Início » Casa » Rotina Doméstica » 4 lições que eu aprendi para manter a casa limpa.

4 lições que eu aprendi para manter a casa limpa.

O melhor dos mundos em um lar é quando temos a casa limpa e organizada, porque isso promove a sensação de bem-estar. Não é bom sentir-se bem em casa? Pois é. Ocorre que para quem coloca a mão na massa no dia a dia, exatamente como fazemos por aqui (marido e eu), é preciso lançar mão de estratégias que facilitem essa manutenção no dia a dia. Queremos casa limpa, mas é importante que essa tarefa diária seja feita com eficiência e de forma bastante simples. Sendo assim, quero compartilhar contigo o que eu tenho aprendido com esse desafio, e o que tem funcionado para alcançar nosso objetivo.

Veja também:

Casa limpa e organizada com menos esforço: 11 dicas.

A simplicidade salva!

CASA-ROTINA DOMESTICA-CASA LIMPA-CASA ORGANIZADA

Via Google Imagens

Desapegar de tantos detalhes decorativos faz muita diferença. Não quero dizer com isso que não vale a pena ter fotos de família expostas na casa, quadros ou enfeites. Mas é importante reduzí-los a poucos e bons itens que tragam personalidade ao seu lar, e não sobrecarreguem sua rotina de limpeza com tantos pormenores a serem limpos. Menos objetos significa menor tempo dedicado a limpeza deles.

Veja também:

Como evitar o acúmulo e organizar o lar? Dicas práticas.

Na cozinha, a funcionalidade é rainha!

CASA-ROTINA DOMESTICA-CASA LIMPA-CASA ORGANIZADA[4]

Via Pinterest

Pense com carinho no que você utiliza com mais frequência no seu dia a dia lá na cozinha, tudo o mais procure deixar guardado. Se você usa sua batedeira apenas uma vez por semana para fazer bolo, qual a necessidade de ela ficar exposta? Isso gera confusão visual no seu balcão da cozinha, e adiciona mais um item juntando poeira desnecessariamente para que, mais uma vez, você gaste seu precioso tempo limpando. Aplique a ideia aos temperos, potes, panelas e demais utensílios. Deixe exposto apenas o que usa com frequência.

Reduza a quantidade de móveis.

CASA-ROTINA DOMESTICA-CASA LIMPA-CASA ORGANIZADA[3]

Via Google Imagens

Pense bem: ter uma mesa de canto na sala de estar é legal, mas você precisa de duas? Aquele aparador que fica apertadinho na sala de jantar não poderia ser dispensado? O banco que está na cozinha é mesmo usado? O banco ao pé da cama tem alguma outra função que não seja apenas a estética? Pra quem coloca a mão na massa, quanto menos superfícies para limpar, melhor. Some-se ao fato de que, em geral, mesinhas ou aparadores extras recebem ainda mais objetos e enfeites para serem limpos. Defina a quantidade de móveis que você terá em função da real necessidade deles. Isso vai facilitar sua rotina de limpeza também. Pense nisso.

Escolha móveis com design simples.

CASA-ROTINA DOMESTICA-CASA LIMPA-CASA ORGANIZADA[5]

Via Pinterest

Não basta ter móveis essenciais e de fato úteis, para falicitar o dia a dia é preciso que essas peças tenham um design bastante simples. Muitos detalhes no desenho deles significa mais lugares chatinhos onde a poeira acumula… e quem terá que limpar isso? Lembre-se na hora da compra: linhas retas e simples implicam em menos acúmulo de sujeira e facilita o uso do espanador e pano úmido. Sua intenção é uma rotina de limpeza vapt-vupt, certo? Pois bem… o raciocínio é por aí. Fica a dica.

 

ASSINE!

 

 

7 comentários sobre “4 lições que eu aprendi para manter a casa limpa.”

  1. Ana Lucia comentou:

    Ótimas dicas! Minha casa é funcional, mas ainda cometo o pecado na sala! Com três mesinhas, rss. Afinal, sou uma artesã, adoro mesinhas para pintar.
    Obrigada! Beijo!

  2. Mari comentou:

    Dicas excelentes!
    Vou começar eliminando coisas na cozinha, rsrs.
    Obrigada!

  3. Alessandra Ramos comentou:

    Juro que me da urticaria ver um espaço entulhado de coisas!! por ter rinite gosto de espaços vazios, tudo guardado em gavetas ou prateleiras, e esteticamente é mais bonito!!

  4. Miryan Jussara comentou:

    Amei o artigo, sem falar que diminuímos esse consumismo exacerbado! Parabéns, Lidiane!

  5. Vera comentou:

    Preciso muito mudar umas coisinhas aqui em casa. Adorei as dicas!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Fico feliz que tenha gostado das dicas, Vera.
      Pretendo fazer mais posts com essa temática.
      Fique de olho no Trololó de Mulher. 😉
      Você já é assinante?
      Se não, faça sua inscrição e receba os posts no seu e-mail.
      É grátis. =D
      Link aqui: https://goo.gl/ym1Lo3
      Beijos,
      Lidi

      1. Vera comentou:

        Obrigada, Lidiane. Eu já sou assinante e leio lá e venho aqui…rs
        Beijos e bom FDS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *