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Produtividade: 5 mulheres empreendedoras dão dicas top.

Ser produtiva, especialmente se somos empreendedoras e não temos quem nos cobre por resultados, passa necessariamente por ter foco. Dicas de produtividade, especialmente dadas por quem já aprendeu a manter-se focada no dia a dia e consegue inovar em seu negócio, é daqueles conteúdos imperdíveis, não é? Pois foi justamente para reunir as melhores estratégias para se manter produtiva, mesmo com todas as demandas diárias, que eu procurei mulheres empreendedoras que tocam o seu trabalho colhendo excelentes resultados.

Em geral, quem empreende escolhe algo para trabalhar diariamente com o que gosta e dá sentido a sua vida. Isso por si só é um ingrediente dos melhores para encarar sua atividade profissional como o trabalho dos sonhos. Entretanto, é preciso ser produtiva e inventiva, cumprir obrigações e prazos, encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia. Produtividade e gestão do tempo sem correria e estresse é o que garante qualidade de vida e traz a sensação gostosa de se trabalhar com prazer. Se a procrastinação, falta de foco e desorganização, por outro lado, fazem parte do dia a dia da mulher empreendedora, certamente o que era pra ser sonho vira pesadelo, e a qualidade de vida vai por água abaixo.

Perguntei a mulheres que atuam em áreas diferentes como blogosfera, design, consultoria para crafters e organização: qual sua dica pra manter o foco e manter-se produtiva? As respostas incluem estratégias diferentes, desde mudança de comportamento em alguns aspectos até o uso de materiais específicos para produzir mais e melhor. Cada uma delas tem seus segredos pessoais e isso está alinhado com características bem próprias de cada uma, mas certamente você poderá aproveitar muitas destas dicas na sua rotina. Que ver o resultado disso tudo? Confira logo a seguir.

EMPREENDEDORISMO-EMPREENDEDORISMO FEMININO-PRODUTIVIDADE-GESTAO DO TEMPO

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

ROTINA COM FOCO EM UMA COISA POR VEZ: TRABALHO DOMÉSTICO X TRABALHO PROFISSIONAL.

Eu acho que ter uma rotina é muito importante para conseguir se organizar e produzir mais. Embora eu trabalhe em casa, tenho uma rotina que me ajuda muito. Separo as coisas do trabalho e as da casa. Tiro um tempo diário para fazer o serviço doméstico (sim sou eu quem faz tudo com ajuda do marido), e as coisas do trabalho eu divido sempre da mesma forma: de manhã respondo e-mails mais urgentes, de tarde, produzo conteúdo e alimento as redes sociais, dois dias por semana gravamos vídeos e de noite é um período mais light. Assim consigo produzir o necessário”…

SAIBA O QUE PRIORIZAR. PRESTE ATENÇÃO AO IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA PRODUTIVIDADE.

“… Mas é importante ter disciplina. Muitas vezes preciso entregar textos para aprovação de clientes, ou mesmo produzir um post para o blog, e se neste momento eu ficar nas redes sociais acabo perdendo o foco. Então eu me desconecto de todas as redes, até do meu e-mail, para não dispersar.”

Tati Romano é a moça bonita e futura mamãe que comanda o blog PANELATERAPIA, um espaço virtual de receitas que virou referência na sua área, com mais de 1Milhão de fãs somente no Facebook.

MANTENHA UMA ROTINA MATINAL.

Para quem tá começando a empreender isso pode parecer uma chatice, porque a falta de rotina é a menina dos olhos quando nos vemos livres do crachá e da carga horário de 40 horas, mas com o tempo percebi que ter uma rotina matinal, mesmo que não siga os mesmos horários todos os dias, funciona para me colocar em um estado de produtividade logo pela manhã. Quando comecei a organizar a minha manhã, tomar café sentada à mesa com a família, depois fazer atividade física, tomar banho e então sentar para trabalhar, notei que começo o dia já com ânimo. Não tenho mais aquela meia hora de preguiça antes de começar qualquer coisa, sabe?”…

LISTE SUAS ATIVIDADES.

A outra dica é fazer listas de atividades. Faço listas para tudo, para que meu tempo seja investido da melhor maneira possível. Até para ir à feira, vou com lista, para não perder tempo olhando tudo. Já vou sabendo exatamente o que levar. A mesma coisa para o trabalho. No fim da tarde anterior anoto tudo o que ficou para o dia seguinte, e listo tudo por ordem de urgência e depois de importância. Assim, quando começo a trabalhar, sei exatamente onde focar minha energia.”

Thiara Ney é mãe de uma menina linda e uma empreendedora pra lá de criativa, envolvida em dois lindos projetos: o Estúdio Tuty – com papelaria personalizada para festas, realizando a entrega de kits digitais ou impressos, e muita felicidade; e ainda a Tuty Para Profissionais – um espaço com conteúdo relevante e descomplicado (do qual sou leitora e seguidora) dedicado a quem tem um negócio do coração, e que oferece a criação de identidade visual para essas empresas.

PARA SER MAIS PRODUTIVA, ASSUMA SEU TRABALHO.

Dei uma palestra na Univerdade do Artesanato, que é o Conartes do Brasil. Foi uma semana de divulgação e um resultado muito positivo. Fiquei surpresa quando as pessoas entraram em contato para dizer `você tem razão, preciso de maturidade para assumir o meu trabalho com o artesanto (ou com o que seja que eu ame )`. Muitas não têm essa maturidade, têm vergonha de trabalhar tanto e ganhar pouco. Têm medo do que os outros vão pensar. A minha dica é que tenha maturidade para ser sua maior motivação, e para assumir o seu papel perante a sociedade, amigos e principalmente familiares. Quando amadureci e assumi o meu trabalho, passei a cumprir horários e seguir regras diárias. Mesmo trabalhando de casa eu não trabalho quando sobra tempo ou quando bate vontade. Me organizei para efetivamente trabalhar.”

Jê souza Pereira ganhou larga popularidade atuando como professora virtual de costuras, indo além de ensinar a arte do uso da agulha e tecido. Essa nordestina arretada inspira e orienta as “ARTEIRAS DA JÊ” sobre como fazer do hobby um negócio e ganhar dinheiro com isso. Jê atua em seu projeto, a Dreams Factory, com vídeos em seu canal no Youtube e com vários posts diários na fanpage do Facebook.

CONHEÇA A SI MESMO E ESQUEÇA REGRAS, QUANDO FOR PRECISO.

O que mais ou menos funciona pra mim é ter 2 listas que atualizo de tempos em tempos: uma com o a fazer de curto prazo, com a data do evento (se houver uma data) ou uma data máxima para resolver/fazer; e outra com objetivos de médio/longo prazo, com data máxima. Não é perfeito, vivo refazendo, estouro prazos, enfim. Mas me dá algum foco. É mais para isso mesmo. De certa forma, eu gosto de um pouco de caos e liberdade. Viver em função de listas acho que diminui (minha) criatividade.”

Rosana Silva é especialista em Design de Interiores e comanda o blog SIMPLES DECORAÇÃO, de relevância incontestável na blogosfera de casa&decor. Com mais de 50.000 seguidores no Facebook, Rô (como eu a chamo) produz e divulga diariamente conteúdo imperdível para quem tem interesse no assunto.

USE FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO A SEU FAVOR.

“[1] Tenha uma agenda: essa é a dica primordial para qualquer pessoa que queira se organizar e ser mais produtiva. Você pode optar por uma física ou virtual, vai depender da sua personalidade, mas tenha uma sempre. Ela serve para anotar os compromissos e nāo esquecê-los. [2] Anote o que precisa ser feito, ou seja, tenha um gerenciador de tarefas. Tudo que precisa ser realizado ou comprado, precisa ser anotado. Nāo confie na sua cabeça, na verdade pessoas produtivas usam a cabeça para criar, ao invés de guardar informações ou listas. O gerenciador é o local para anotar, você pode usar a agenda, um caderno, um aplicativo, um mapa mental, etc. [3] Faça um calendário e planeje sua semana, ele é importante para se ter uma visāo macro do que será sua semana. Isso permitirá que tenha mais foco em suas atividades. Planejamento é a arma fundamental para a produtividade.”

TENHA FOCO EM SUAS AÇÕES E NA ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE: COLOQUE ENERGIA NO QUE IMPORTA.

“[1] Escolha de 2 a 4 momentos do dia para checar e-mails. Se nāo for o momento destinado a ler e-mail feche-o e realize suas atividades. Você verá como essa açāo lhe renderá muito mais. Use e-mail a seu favor, nāo faça dele um inimigo. [2] Organize seu ambiente. Em um local desorganizado as chances de nāo encontrar as coisas ou demorar demais a encontrá-las é muito grande, com isso você perde tempo e, consequentemente, produtividade.”

Kalinka Carvalho é uma paulista bonita de viver e expert em organização pessoal e profissional. A moça, graduada em Publicidade e Propaganda, e especialista em Marketing, produz conteúdo em seu site pra quem quer se organizar, e assim viver melhor. Kalinka também presta consultorias na área de organização, além de marketing e eventos. Quem curte e acompanha sua fanpage no Facebook fica por dentro de tudo!

Veja também:

Home office simples: menos coisas, mais produtividade.

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5 comentários sobre “Produtividade: 5 mulheres empreendedoras dão dicas top.”

  1. Adriana Galvão comentou:

    Perfeita matéria, Lidi! Beijokas

  2. Dri Minhoto comentou:

    Lidi, amei essa matéria! Realmente quando a gente trabalha de casa, precisa manter o foco redobrado em tudo! Pq nossa mente dispersa muito rápido!
    Esse tema é mará! Pode continuar abordando! rs…
    Bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Pode apostar que vou continuar abordando temas como empreendedorismo feminino e produtividade, Dri.
      Estou amando pensar nessas pautas por não é útil apenas para as leitora, néam… #aloka blogando em causa própria… rsrsrsrs…
      Beijos,
      Lidi

  3. Carina comentou:

    Lidi, amei o post! Estava precisando dessas dicas para me motivar a focar nos meus projetos.
    Você pra mim também é um modelo de organização e dedicação, espero um dia conseguir fazer um pouquinho do que faz! 🙂 Bjs

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Carina, sigo sempre aprendendo, e experimentando novas formas de gestão do tempo. Isso é importante: testar. Cada uma de nós tem um ritmo diferente e, na verdade, o que parece perfeito para uma, pode não ser pra outra, e tudo bem. Hoje mesmo é um dia novo pra mim, porque estou vendo uma nova forma de organização das tarefas. Pra variar, tudo em função de Artur… rsrsrsrs… então, vá experimentando as sugestões que você encontrar, e se ajuste com Débora. Ás vezes acontece de um jeito de organizar o dia funcionar por um bom tempo, depois deixa de ser legal. Vai sentindo e adaptando, sendo flexível e respeitando tua individualidade. No final tudo dá certo. =)

      Beijos!

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