Início » Adriana Minhoto » Casa e decoração: o jeito de morar na Finlândia

Casa e decoração: o jeito de morar na Finlândia

Se tem uma coisa que chama minha atenção quando se trata de conhecer outros países é saber como os nativos vivem no dia a dia, isto é, como é o jeito de morar em países bem diferentes do nosso. Claro que eu não poderia perder a oportunidade de saber um pouco mais nesse sentido sobre a Finlândia, país que estamos conhecendo aos pouquinhos e nos pormenores através da experiência da Adriana Minhoto. Este mês a Dri está nos presenteando com mais detalhes sobre aquele país gelado, nos contando um pouco sobre o espaço privado. Vem comigo conhecer sobre o jeito de morar lá na Finlândia… vem!

Um fato que não se pode negar, é que os finlandeses são patriotas em relação ao que compram. Um finlandês sempre vai dar preferência a um alimento, a uma peça de roupa ou um móvel cuja origem seja daqui. Com a decoração de casa não tem como ser diferente. Apesar de existirem várias lojas com produtos de outros países, os finlandeses dão sempre preferência aos que têm a bandeira azul e branca. Neste quesito me vem a cabeça duas grandes lojas: a littala e a Marimekko.

Com mais de 50 anos de vida, a têxtil finlandesa Marimekko é referência no mundo do design. Seja com suas estampas florais (a mais famosa de todas) ou com listras, o fato é que toda casa possui um avental, um pano de pia, um pano de prato ou até uma cortina desta marca.

FINLANDIA-MARIMEKKO

Estampa Marimekko

FINLANDIA-MARIMEKKO-ALMOFADA

Almofada Marimekko

Imagens

Confesso que eu sou apaixonada por essa estampa floral da Marimekko, e meu sonho é comprar alguma coisa de lá!

Já a fábrica de vidro littala combina a multifuncionalidade com design e qualidade há mais de cem anos! É comum você ir a um jantar na casa de um finlandês e beber água em um copo da Iittala. Como saber? Simples, eles geralmente não retiram a etiqueta da marca e o design é único. Um de seus principais produtos é de criação de Alvar Aalto, o maior arquiteto finlandês e conhecido mundialmente.

FINLANDIA-ALVAR-AALTO

Google Imagens

A coleção com Taika também é muito famosa e fácil de encontrar em casas finlandesas.

FINLANDIA-TAIKA[2]

Imagem

FINLANDIA-TAIKA

Imagem

Os finlandeses gostam muito de móveis de madeira e a decoração das casas geralmente é simples, com poucos móveis e muito conforto, e sempre com alguma relação com a natureza. Talvez por ser considerada a terra dos mais de mil lagos, os finlandeses gostam muito de ter a presença de elementos naturais. No inverno as velas aparecem para dar um ar mais aconchegante e quebrar a escuridão lá de fora. As luzes são sempre bem vindas nesta época. Na primavera, as flores tomam conta das casas, dentro e fora. É comum ver vasos cheio de belas rosas, hortências, tulipas, margaridas e tantos outros tipos, trazendo graça e cor para as casas finlandesas.

Em geral, as casas finlandesas não possuem área de serviço e muito menos tanque para lavar a roupa! (ai que saudade do meu tanque… rs..). As roupas são todas lavadas na máquina que fica (pasmem!) no banheiro. Os banheiros aqui são grandes, pois sempre abrigam uma máquina! (fica a dica para quem mora em um lugar pequeno! Rs…). A cozinha não fica em um ambiente separado, como estamos acostumados no Brasil. Na Finlândia cozinha e sala se integram em um ambiente só.

FINLANDIA-CASA-DECORACAO

Ah, não posso esquecer de falar da tão famosa sauna. Toda casa finlandesa que se preze também dispõe de uma, em geral feita de madeira. Fazer sauna aqui é uma tradição antiga e que eles adoram. Qualquer motivo é motivo para ir sauna, seja no verão ou no inverno!”

 

FINLANDIA-CASA-DECORACAO-SAUNA

 

ADRIANA MINHOTO

 

Entenda como tudo começou:

As voltas que a vida dá nos leva a lugares inimagináveis!

 

Mais sobre a Finlândia, por Adriana Minhoto:

Mulheres brasileiras na Finlândia: histórias da vida real

É Julho… ops!… é Verão na Finlândia!

Compare: a diferença da Primaver no Brasil e na Finlândia

 

Dri Minhoto, a moça bonita desgarrada em terras finlandesas, dá mais detalhes de seu dia dia no seu blog, Entre Vodka e Cachaça. Pra conhecer é só clicar aqui e se jogar! Ah! O Entre Vodka e Cachaça também tem página no Facebook, viu? Já curtiu? Eu já!

 

ASSINE!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *