Início » Casa » Organização » Quarto infantil: retire 5 itens fora de uso… agora!

Quarto infantil: retire 5 itens fora de uso… agora!

A rotina doméstica pode ser bastante cansativa se você ficar dia após dia às voltas com tarefas desnecessárias. Ninguém merece, por exemplo, ficar arrumando e limpando tralha, não é verdade? É preciso desapegar! Se tem um lugar da casa onde a tralha se multiplica é o quarto infantil. Aposto que várias vezes você vai lá no quarto da cria e pensa: “OMG! Quanta coisa!”. Pois é… acontece comigo também quando entro no quarto de Artur. Ocorre que se a gente olhar bem, nos pormenores, vai descobrir uma série de itens que não precisariam estar lá… mas está. E o pior: acumulando sujeira, ocupando espaço, aumentando a bagunça… e tudo desnecessário. Sem uso.

Antes de sentar aqui para escrever esse post, fiz uma listinha num papel do que eu gostaria de desapegar por lá… e fui! Sai do quarto com uma sensação boa de ter destralhado o cantinho dele, de ter permitido uma boa energia fluir por lá. Afinal, por que guardar coisas sem uso, não é verdade? O que não servia mais, descartei. O que servia para outras crianças, separei para doação. Quer fazer o mesmo no quarto da sua cria também? Repara na minha listinha abaixo dos itens que procurei desapegar, e inspire-se. Mãos à obra!

ORGANIZAÇÃO-QUARTO INFANTIL-ROTINA DOMESTICA[2]

Imagem: dog.happy.art via Foter.com / CC BY-NC

1 – Papeis da escola:

Sejamos sinceras: há papeis e coisinhas do gênero, que vêm com eles pra casa, que não farão assim tanta falta se você jogar fora. Confesso: no dia da mulher ele trouxe uma rosa feita de papel, com brilhinhos e talo de palito de picolé que ele colou. Foi o primeiro presente feito com as mãozinhas dele para a mamãe. Não consigo, mesmo, desapegar desse mimo. Meu coração pede para guardar, e guardarei. Por outro lado, outros papeis já vieram, coisinhas que podem, sim, ser descartadas. Artur nem ligava para eles, ficava tudo perambulando para lá e para cá. Já deu!

2 – Giz de cêra quebrado:

Pintar com cotoquinhos de giz de cêra? Não dá, minha gente! E por que cargas d´água eu ainda guardava aquilo? Nem sei dizer o porquê… tsc tsc tsc… O resultado: um estojo abarrotado de pedacinhos que até atrapalhavam achar os que eram maiores e que, na verdade, é que eram usados. Passei um pente fino no estojo de Artur e joguei fora um tantão de pequenos pedaços de giz de cêra sem uso. Fica a dica!

3 – Roupas e calçados que não cabem mais:

Aceite: sua cria cresceu e não cabe mais naquelas peças minúsculas. Cuecas e calcinhas, blusinhas, calçados, shortinhos e saias podem ganhar um destino muito mais nobre do que ficar entulhado no fundo da gaveta. Sei que há mães que costumam vendê-los em brechós. É uma boa alternativa. Eu prefiro doar. Já separei algumas pecinhas para serem usadas por outras crianças. Faça esse exercício também!

4 – Livros danificados:

Desta vez não tirei livro danificado da biblioteca de Artur, mas coloquei isso nesta lista do blog porque outro dia havia feito uma varredura apenas nos livros dele e tinha recolhido alguns. Estavam bem acabadinhos. Nem para doação serviam. Achei bom lembrá-la de dar uma olhada nesses itens no quarto de sua criança para ter certeza de que está tudo em bom estado. Confere lá!

Veja também:

3 ideias para organizar os livros infantis e facilitar o acesso.

5 – Brinquedos com os quais Artur não brinca:

Você sabe quais são os brinquedos com os quais sua criança não brinca mais? Observe. Por aqui eu já vinha reparando a perda de interesse de Artur por alguns deles. Por que guardá-los? Não faz o menor sentido. Não é melhor que eles façam a alegria de outra criança? Recolha tudo e separe para doação. Isso faz bem para o espaço, porque destralha, facilitando a organização dos brinquedos. E o melhor bem de todos é feito ao seu coração. Experimente!

Veja também:

Quando a organização favorece a decoração do quarto infantil.

ASSINE!

2 comentários sobre “Quarto infantil: retire 5 itens fora de uso… agora!”

  1. Marlene Bortolin comentou:

    Faço isso todo inicio de ano, ao adquirir a lista de material novo, jogo tudo do ano anterior fora ou mando pra doação. Roupas, calçados, uniforme, brinquedos, livros, etc. Mas a minha filha é uma “guarda-tralhas”, nossa… tento fazer junto com ela, pra acostumar e conscientizar mas às vezes tenho que fazer escondido! rsrs
    Ps: os giz de cera têm utilidade sim, dá pra derreter e fazer artes, procura no goomgle, coisas bem legais! Da pra reaproveitar!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Marlene, do céu!
      Agora que você falou sobre o reaproveitamento do giz de cera, lembro que já devo ter visto isso web afora. Nem me lembrei… fuén… :/
      Valeu por lembrar. =)
      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *