Início » Corpo » Beleza » Saúde e beleza das unhas: verdades que você não sabia.

Saúde e beleza das unhas: verdades que você não sabia.

Para a saúde e beleza das unhas, quem diria, é preciso usar menons esmaltes. A alimentação também influencia bastante, claro, mas o enfraquecimento delas está intimamente ligado aos cuidados que as mulheres insistem em fazer semanalmente e que, na verdade, podem surtir o efeito contrário. Há que se tomar algumas precauções e fazer novas escolhas se o que você deseja é ter unhas fortes e saudáveis. De quebra, ela ainda ficam mais bonitas. Pode apostar!

Para tirar todas as nossa dúvidas, a Dra. Marcella Ledo, Médica Dermatologista de Jundiaí/SP, respondeu perguntas que fiz sobre os cuidados básicos e a respeito de nossas atividades no dia a dia, de modo a compreender em que medida nossas atitudes contribuem para a saúde geral de nossas unhas. Acompanha comigo… vem!

BELEZA-SAUDE-UNHAS[2]

Embora muitas de nós tenhamos a ideia fixa de que apenas a boa alimentação determina se nossas unhas serão saudáveis ou não, o uso exagerado de esmaltes e demais produtos tradicionais de manicure influenciam bastante nesse quadro. Segundo a Dra. Marcella, “o ato de pintá-las com frequência gera um ressecamento da lâmina, fazendo com que facilite sua quebra ou descamação. O uso constante de removedores de esmalte também promove esse ressecamento e o lixar da parte superior provoca um afinamento fazendo com a que a unha se quebre mais facilmente. Além disso, o uso de afastadores de cutícula empurrando a cutícula muito intensamente pode promover dano à matriz gerando um aspecto ondulado e até sinais brancos. O ideal é empurrar a cutícula ao invés de cortá-la e é importante ter delicadeza para evitar traumas nessa região”. Claro também está, de acordo com nossa consultora, que além dos cuidados externos, precisamos ficar atentas a nossa alimentação. Uma alimentação pobre em nutrientes provoca o surgimento de alterações e, para evitar isso, só mesmo equilibrando nosso prato diariamente. “A alimentação equilibrada com a presença de todos os nutrientes promove uma boa aparência não só das unhas mas também da pele, cabelos e do funcionamento de todo o organismo. Isso porque as unhas são compostas por elementos como queratina, enxofre, e elementos como selênio, magnésio, cálcio, ferro, zinco, sódio e cobre, dentre outros. Apesar de muitos acharem que o cálcio tem papel fundamental, ele compõe apenas 0,2% dos elementos da unha, portanto, não adianta passar cálcio ou exagerar no consumo. Dietas muito restritas deixam a desejar em elementos essenciais para a boa aparência e fortalecimento das unhas. Além disso, tais dietas podem alterar a coloração indicando a deficiência de algum elemento na alimentação”, explica a Marcella.

BELEZA-SAUDE-UNHAS[3]

… e te direi como são suas unhas. Pois é, o que fazemos e como fazemos diariamente, sobretudo nas terefas domésticas, impacta na beleza e saúde de nossas garras. “As mulheres, muitas vezes, são prejudicadas pelas atividades domésticas, pois o uso de produtos de limpeza promovem o ressecamento, mas também alergias nas mãos podendo afetar as unhas. A umidade constante nos trabalhos diários como o ato de trabalhar mexendo com água pode gerar inflamação da cutícula e infecções por fungos e bactérias gerando deformidades ungueais a longo prazo. Além disso, atividades como digitação e tocar piano podem danificar as pontas pelo trauma”, esclarece a Dermatologista. Mas nem tudo está perdido, e nem por isso a casa vai ficar “daquele jeito”, néam? Isso não justifica o acúmulo de sujeira, até porque, de acordo com Marcella, isso é resolvido adotando o hábito de usar luvas e realizar a hidratação frequente das mãos e unhas. Fica a dica.

BELEZA-SAUDE-UNHAS

Imagem: Ryan McGuire via Gratisography

Trololó de Mulher: Qual a melhor estratégia para melhorar o aspecto das unhas?

Independentemente da atividade profissional, ter uma boa alimentação com todos os nutrientes necessários e até suplementação vitamínica orientado por médico dermatologista conforme a necessidade. Além disso, utilizar luvas em atividades diárias e realizar hidratação diversas vezes ao dia do local. De preferência antes de fazer as unhas, ficar uns 2 ou 3 dias apenas hidratando e orientar à manicure para não lixar tão vigorosamente nem empurrar as cutículas intensamente para evitar os traumas à matriz. Além disso, se for utilizar esmaltes com cores fortes como vermelho ou laranja, aplicar 2 camadas de base para proteger as unhas de manchas. Para evitar que elas encravem, principalmente nos pés, realizar o corte de forma reta evitando cortar os cantos, pois quando eles crescem acabam entrando na pele gerando inflamação.”

TMulher: Quais produtos você recomenda para o bom cuidado das unhas?

Utilizar hidratante de cutículas e unhas. Caso tenha alergia à esmalte, usar esmaltes anti-alérgicos. Caso tenha alteração da coloração ou unha encravada, procurar sempre um médico dermatologista para diagnóstico preciso e tratamento adequado do local. Atenção com o uso de esmalte fortalecedores, pois muitos contém formol que promove um ressecamento ungueal, deixando as unhas mais endurecidas a curto prazo, mas que a longo prazo promove uma quebra mais frequente. Além disso, antes de qualquer suplementação vitamínica é necessário um investigação minuciosa das causas de alterações ungueais com posterior tratamento da causa exata do problema. E sempre para um bom funcionamento de todo o organismo buscar uma alimentação equilibrada e hidratação com o consumo de líquidos ao longo do dia.”

DRA MARCELLA LEDO-DERMATOLOGISTA-JUNDIAI-SP

Mais consultorias da Dra. Marcella:

Cuidados com a pele do pescoço: você não esqueceu, certo?

A Dra. Marcella Ledo dispõe de um site que está em construção e, logo logo, terá muitas novidades. Você pode acessá-lo clicando aqui. Além do mais, não perca suas dicas sobre pele, cabelos e unhas, todas sendo atualizadas e compartilhadas pela médica em sua página no Facebook, bem aqui. Eu, que não sou boba, já curti. Vem também?! Aproveite!

ASSINE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *