Início » Decoração » Dicas de Decoração » Revestimento de piso que imita madeira: 6 dicas de expert.

Revestimento de piso que imita madeira: 6 dicas de expert.

Tudo que remete à natureza, na decoração da casa, traz uma sensação de aconchego incrível. Claro que não seria diferente quando se pensa no chão onde pisamos. Ocorre que por razões diversas, nem sempre é possível ter um piso de madeira natural, e aí você toma a decisão: quer um revestimento de piso que imita madeira. Qual a melhor opção? Essa é mesmo uma boa ideia e solução para seu décor? Como tirar o melhor proveito do que há disponível no mercado?

Sim, eu sei: as dúvidas são muitas. Por isso mesmo, consultei uma profissional na área. Claudia Medeiros é Designer de Interiores, de Campinas e região. Ela tirou todas as minhas dúvidas sobre o assunto, e hoje estou aqui para compartilhar contigo todas as informações a respeito. Ao final do post você terá muito mais segurança sobre suas escolhas. Confira!

Veja também:

Revestimentos: piso e parede… quais as opções?

Pitacos de decoração: revestimentos de cozinha.

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO IMITANDO MADEIRA-CERAMICA-PORCELANATO[3]

Trololó de Mulher >>> Quando é que o revestimento que imita madeira é uma opção melhor que a própria madeira?

O revestimento que imita madeira está em alta já há alguns anos, principalmente por sua praticidade. Pisos de madeira natural são lindos, mas também exigem muita manutenção. O piso que imita madeira pode ser usado em cozinhas, banheiros e em outros ambientes onde o contato com a água é mais constante. Ambientes que exigem limpeza frequente com uso de água e produtos de limpeza também são beneficiados com este tipo de piso, que já está se tornando comum também em áreas de lazer, varandas, bordas de piscinas e etc, tudo por conta da fácil manutenção.”

Trololó de Mulher >>> Se a ideia é mesmo dar a impressão de que o piso é de madeira, qual a melhor opção de cor?

Eu acho que o que torna o piso cimentício ou o porcelanato mais parecido com o piso de madeira natural não é necessariamente a sua cor, mas sim a sua qualidade. O ideal é que este piso seja mais fosco, como é de fato a madeira, e que tenha acabamento retificado, nada de bordas arredondadas, e se tiver o formato de réguas de madeira, com medidas como 20cm de largura x 1m de comprimento, por exemplo, o resultado será ainda melhor.”

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO IMITANDO MADEIRA-CERAMICA-PORCELANATO

Via decor pad

Trololó de Mulher >>> Quanto a disposição das peças no piso, há uma escolha que resulte num visual ainda mais bonito?

Eu reforço que o ideal é que o piso tenha o formato de réguas de madeira, mais finos e compridos, que ao serem instalados no sentido longitudinal, além de dar a sensação que o ambiente é maior, ainda reforça a ideia de assoalho, a forma mais tradicional de se instalar pisos de madeira.”

Trololó de Mulher >>> Por que as peças retificadas são tidas como as melhores?

No geral, as peças retificadas garantem um melhor acabamento, exigem menos rejunte e permitem um mínimo de acúmulo de sujeira entre elas. No caso do piso que imita madeira, a borda retificada aumenta a sensação de tábuas de madeira natural. Eu só vejo vantagens.”

DECORACAO-REVESTIMENTO-PISO IMITANDO MADEIRA-CERAMICA-PORCELANATO[2]

Via greige design

Trololó de Mulher >>> Cerâmica x porcelanato: qual escolher?

O porcelanato está na moda e todo mundo acaba optando por ele, mas é preciso entender que o porcelanato tem uma manutenção bem difícil. Ele mancha com facilidade, inclusive com produtos de limpeza e também lasca e trinca frequentemente se uma peça cair sobre ele. Já a cerâmica quase caiu em desuso após a chegada do porcelanato ao mercado, porém ela tem suas qualidades. Começando pelo preço que, geralmente é mais baixo, mas também pela durabilidade e fácil manutenção. Uma cerâmica de boa qualidade tem uma durabilidade muito maior que o porcelanato. Por outro lado, o porcelanato tem um visual mais bonito, que acaba fazendo mais sucesso entre os consumidores.”

Trololó de Mulher >>> Para o revestimento de residências, há um tamanho de peça que seja ideal?

As peças grandes, muitas com mais de 1m de largura, hoje fazem muito sucesso e são realmente muito bonitas, porém antes de optar por estas é preciso levar em consideração a metragem do ambiente onde serão instaladas. Um corredor de 1m de largura, por exemplo, fica bacana com peças de 1m de largura, mas se houver a necessidade de muitos recortes para a sua instalação, o ideal é escolher uma outra medida. O ideal é ter a assessoria de um profissional, assim você não corre o risco de desvalorizar um piso bonito.”

Veja também:

Decoração de cozinha: 4 dúvidas sobre revestimentos respondidas.

Decoração de cozinha: +2 dúvidas sobre revestimentos respondidas.

DESIGNER DE INTERIORES-PERSONAL ORGANIZER-CAMPINAS-CLAUDIA MEDEIROS

A Claudia Medeiros também tem um blog, o Se fosse na minha casa. Como Personal Organizer a moça atualiza uma página no Facebook bem aqui. Você ainda pode ver mais informações em seu site profissional, bem como visitar sua loja virtual de móveis de produtos de decoração, a Inspiratta. Se joga!

ASSINE!

2 comentários sobre “Revestimento de piso que imita madeira: 6 dicas de expert.”

  1. Renata Rossini comentou:

    Muito boa as dicas, adorei

  2. Maria Borus comentou:

    Gostei muito de suas observações. Super úteis, vou usá-las! Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *