Início » Corpo » Saúde » Água morna com limão: faz bem ou é modinha?

Água morna com limão: faz bem ou é modinha?

Sempre tive a curiosidade de saber qual o ponto de vista de um profissional em Nutrição a respeito da famosa água morna com limão, especialmente se tomá-la em jejum faz mesmo tanto bem para a saúde. Confesso que tomo. Você já reparou que em muitos blogs que tratam de vida boa e de qualidade há sempre essa recomendação? O problema é que “a blogueira” indica, e sinto falta de um respaldo científico por trás disso. Posso ser cri-cri?

Inquieta e cheia de dúvidas, pedi a consultoria de uma profissional. Gabriela Pimentel, Nutricionista de Valinhos, SP, esclareceu todas as dúvidas que eu tinha a respeito. A boa notícia é que esse post foi preparado para compartilhar tudo com você, e te dá suporte para fazer suas melhores escolhas no dia a dia quando o assunto é saúde e nutrição. Vamos lá?

SAUDE-NUTRICAO-ALIMENTACAO SAUDAVEL-AGUA COM LIMAO

Imagem: topsynette via Foter.com / CC BY-NC-ND

Trololó de Mulher >>> Por que se diz que beber água morna com limão espremido, todos os dias pela manhã e em jejum, faz tanto bem a saúde?

A resposta está nas propriedades do limão, um alimento alcalinizante, antioxidante, bactericida, que ativa as vias de eliminação do fígado, previne a formação de cálculos renais, dá suporte à imunidade e à digestão. Isso porque contém em sua composição diversos compostos bioativos, como flavonoides e óleos essenciais, vitamina C, citrato e minerais. Atualmente, alcalinizar o organismo por meio da alimentação é uma importante estratégia para reduzir o risco de diversas doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, osteoporose, doenças cardiovasculares e câncer. Já existem tabelas de alimentos com resíduo ácido e alcalino, até mesmo análises de águas minerais, por isso temos que considerar a alimentação diária como um todo e não apenas uma estratégia isolada.”

Trololó de Mulher >>> Qual a quantidade recomendada, tanto da água quanto do limão?

Na prática, é recomendado em geral de ½ a 1 copo de água com ½ a 1 limão espremido. Mas ainda não há nenhum estudo que defina melhor essa recomendação.”

Trololó de Mulher >>> Por que água morna, e não apenas na temperatura ambiente?

Na minha prática em consultório, observo bons resultados com a água em temperatura ambiente. De acordo com a visão da medicina chinesa, para o equilíbrio do sistema digestivo, devemos consumir alimentos e bebidas próximos da temperatura do nosso corpo. Então, o importante mesmo seria não consumir a água gelada. Nessa questão também não há nenhum estudo que defina melhor essa recomendação.”

Trololó de Mulher >>> É preciso esperar para seguir com o café da manhã?

Depende do objetivo. Se a pessoa estiver sob orientação de algum tipo de jejum, é necessário aguardar. Porém se for para colher os benefícios do limão, poderia comer logo depois ou incluir o limão em algum outro momento do dia, até mesmo em um suco ou smoothie no café da manhã.”

Trololó de Mulher >>> Os benefícios só são colhidos se estamos em jejum?

Não, o benefício vai depender de qual o objetivo do uso do limão. Por exemplo, se for utilizado para melhorar a digestão deve ser consumido junto as principais refeições. Se for utilizado para aumentar a absorção do ferro, deve ser consumido junto a refeições ou preparações que contenham ferro de origem vegetal, como folhosos verde-escuros ou leguminosas (feijões). Se o objetivo for balancear algum excesso alimentar do dia anterior ou favorecer os movimentos intestinais o ideal é que seja em jejum, pois pela medicina chinesa o horário do fígado é de madrugada e do intestino grosso pela manhã. Mas se for para colher os benefícios do limão de forma geral, poderia ser incluído em qualquer momento dia, como parte de uma alimentação saudável, alcalina e equilibrada.”

Trololó de Mulher >>> Toda a água que será tomada durante o dia pode ser desse mesmo jeito, com limão?

Eu recomendaria pausas nessa prática, porque o limão, assim como outros cítricos, pode promover sensibilidade alimentar (alergia). Todo alimento que é consumido em grande quantidade e/ou com muita frequência pode promover esse tipo de desequilíbrio, dependendo do organismo. Por isso, sempre oriento a variação alimentar e outras estratégias alcalinizantes ao longo dia, como as águas aromatizadas com gengibre, pepino, hortelã ou outras ervas.

GABRIELA-PIMENTEL-NUTRICIONISTA-VALINHOS-SP

Mais consultoria da Nutricionista Gabriela Pimentel:

Por que engordamos?

Gabriela tem presença online e você pode acompanhá-la ainda mais de perto. Em seu site você encontra todas as informações necessárias sobre os serviços prestados por ela, que são: acompanhamento nutricional personalizado, avaliação nutricional completa e orientação nutricional individualizada. Gabriela dá mais detalhes em seu site, e também disponibiliza receitas saudáveis e nutritivas divididas por categorias: acompanhamento, carnes | aves e peixes, entradas e saladas, sobremesas, sucos e bebidas, festas de fim de ano. Imperdível! Lá você encontra todos os contatos da profissional. Acesse o site aqui e se joga! Ah! Na sua fanpage do Facebook a Gabriela compartilha conteúdo de extrema relevância para que tenhamos saúde, assim a gente cultiva uma beleza que vem de dentro. Acesse aqui e curta!

ASSINE!

3 comentários sobre “Água morna com limão: faz bem ou é modinha?”

  1. Daiene comentou:

    Amei a explicação!
    A Gabriela é ótimaaaaa , me ensinou como me alimentar de forma saudável e emagrecer com saúde, sem dietas malucas e sem passar fome , saúde sempre em primeiro lugar.

  2. FLAVIO FARIA comentou:

    Parabéns Gabriela… o resultado do tempo de empenho nas atividades que escolhemos é certo! Já conversamos sobre isso, não é?
    Muito bem feito este trabalho e a precisão e pertinência das suas colocações esclarecem de verdade a nós, irmãos de jornada neste processo contínuo e constante de aperfeiçoamento.
    Ainda é só o começo… você ainda colherá muitos frutos deste bonito trabalho profissional escolhido.

  3. DIRCE MARIA BERNARDO DA SILVA comentou:

    preciso aprender comer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *