Início » Corpo » Saúde » O que é HPV, sintomas e tratamento.

O que é HPV, sintomas e tratamento.

A doença pode ser bastante silenciosa, no sentido de nem apresentar sintomas. Sua transmissão é bastante comum e, apesar de ser mais difícil que ocorra, ela pode, sim, evoluir para um câncer. Como não ficar atenta ao vírus que provoca o HPV? Pois é… parece que muitas mulheres não se tocaram disso, e o resultado é que estima-se um percentual de 60% de mulheres sendo infectadas nos próximos 5 anos! Vamos falar sobre esse assunto? Quem vai nos orientar de forma bastante simples e didática para que possamos entender bem, é a Dra. Lívia A. Vieira, Médica Ginecologista e Obstetra, de São José do Rio Preto-SP, nossa querida consultora. Nunca é demais lembrar: informação salva! Então vamos aprender tudo, tim tim por tim tim… vem!

“HPV é a sigla do vírus chamado papiloma vírus humano. Existem mais de 100 tipos do vírus e 40 deles infectam o trato genital. Sua transmissão basicamente se dá por contato sexual e é de extrema facilidade que ela ocorre. Estima-se que dentro de cinco anos do início da atividade sexual, 60% das mulheres contrairão a doença. Portanto, a prevenção ocorre através da camisinha feminina e masculina, e também com a vacinação.

A vacina atual aplicada pelo Ministério da Saúde é indicada para mulheres entre 9 e 26 anos de idade, o ideal é que seja administrada antes do início da atividade sexual. São feitas 3 doses, que conferem proteção contra 4 sorotipos mais frequentes, mas tem apresentado imunização cruzada contra outros sorotipos também. Aquelas mulheres já infectadas por um determinado sorotipo não terá sua eliminação, mas se protegerá contra os outros sorotipos. Não tem efeito colateral importante e pode ser administrada para toda população feminina, a menos que a mulher esteja grávida (não é recomendado). Lembrando que a vacinação não substitui os exames de rotina ginecológica, eles continuam sendo feitos normalmente.

O diagnóstico da infecção por HPV é feito através do exame ginecológico com a colheita do Papanicolaou, e também com Colposcopia, Vulvoscopia e Captura Híbrida (quando necessários).

SAUDE-SAUDE FEMININA-HPV-HPV SINTOMAS-HPV TRATAMENTO[2]

Imagem: gnlogic / Foter / CC BY

O quadro clínico varia de uma infecção assintomática (grande maioria), verrugas genitais, alterações citológicas do colo uterino (Papanicolaou alterado) e câncer de colo de útero invasor.

O vírus pode ser dividido em duas categorias: “alto risco” e “baixo risco”. Os que são de baixo risco estão associados ao Condiloma Acuminado, que são as verrugas genitais (lesões benignas). Já os de alto risco, causam lesões displásicas de baixo e alto grau no colo uterino, podendo evoluir para câncer invasor. Além disso, o HPV também pode causar: câncer de vulva, vagina, pênis e ânus.

A infecção por HPV é bastante comum, porém apenas uma pequena porcentagem vai resultar em câncer, e essa evolução geralmente leva muitos anos após a transmissão.

A maioria das mulheres infectadas com HPV nunca desenvolverá complicações graves da doença. Supõe-se que existam fatores adicionais que predispõem a esse fim: tabagismo, contraceptivos orais, parto, constituição genética, estado imunológico da pessoa infectada e infecção associada com outros patógenos genitais.

A gestante que infectada pelo vírus não transmite o mesmo durante a gestação e o parto normal só será contraindicado se houver lesões extensas acometendo o canal do parto (vagina e vulva).

Em relação ao tratamento, vai depender do tipo de lesão, se de alto ou baixo grau e sua extensão. Podendo ser apenas acompanhamento clínico com exames, cauterização química (ácidos), cauterização fria ou quente (nitrogênio ou cautério), ressecção mecânica com bisturi ou até mesmo retirada de útero e outros órgãos no caso de câncer de colo uterino invasivo.”

GINECOLOGIA-OBSTETRICIA-DRA LIVIA VIEIRA-SAO JOSE RIO PRETO-SP

Mais consultorias da Dra. Livia:

Hipertensão gestacional: entenda tudo de um jeito simples.

Dra. Lívia também atualiza uma página no Facebook constantemente, toda ela repleta de informação útil para saúde da mulher antes, durante e após a gestação. Eu, que não sou boba nem nada, já curti. Vem também? Clica aqui, curta e informe-se!

ASSINE!

Um comentário sobre “O que é HPV, sintomas e tratamento.”

  1. Cirlei comentou:

    Parabéns pelo artigo esclarecedor. Um abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *