Início » Empreendedorismo Feminino » Empreendedorismo: 6 maneiras de agir e nunca desistir.

Empreendedorismo: 6 maneiras de agir e nunca desistir.

Se há um item básico no rol de qualidades pessoais de quem empreende, esse é a perseverança. Empreendedorismo é um caminho que trilhamos colocando em prática uma série de atitudes que nos fortalecem diante dos percalços… e eles existem! Sem esse trabalho mental, que é um presente que oferecemos a nós mesmas, é muito fácil desistir. Pedras no caminho sempre vão existir, e a questão é: como não desanimar?

Simone Mitjans, especialista em mentorizar mulheres a fim de que tenham mais sucesso em suas vidas, vai discutir cada uma dessas estratégias mentais e mostrar que, com boas atitudes, estaremos preparadas e saberemos como agir diante dessas dificuldades. O objetivo é que possamos ter pistas de como desenvolver nossa capacidade de perseverar enquanto buscamos atingir nossos objetivos, mas de maneira tranquila, consciente e equilibrada. Acompanhe!

EMPREENDEDORISMO-EMPREENDEDORISMO FEMININO-CARREIRA-NEGOCIOS[2]

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

O modelo de sucesso não atende a um padrão, mas a perseverança é item básico e comum a todos para chegar lá. “Perseverança, Determinação e Disciplina são fundamentais para o sucesso. Ative sua energia do Sucesso quando por ventura você se desmotivar. Faça isso lembrando-se do seu propósito maior, ou seja, a razão pela qual você começou o seu negócio. Exemplo, eu tive uma cliente que quando começamos a trabalhar juntas, ela já estava há 3 anos tentando levantar o negócio dela sozinha e não conseguia resultados consistentes. Ela me disse: “Meu avanço não está sendo como eu esperava, porque eu estou só tentando, tentando….   Quando eu desisto? Quando eu jogo a toalha?” Quer saber minha resposta? Eu respondi a ela: “Não até você atingir seus objetivos. E quando você atingir, você continua perseverando!”, assegura Simone.

Se você se pergunta se essa habilidade, a perseverança, é algo que pode ser praticada ou nasce com a pessoa, a boa notícia é que dá para desenvolvê-la, sim. Na verdade, ela é vital em quem deseja empreender o seu próprio negócio. “Essa é uma característica que eu observo na maioria dos empreendedores com os quais eu trabalho. A âncora da perseverança é o propósito. Quando o empreendedor tem um propósito muito claro em seu produto ou serviço, a perseverança vem junto.  Lembre-se do seu propósito, da chama que brilhou em seu coração quando decidiu abrir o seu negócio. Platô, estagnação, frustração fazem parte. E como empreendedoras precisamos parar, permitir que esse platô nos mostre qual é o próximo passo, que vai nos guiar para o próximo nível. É nesse platô frustrante que recarregamos nosso fôlego”, esclarece nossa consultora.

A questão é: quando é que a perseverança vira obsessão? E aqui neste ponto, bonita, jamais perca de vista que o equilíbrio salva. “Geralmente empreendedores são obcecados por fazer o negócio dar certo. Isso no empreendedorismo é normal. Isso pode ser visto como paixão. Uma paixão muito grande pelo que você faz. A expressão alta da energia de obsessão é o foco. A expressão baixa dessa energia no empreendedorismo é o desequilíbrio. O verdadeiro sucesso é atingir seus objetivos com equilíbrio e harmonia. A chave aqui é ter o seu negócio apoiando o seu estilo vida, ao invés de ter a sua vida sendo regrada pelo seu negócio”, é o que ensina a Simone.

A seguir, veja como colocar em prática 6 atitudes para seguir seu caminho como empreendedora de forma equilibrada, sempre em harmonia com o seu propósito de vida:

1 – Trololó de Mulher >>> O que é importante mentalizar para manter o foco e não desistir de um sonho?

É importante mentalizar três coisas para manter o foco: saber seu propósito, saber o benefício do que você faz para seus clientes e para o mundo e ter uma visão a curto, médio e longo prazo. No Success Club International, eu criei o “Sistema O.P.E.M.A.”  – Organizar. Planejar. Executar. Monitorar.Ajustar que nos permite manter o foco no que precisa ser feito agora para garantir a realização do sonho.”

Veja também:

De hobby a trabalho: como ganhar dinheiro?

2 – Trololó de Mulher >>> O que é importante observar para definir metas realistas?

Para falar a verdade, meu lema é “Se vai sonhar, sonhe grande!” O que você precisa é definir onde você está e onde você quer chegar.  Observe os resultados que você conquistou até agora e adicione o que te inspira para definir qual será seu próximo nível. Por exemplo, uma das minhas clientes criou a meta de fazer 60mil no nosso primeiro ano de trabalho. Ela atingiu. No segundo ano ela decidiu dobrar o resultado atingido no primeiro. Como resultado, ela triplicou aquele valor!”

3 – Trololó de Mulher >>> Para manter o pique e não perder o foco, é preciso disciplina. Como exercitá-la?

O foco #1 é ter um plano, colocar no papel o seu sonho, a sua visão. A disciplina é organizar o que vai ser feito a cada dia, semana, mês, semestre e ano para ajudar você a chegar lá. Para ir de onde você está para onde você quer chegar.”

Veja também:

Gestão do tempo e produtividade: 6 dicas pra fazer mais.

Produtividade: 5 mulheres empreendedoras dão dicas top.

Boa produtividade é realizar o essencial e eliminar o resto.

4 – Trololó de Mulher >>> Medos e receios podem ser um alerta de que é preciso saber dar uma pausa, se reorganizar e, a partir daí, seguir em frente?

Exato. Medo é um convite para pausa, não para parar o que você está fazendo. O mais importante nos momentos de medo é questionar se são medos lógicos ou ilógicos. Pela minha experiência, 95% desses medos são ilógicos porque são baseados na nossa mentalidade que pode estar contaminada de percepções limitantes que eu chamo de “Regras.”

5 – Trololó de Mulher >>> Como lidar com a ansiedade e pressa de ver as coisas acontecerem?

Primeiramente é importante esclarecer que ansiedade é o medo intensificado. Como sabemos, esses monstrinhos podem ser lógicos ou ilógicos. Medo geralmente é uma evidência falsa que parece real. Nossa mente é configurada para trazer esses monstrinhos à tona. O segredo aqui é olhar para esses monstrinhos e pensar uma estratégia para cada um: Ok, qual é meu plano B para essa situação? Se isso realmente acontecer, o que eu vou fazer? Quando você faz isso, a ansiedade logo vai embora! Em inglês nós temos um ditado: Hope for the Best, prepare for the Worst, que significa: Espere pelo melhor, mas prepare se para o pior.”

6 – Trololó de Mulher >>> A necessidade de realizar mudanças necessárias em estratégias e rotas não é razão para desistir, certo?

Certíssimo!  Quem busca Sucesso precisa ter uma mentalidade flexível, entender que liderar um negócio não é um processo linear. É algo muito dinâmico. E é preciso estar atenta quando uma mudança de rota pode significar chegar a um próximo nível ainda melhor do que o que planejamos originalmente. Eu costumo dizer, quando uma coisa não está funcionando, não está saindo do jeito que queremos, que é melhor fazer uma pausa, dar uma caminhada, reconectar com nosso propósito e criar a intenção de encontrar o caminho que nos permitirá cumprí-lo.

EMPREENDEDORISMO FEMININO-SIMONE MITJANS[3]

Como uma mulher empreendedora, ou fortemente orientada a tornar-se uma, você sente que precisa alinhar algumas questões para seguir em frente com sua paixão? Uma mentora de sucesso pode mesmo ser um divisor de águas nessa sua trajetória, de maneira que você se sinta bem orientada e mantenha a sua motivação viva. Se você deseja uma companhia nesse sentido na sua jornada, assim como um atleta precisa de um treinador em quem possa confiar, pode contar com a Simone Mitjans como o suporte que você precisa. É para as mulheres de sucesso que a Simone direciona toda a sua energia e conhecimentos, e você pode entender como esse trabalho é realizado visitando o seu site. Além do mais, curta a fanpage da Simone no Facebook e fique por dentro de tudo o que pode facilitar para a energia do sucesso chegar até você. Se joga!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *