Início » Corpo » Bem-estar » Como desacelerar a vida e viver sem estresse?

Como desacelerar a vida e viver sem estresse?

Já faz um bom tempo tomei conhecimento de um movimento que iniciou na Europa e chamou bastante minha atenção: slow food. Uma característica de quem é adepta deste movimento, ou filosofia de vida como gosto de chamar, é a de comer comida que sai das panelas, com bons ingredientes, à mesa e sem pressa, dando-se o tempo necessário para mastigar e saborear a comida, rodeada pela família ou amigos. Enfim, comer bons alimentos, e com calma. Essa forma de encarar a hora da refeição faz oposição a ideia do fast food e tudo o mais que signifique esse estilo de vida moderno: corrido, padronizado, materialista e destituído de afetos.

Como não amar a proposta? Viver de maneira desacelerada é justamente um dos pilares de quem se propõe levar uma vida mais simples, e eu sou uma dessas pessoas. Buscar maneiras simples de tocar a vida vai além da redução de coisas materiais para controlar a bagunça, ou comprar apenas o necessário e, com isso, precisar de menos dinheiro. Esse propósito de vida tem muito mais a ver com ir mais devagar em todos os sentidos e, com isso, aproveitar a vida percebendo-a de verdade, saboreando pequenos prazeres. Em outras palavras, trata-se aqui de mudança de valores e prioridades.

Veja também:

Vida simples: menos é mais e a gente vive melhor…

Como pode-se notar, essa postura diante da vida pretende questionar e não sucumbir a tentação de viver “na correria”, como uma louca tentando resolver mil coisas ao mesmo tempo e agora. Essa correria insana se justifica pelo desejo de “ter” tanto mais possível, para manter o status social, em detrimento de possuir apenas o necessário e, com isso, precisar de menos dinheiro e menos tempo empregado para obtê-lo. Desacelerar nesse sentido é o que permite que tenhamos mais qualidade de vida, porque há mais espaço na rotina para outros aspectos: família, amigos, cozinhar nossa própria comida, lazer, cultura, descanso, etc.

COMPORTAMENTO-VIDA SIMPLES-ESTRESSE

Via Elitsa@Elyarch / Foter / CC BY-NC-ND

Ao contrário do que se possa imaginar, levar uma vida de maneira mais calma não significa fazer menos ou ter baixa produtividade. Na verdade, como tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo é algo evitado, realizar tarefas focado no que está fazendo proporciona justamente o contrário: produtividade com qualidade, porque há mais atenção aos detalhes e menos estresse. Na esfera da vida pessoal, isso significa mais presença com familiares e amigos, mais tempo para viver, e não apenas “sobreviver”. Enfim: vida simples e intensa, sem superficialidades.

Veja também:

Produtividade e gestão do tempo: chega de correria!

O que se vê hoje em dia, sabemos bem, é uma correria imensa atrás dos ponteiros do relógio. São muitos compromissos, projetos, metas… e as pessoas só param quando têm um ataque do coração ou sofrem um acidente de trânsito. Exagero? O fato é que a gente também sabe que muitos vivem ansiosos pelo futuro, e até esquecem de viver o presente, onde a vida de fato acontece. Cada um faz suas escolhas. Também estive nesse lugar, o de viver na “correria”, correndo atrás do desnecessário, até cair na real e ver que precisava viver o momento, porque isso é de fato VIDA. E para vivê-la, eu aprendi: fazer uma coisa de cada vez. Devagar e sempre a gente chega lá… aliás, aonde a gente vai chegar não importa muito, mas como conduzimos nossa jornada, sim.

ASSINE!

 

2 comentários sobre “Como desacelerar a vida e viver sem estresse?”

  1. Wladineia comentou:

    Lidi, tudo bem? seus textos estão cada vez melhor! pense na possiblidade de junta-los como edição de um livro.
    bjs
    Wlady

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Wladi!
      Tudo ótimo. =)
      Sua ideia me deixou honrada.
      Grata pela sua sugestão.
      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *