Início » Corpo » Saúde » Informação salva…até das aftas! Entenda tudo.

Informação salva…até das aftas! Entenda tudo.

Se você sempre quis saber o porquê desse incômodo chato e recorrente que são as aftas, este post foi pensado para ser simples e direto, sem complicações. Essas danadinhas que chateiam tanto podem ser inocentes, e não precisam de muito para sumirem, nem mesmo uns remedinhos desnecessários que a gente jura que ajuda, mas na verdade só atrapalham. Por outro lado, é preciso ficar de olho em outras maiores, porque a causa, ao contrário do que poderíamos imaginar, nem fica na região da boca…

Nossa querida consultora, a Dra. Ana Paula Pasqualin Tokunaga, que é Cirurgiã-Dentista, de Curitiba, deu todas as orientações necessárias para que, ao final desse post, você entenda a importância da saúde de sua boca e comprove: seu dentista salva! Vem comigo e entenda tudo, agora!

SAUDE-SAUDE BUCAL-SAUDE DA BOCA-AFTAS

Imagem: Agathe’ via Foter.com / CC BY-NC-ND

O que são aftas e por que surgem em nossas bocas?

“São pequenas feridas que de vez em quando aparecem na boca da gente. As causas podem ser várias: consumo de alimentos ácidos (frutas cítricas, refrigerantes), baixa imunidade, predisposição genética, anormalidades sanguíneas, influências hormonais, agentes infecciosos, alterações nutricionais, estresse e, o mais comum, trauma (pequenos ferimentos causados durante a escovação dos dentes ou aqueles que surgem em quem usa aparelho ortodôntico, por exemplo).”

O tamanho da dor…

“Existem 2 grupos principais de aftas, as menores e as maiores, sendo a mais comum dentre as menores a afta vulgar, geralmente pequena e única. A afta vulgarfaz parte do grupo das ulcerações aftosas recorrentes, que são aquelas que aparecem de vez em quando, duram de 7 a 10 dias e não deixam cicatrizes. Já as aftas maiores são grandes, podem durar mais de 1 mês para melhorar e que deixam cicatrizes. Nesse caso, é essencial procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.”

O tratamento…

“Aftas vulgares costumam cicatrizar até espontaneamente, sem necessidade de intervenção. O que costuma atrapalhar bastante é o uso de certos medicamentos à base de bicarbonato de sódio (ou o próprio), que não aceleram o processo de cicatrização e ainda causam muita dor, desnecessariamente. É aquela crença de que “o que arde cura”…

O tratamento das aftas vulgares consiste no alívo dos sintomas, até porque elas se resolvem rápido e as causas podem ser muitas. Existem pomadas que protegem o local da afta e diminuem a dor. Já no caso das aftas maiores, o tratamento costuma ser também sistêmico, geralmente na forma de bochechos.”

O Contra-Ataque…

“Evitar o que as causa, e repito: as causas podem ser várias. Se as aftas aparecem recorrentemente e você não consegue identificar o motivo, o ideal é procurar um dentista e um médico pra fazer exames mais detalhados, talvez a causa não seja local, mas sistêmica (algum problema de saúde geral).”

 

ANA PAULA PASQUALIN TOKUNAGA-ANA TOKUS-CIRURGIA DENTISTA-CURITIBA-PR

 

Mais consultorias da Dra. Ana Paula:

O que você não sabia sobre saúde bucal x corporal.

Placa bacteriana: como removê-la?

Dentes bonitos e saudáveis: o que fazer e evitar.

 

A Dra. Ana é a autora do blog Medo de Dentista e, como o nome sugere, esse medo é o que move o blog, no sentido de desconstruí-lo. O blog é repleto de informação útil e necessária, mas tudo feito de forma simples e direta, para leigas como nós que querem vencer o medo através da informação. Quer ver só que interessante o conteúdo desse blog? Se joga e clica aqui, bonita! Além do mais, não deixe de acompanhar a Dra. Ana Tokus e todo o seu conteúdo relevante no Facebook. Clique aqui, curta e fique por dentro!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *