Início » Empreendedorismo Feminino » Gestão do tempo e produtividade: 6 dicas pra fazer mais.

Gestão do tempo e produtividade: 6 dicas pra fazer mais.

O dia tem apenas 24 horas, mas lá no fundinho, quem nunca lamentou que ele não tivesse mais? Duro é quando a gente percebe que há muito por fazer, e a quantidade de horas parece ainda ser menor. Para quem trabalha por conta própria, a ideia de que fazer os próprios horários é luxo, glória e poder logo cai por terra se não houver uma gestão do tempo eficiente. Como preservar o equilíbrio no dia a dia entre vida pessoal e trabalho, garantindo, ainda assim, a produtividade? O pulo do gato, bonita, está em conciliar tempo e produtividade, de modo a identificar o que rouba o primeiro, e prejudica o segundo.

O que rouba o seu tempo?

Você sabe, o Trololó de Mulher tornou-se o meu trabalho há algum tempo, e eu faço isso de casa. Além do mais, sou mãe e casada. Isso quer dizer que preciso equilibrar elementos da minha vida que são bastante caros pra mim, e para não supervalorizar um aspecto da vida, em detrimento de outros, preciso encontrar o ponto ideal de investimento de energia e dedicação em cada uma dessas áreas: cuidar de mim, do meu filho, casamento, trabalho, casa, vida social, etc. Aposto que isso funciona mais ou menos assim com você, não é? Dá aqui um abraço… estamos juntas. Este post é para compartilhar contigo um pouco mais da minha experiência pessoal com a gestão do tempo para aumentar minha produtividade.

Veja também:

O que é empreendedorismo criativo?

Se seu tempo anda bastante escasso, talvez você não esteja usando suas horas disponíveis para produzir no trabalho da melhor forma. Identifique os ladrões do seu tempo e extermine esses problemas de uma vez por todas… isso pode fazer muita diferença. Confira:

TEMPO E PRODUTIVIDADE-GESTAO DO TEMPO-PRODUTIVIDADE-EMPREENDEDORISMO-EMPREENDEDORISMO FEMININO[2]

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

1 – Você gerencia seu tempo, mas esquece de direcionar bem a sua energia.

Estamos falando de gestão do tempo, mas quero chamar sua atenção para o fato de que estar atenta sobre onde sua energia é gasta faz toda a diferença. Do que adianta conseguir mais tempo de seu dia se, quando você consegue essa façanha, gasta ele todo em tarefas menos importantes? Gerencie sua energia! É preciso saber onde é mais importante trabalhar com afinco. Identifique aquela tarefa imprescindível para o seu negócio continuar vivo, de pé, e respirando tranquilamente.

Como fazer isso, na prática? Antes de efetivamente começar a trabalhar, trace quais os seus objetivos do dia. O que é mesmo fundamental? Eleja 3 tarefas principais, e o que restar, serão as tarefas secundárias. Eu trabalho diariamente com 3 deveres diários mais importantes, e 4 nem tanto assim, porque são as terefas que podem esperar. Já tive mais afazeres nessa lista diária de trabalho, e fiz o exercício de desapego para enxugar o meu dia. Experimente!

2- Você não trabalha quando está no seu melhor momento.

Identifique qual é o momento do dia que você é mais produtiva. Isso pode ter a ver com o seu momento de vida também. Antes de Artur nascer, sempre escrevi durante o dia. Quando ele era bebê e encerrou minha licença maternidade, meu melhor momento era à noite, quando ele dormia. Agora que ele está crescidinho, posso voltar a escrever durante o dia. Pra falar a verdade, eu gostaria de fazer isso de manhã cedo, porque sei que esse é, difinitivamente, o meu melhor momento. Mas meu mocinho acorda bem cedo, então hoje em dia o período em que posso dedicar-me 100% à escrita é no início da tarde, quando ele tira uma soneca. Quando é que você consegue produzir mais? É nesta parte do dia que você deve encaixar as atividades primordiais.

3 – Você empurra suas atividades com a barriga, enquanto deveria produzir.

Eu, tanto quanto você, amo dar uma espiadinha nas redes sociais. E ler blogs incríveis, com conteúdo mara? Quem não ama? A questão é: aceite que isso é um ladrão de tempo… você não vai fazer nada a respeito? Não se trata de banir esses pequenos prazeres da sua vida, mas definir quando você vai fazer isso. Que tal… depois de cumprir suas tarefas principais? Aí, sim, você pode se dar esse presente. Mas limite o tempo! Foco é tudo… e salva!

Além do mais, se você vai passar menos tempo em redes sociais, proponho que isso seja feito com qualidade. Sendo assim, preste atenção em como você usa seu tempo por lá, e selecione o que de fato acrescenta algo de bom no seu dia a dia. Quais pessoas vale à pena seguir? Quais páginas te apresentam conteúdo que te divertem, te informam, te jogam pra cima e te fazem ser mais feliz. Se agarre nesse povo!

4 – Você não está descansando, efetivamente.

Daí que sua jornada encerra e… lá está você no computador, no tablet ou no celular. Se você planeja descansar, e passou todo o seu tempo dedicada ao trabalho e agarrada a um computador, desconecte. Vai brincar com seu filho no parquinho? Não se apegue ao celular. Vai sair com a família para comer? Pra que se conectar à mesa? Vai ficar com a família à noite, e jogar conversa fora? Desligue um pouco a TV! Desplugue dos eletrônicos e viva! A vida acontece no modo off line e, perceba, isso de fato favorece o descanso do seu corpo e mente. Não tenha dúvidas, bonita, sua produtividade estará afiada no dia seguinte. A vida e o trabalho fluem mais leves e gostosos no dia a dia. Experimente!

5 – Você é escrava da leitura de e-mails.

Sim, um dia também fui. Sabe como era? Todas as abas de e-mails ficavam abertas e, tão logo chegava um, eu já corria para ver do que se tratava. Calma! Não criemos pânico… tem certeza que você PRECISA responder um e-mail a cada vez que ele bate em sua caixa de entrada? Estabeleça um momento do dia (dois, talvez?) para processá-los, faça isso, e feche tudo. Esqueça os e-mails. Volte neles quando for novamente o momento. E pronto!

Se for muito difícil fazer isso, você pode olhar seus e-mails, processá-los e… passar a próxima hora ou 45 minutos com tudo fechado, focada no que de fato importa. Somente após esse período você volta a dar uma espiadinha neles. Fica a dica… mas ainda prefiro meu método, viu? Aquele primeiro: simples e eficaz. Fica a dica.

6 – Você tem o complexo da mulher maravilha.

Bate aqui, bonita… também já cultivei cá comigo esse complexo. Como acontece? A gente quer produzir (no meu caso, escrever – pense nesse ponto sobre o que é a espinha dorsal do seu negócio/trabalho) enquanto inúmeras abas estão abertas: e-mails, redes sociais, site de vídeos; e o celular alerta desesperado e urgente com notificações de mensagens ativadas, etc. Sério… você acha mesmo que consegue produzir de maneira satisfatória assim? Aceite: você não é a mulher maravilha, dotada de super poderes. Cumpra uma tarefa por vez, e foque nela! Sua produtividade vai melhorar consideravelmente. Faça o teste.

Como usar essas dicas?

Meu negócio é escrever. Qual o seu? Pense na sua realidade e customize as dicas para o seu dia a dia. Se você é líder de equipe na sua empresa, ou trabalha sozinha, se faz isso de casa ou num local dedicado a isso, se faz parte de um time presencial ou à distância… enfim: pense na sua vida, em como anda sua situação e aplique as dicas que se adequem ao que você precia e te ajudem a atingir seus objetivos. Espero que você colha ótimos resultados e, oh: me conta depois como foi?

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *