a SUA VERDADE é que norteia a decoração do quarto. Nunca esqueça isso!

Veja também:

Cabeceira com enchimento “fofinho”: como fazer?

Uma ideia de cabeceira simples, rápida e barata: quarto com novo visual.

ASSINE!

Um comentário sobre “Qual a melhor cabeceira pra sua cama?”

  1. Vera comentou:

    São bonitas e tem duas que são funcionais. Minha cama não tem cabeceira…ainda!
    Bom FDS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *