Início » Adriana Minhoto » Serviço doméstico na Finlândia: quem cuida disso?

Serviço doméstico na Finlândia: quem cuida disso?

Se você trabalha fora e pensou que é a empregada doméstica, esqueça isso. Se você conta com diaristas e acha que as finlandesas têm um ritmo de vida parecido, também errou. Se é você, apenas você, quem tem essa responsabilidade em casa e o marido passa longe dessas atividades, adianto que lá é bem diferente, viu? Ou seja, serviço doméstico na Finlândia é encarado de uma forma bem diferente como acontece na realidade da classe média brasileira, porque pagar por essa mão de obra é para poucos. Colocar a mão na massa, e nos produtos de limpeza, é o que há de mais comum por lá, e sem mimimi. Vamos entender essa realidade? A Adriana Minhoto desvenda isso pra gente este mês. Confira!

FINLANDIA-SERVICO DOMESTICO[4]

Via wakalani / Foter / CC BY-NC-SA

Quando a gente vai morar fora do Brasil, seja por qual motivo for e o dinheiro é curto, logo pensamos em trabalhar em emprego, digamos, menos glamourosos, como em lanchonetes, lojas ou em casas de família. Pois bem, quando cheguei aqui na Finlândia, eu tinha essa ideia… Até me dar conta que para qualquer desses empregos é necessário falar ao menos a língua mãe, que no caso daqui é o finlandês. Rs… Ok, fui aprender finlandês e confesso que nós não nos demos muito bem! Mas mais do que a língua, aprendi que aqui nestas terras frias a mão de obra considerada mais simples, é cara.

Por exemplo, os que recebem os salários mais baixos são as pessoas que cuidam da limpeza. Aqui, em regra, não existem domésticas e sim empresas especializadas em limpeza. Um trabalhador desse setor não recebe menos de 8 euros por hora trabalhada. Isso significa que em um dia com, digamos 6h, o trabalhador recebe 40 euros. (A Lei finlandesa* estipula em média 37,5 horas de trabalho por semana). Então, uma pessoa que trabalha com limpeza não ganha menos de 1.200,00 euros por mês, sem descontar os impostos. Muito? Não se você considerar que Helsinki é uma das capitais mais caras do mundo (dá para equiparar com o custo de vida de São Paulo). A diferença é que aqui não se paga saúde e educação, que são custeadas pelo governo.

Você deve estar pensando: “então as finlandesas não tem diaristas para limpar suas casas?” Não! Simples: elas mesmas cuidam! Lavam, cozinham, limpam. Aqui na Finlândia, creche não é problema, então os filhos em geral passam o dia nas creches, e assim as mães que não trabalham fora têm tempo de arrumar a casa. Já as que trabalham fora de casa também, geralmente contam com a ajuda dos maridos para isso, já que aqui é um país com igualdade de gênero (Sim! Os pais passeiam com os filhos, colaboram com a limpeza da casa. É tudo igual).

Confesso que não acho que as casas finlandesas sejam tão limpas como as do Brasil. Na verdade, morando um tempo fora, vejo que nós, brasucas, temos uma certa “mania” por limpeza. Gostamos de tudo muito limpinho, arrumadinho e cheiroso. Aqui vejo que eles não ligam muito para isso, mas aí também vai de percepção de pessoa para pessoa.

5 curiosidades sobre as casa finlandesas:

* Na Finlândia é raro ter escorredor de pratos na pia. É costume ter em cima da pia um armário com grades para os utensílios domésticos serem colocados depois de lavados (isso é uma invenção finlandesa e eles têm muito orgulho disso!)

FINLANDIA-SERVICO DOMESTICO[2]

* Quando se entra em uma casa finlandesa, é normal tirar os sapatos. Toda moradia tem um espaço para os calçados e casacos serem deixados bem na entrada, ao lado da porta. No inverno, você chega cheio de neve da rua e não vai querer molhar a casa com a neve que derrete de seus sapatos!

* Outra curiosidade é que toda torneira tem água quente. Aqui na Finlândia a água vem quente do cano, por conta do sistema de aquecimento distrital, assim o calor é transferido para a água que circula através de uma rede de canos para os radiadores instalados nas casas, e logicamente para nossas torneiras e chuveiro! Muito melhor pra lavar a louça, principalmente no inverno!

FINLANDIA-SERVICO DOMESTICO

 

* O fogão, em grande parte, é elétrico ou por indução. Em um ano que estou aqui, eu nunca vi um fogão com fogo de verdade. No começo eu apanhava muito do meu querido fogão, mas hoje já nos damos bem!

 

* Sabe aquele lixinho de pia que nós usamos aí no Brasil? Aqui ele não existe! O lixo fica em um armário, embaixo da pia. Assim, para jogar qualquer coisa, é só abrir o armário!

FINLANDIA-SERVICO DOMESTICO[3]

*Dados retirados do site Tilastokekus

ADRIANA MINHOTO

Entenda como tudo começou:

As voltas que a vida dá nos leva a lugares inimagináveis!

 

Mais sobre a Finlândia, por Adriana Minhoto:

 

Casa e decoração: o jeito de morar na Finlândia.

Mulheres brasileiras na Finlândia: histórias da vida real.

É julho… ops… é Verão na Finlândia!

 

Dri Minhoto, a moça bonita desgarrada em terras finlandesas, dá mais detalhes de seu dia dia no seu blog, Entre Vodka e Cachaça. Pra conhecer é só clicar aqui e se jogar! Ah! O Entre Vodka e Cachaça também tem página no Facebook, viu? Já curtiu? Eu já!

 

ASSINE!

Um comentário sobre “Serviço doméstico na Finlândia: quem cuida disso?”

  1. Rosana Bernardo da Silva comentou:

    A gente poderia pegar alguns costumes deles e trazer para cá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *